12/06/2020 - Equipe Marketing
Uma pessoa visualiza
em média a conta do WhatsApp de 70 a
150 vezes no dia. Os dados do Facebook, que comprou a plataforma em 2014, mostram
que são 42 bilhões de mensagens trocadas entre usuários todos os dias em mais
de 1 bilhão de grupos. No Brasil, já mais de 100 milhões de pessoas que usam o
whatsapp. Olhando para esses dados você acha que a plataforma pode ser um bom
negócio? O whatsApp já é uma oportunidade para impulsionar milhares de ideias de negócios.
Neste momento de pandemia a plataforma é uma aliada para lojistas e empresários
que já usam esse sistema e a partir de agora incrementam o faturamento. Quem
ainda não usa o WhatshApp para os negócios pode começar elaborando um
planejamento estratégico. Nessa postagem traremos um guia para descobrir como
começar, abordar um cliente pelo WhatsApp, organizar as informações para ficar
mais próximo do cliente em tempos de distanciamento social e também aprimora
estratégias daqueles que já usam esse recurso. Tenha uma boa leitura e aproveite
as nossas dicas!
A vice-diretora do NCD Regional Floripa, Andrea Ziliotto
comenta que usou o whatshApp durante todo o período da quarenta. “Eu usei a
ferramenta e foi extremamente funcional e eficiente. Os clientes com receio da
pandemia e que não queriam vir na loja faziam o pedido pela plataforma e depois
eu enviava um link do PAgSeguro para fazer o pagamento”.
Acesar o WhatsApp na tela de qualquer computador traz
agilidade para a rotina. Esse recurso facilita a administração das listas de
transmissões e grupos. Com o celular, você lerá o QR Code que no site https://web.whatsapp.com/ e conseguirá acessar a tela do aplicativo.
A estratégia é criar uma lista de transmissão que
possibilita enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. A lista é mais
efetiva na comparação com os grupos, mas para funcionar o cliente deve salvar o
contato da loja e da empresa e vice-versa. Dessa maneira você consegue atenção
do cliente que vai receber a mensagem. Os grupos podem ser uma dor de cabeça
quando não existe moderador, excesso de mensagens de bom dia e correntes.
Aposte na lista de transmissão que você vai criar selecionando todos os
contatos de clientes, escreva a mensagem e envie. Vamos direto ao ponto: não
use o número pessoal para realizar vendas pelo WhatsApp.
#cronograma de mensagens
Essa é a etapa para criar um funil de vendas. Na lista de
contatos estão os clientes potenciais que já conheciam a empresa e aqueles
nunca ouviram nada sobre o seu negócio. Nessa relação tem os clientes que
conhecem a empresa por indicação de amigos e já tem a intenção de comprar e
também os consumidores fiéis, que mantêm contato frequente e sempre fazem uma
nova compra. Isso tudo é para dizer que você não deve encaminhar a mesma
mensagem para todas as pessoas. Criar um cronograma e respeitar as particularidades
de cada cliente será uma abordagem efetiva e trará um acompanhamento do avanço
do consumidor no seu funil de vendas.
O engajamento surge com a possibilidade de usar o whatsApp
para criar conteúdo através de áudios, vídeos, textos e também divulgar os
perfis das suas redes sociais. No entanto, cuidado para não exagerar no número
de mensagens. O bom senso é sempre uma estratégia acertada. Uma única mensagem
por semana pode ser suficiente. Em outros casos é importante interagir com o
cliente com mais frequência. O envio de dicas relacionadas aos produtos que
você vende é uma poderosa ação de marketing de conteúdo. O comportamento do consumidor é essencial
para traçar sua estratégia. No whatsApp o vendedor convencional tem pouca
chance de dar bons resultados.
O público-alvo bastante conectado aumenta as
possibilidades de estratégia de vendas pelo WhatsApp. Comece divulgando o número de contato para
vendas no perfil das redes sociais. Use o Instagram e uma fanpage no
Facebook para divulgar fotos dos produtos, postar novidades, interagir
com a audiência, responder dúvidas e divulgar promoções. Aposte nas publicações
nas redes sociais que “capturem” o contato do cliente. Um exemplo prático é uma
postagem em que você pede para o cliente entrar em contato pelo WhatsApp 48
XXXX-XXXX e envie código #ncd20 para ganhar 20% de desconto na loja.
A estratégia da recompensa digital é baseada em oferecer
algo em troca do contato e início do relacionamento com o negócio. A ideia é criar um material
atrativo e condicionar o acesso do cliente ao registro do celular. Um exemplo é
criar páginas de captura como: E-book, artigos, dicas, infográficos, vídeo e disponibilizar
o download com o registro do número do telefone. A partir daí, você tem mais um
potencial cliente que receberá informações relevantes que estimulem o desejo de
compra.
Não ter medo de vender, mas saber fazer é a dica. Isso
significa vencer o receio de ser invasivo e criar uma carta de vendas em versão
resumida para os contatos. Faça uma série de mensagens para vender o produto e serviço.
As vendas pelo WhatsApp nem sempre são individuais. Acertar na mensagem,
adotando uma linguagem persuasiva, é o caminho para a campanha de vendas ser
bem recebida.
Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se
relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os
seres humanos. Quem aqui nunca comprou alguma peça de roupa e depois teve a
conclusão que na verdade nem estava precisando dela?
Através dos gatilhos, você é capaz de engajar as pessoas
no seu negócio e fechar vendas matando as objeções dos clientes. Listaremos 5
gatilhos para que você possa está utilizando nas suas vendas pelo WhatsApp:
a) Gatilho da Escassez e da Urgência
Exemplo: “Últimas unidades”, “corram que é só até o
próximo final de semana”, “É agora ou nunca”.
As pessoas tendem a comprar, pois elas não querem deixar
de ter uma condição que é limitada e finita e deixar que outras pessoas comprem
no lugar delas.
b) Gatilho da Prova Social
Nesse caso você pode mostrar o número de seguidores que
você possui, as pessoas usando o seu produto, depoimentos e avaliações de
clientes. Isso chama-se prova social, onde o cliente é convencido que o seu
produto realmente é bom, através da prova de sua audiência.
c) Gatilho da Garantia
SEMPRE, ofereça garantia sobre os seus produtos e
serviços. Já viram os vendedores de TV como oferecem os produtos “Satisfação
garantida ou seu dinheiro de volta.” , esse é um gatilho mental muito poderoso.
d) Gatilho da Novidade
Esse é muito utilizado nas vendas da Apple, por exemplo.
Criar listas divulgando lançamentos, novos produtos/serviços, novas
instalações, etc. Isso na cabeça do cliente funciona como se ele tivesse saindo
na frente dos demais.
e) Gatilho da Autoridade
Já viram aquela propaganda “Quem usa Tigre é autoridade
no assunto”? Esse é um gatilho bastante usado para que você se posicione como
autoridade do seu segmento, as pessoas tendem a associarem as marcas com a
autoridade que elas propõem no seu mercado. Atue como uma autoridade do nicho
em que você está inserido.
Dica do Procon de SC
O diretor do Procon
de Santa Catarina, Tiago Silva, conversou com a equipe de marketing do NCD
sobre as vendas pelo whatshApp e alertou sobre as promoções. “ Com essa
pandemia surgiram aproveitadores para fazerem promoção. No dia 09 de junho o Órgão
de Defesa do Consumidor retirou do ar um site de loja que não entregava roupas
a clientes e registra 279 reclamações
apenas nos últimos 30 dias. Com essa notícia Tiago quer alertar para dicas básicas
na compra por aplicativos:
- Verificar a idoneidade
da empresa
- Consultar CNPJ
- Fazer buscas nos
sites do Procon para verificar reclamações
- Preço muito abaixo
do mercado geralmente é fraude
O Programa de Proteção e
Defesa do Consumidor (Procon) de Santa Catarina
também sugere usar o cartão de crédito para o pagamento que possibilita
rastrear a compra. Tiago destaca ainda que nas vendas e compras por aplicativos
é aplicado o Código de Defesa do Consumidor.
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