Menu

Vendas pelo WhatsApp: uma boa oportunidade para você!

12/06/2020 - Equipe Marketing

Uma pessoa visualiza em média a conta do WhatsApp de 70 a 150 vezes no dia. Os dados do Facebook, que comprou a plataforma em 2014, mostram que são 42 bilhões de mensagens trocadas entre usuários todos os dias em mais de 1 bilhão de grupos. No Brasil, já mais de 100 milhões de pessoas que usam o whatsapp. Olhando para esses dados você acha que a plataforma pode ser um bom negócio? O whatsApp já é uma oportunidade para impulsionar milhares de ideias de negócios. Neste momento de pandemia a plataforma é uma aliada para lojistas e empresários que já usam esse sistema e a partir de agora incrementam o faturamento. Quem ainda não usa o WhatshApp para os negócios pode começar elaborando um planejamento estratégico. Nessa postagem traremos um guia para descobrir como começar, abordar um cliente pelo WhatsApp, organizar as informações para ficar mais próximo do cliente em tempos de distanciamento social e também aprimora estratégias daqueles que já usam esse recurso. Tenha uma boa leitura e aproveite as nossas dicas!




# utilize o WhatsApp Business

No Brasil, 68% da população prefere usar o whatsApp na comparação com os aplicativos para smartphones. O dado é da pesquisa MMA Mobile Report 2017.Essa porcentagem indica também que vale bater papo e conversar com clientes e fornecedores. A utilização do WhatsApp Business, versão do app voltada a empresas, é efetivo para negócios individuais e de menor porte. A principal funcionalidade é o uso do telefone fixo para registro do perfil comercial. Essa atualização facilita a percepção do cliente sobre a empresa, mas exige cuidado no preenchimento dos dados por ser um cartão de visitas. Com o WhatsApp Business você terá uma interface diferente e pode usar mensagens automáticas de resposta como “Olá! Como posso ajudar?”. Além disso, essa versão do app tem o recurso das métricas que informa números de mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas, dados importantes para a estratégia de vendas. Instale agora o WhatsApp Business clicando nesse tutorial:https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/como-instalar-o-whatsapp-business-no-iphone/84500




A vice-diretora do NCD Regional Floripa, Andrea Ziliotto comenta que usou o whatshApp durante todo o período da quarenta. “Eu usei a ferramenta e foi extremamente funcional e eficiente. Os clientes com receio da pandemia e que não queriam vir na loja faziam o pedido pela plataforma e depois eu enviava um link do PAgSeguro para fazer o pagamento”. 





# use o WhatsApp Web

Acesar o WhatsApp na tela de qualquer computador traz agilidade para a rotina. Esse recurso facilita a administração das listas de transmissões e grupos. Com o celular, você lerá o QR Code que no site https://web.whatsapp.com/ e conseguirá acessar a tela do aplicativo.





#organize os clientes

Uma efetiva venda pelo WhatsApp exige a organização de uma extensa lista de contatos com diferentes nomes e números. Já pensou achar um cliente sem um numero ou nome cadastrado de uma maneira sistemática? Uma boa ideia é renomear os contatos a partir do estágio de relacionamento e agrupar por ordem de frequência de vendas.




# listas de transmissão

A estratégia é criar uma lista de transmissão que possibilita enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. A lista é mais efetiva na comparação com os grupos, mas para funcionar o cliente deve salvar o contato da loja e da empresa e vice-versa. Dessa maneira você consegue atenção do cliente que vai receber a mensagem. Os grupos podem ser uma dor de cabeça quando não existe moderador, excesso de mensagens de bom dia e correntes. Aposte na lista de transmissão que você vai criar selecionando todos os contatos de clientes, escreva a mensagem e envie. Vamos direto ao ponto: não use o número pessoal para realizar vendas pelo WhatsApp.





#cronograma de mensagens

Essa é a etapa para criar um funil de vendas. Na lista de contatos estão os clientes potenciais que já conheciam a empresa e aqueles nunca ouviram nada sobre o seu negócio. Nessa relação tem os clientes que conhecem a empresa por indicação de amigos e já tem a intenção de comprar e também os consumidores fiéis, que mantêm contato frequente e sempre fazem uma nova compra. Isso tudo é para dizer que você não deve encaminhar a mesma mensagem para todas as pessoas. Criar um cronograma e respeitar as particularidades de cada cliente será uma abordagem efetiva e trará um acompanhamento do avanço do consumidor no seu funil de vendas




#ofereça conteúdo

O engajamento surge com a possibilidade de usar o whatsApp para criar conteúdo através de áudios, vídeos, textos e também divulgar os perfis das suas redes sociais. No entanto, cuidado para não exagerar no número de mensagens. O bom senso é sempre uma estratégia acertada. Uma única mensagem por semana pode ser suficiente. Em outros casos é importante interagir com o cliente com mais frequência. O envio de dicas relacionadas aos produtos que você vende é uma poderosa ação de marketing de conteúdo. O comportamento do consumidor é essencial para traçar sua estratégia. No whatsApp o vendedor convencional tem pouca chance de dar bons resultados.




#audiência via Instagram e Facebook

O público-alvo bastante conectado aumenta as possibilidades de estratégia de vendas pelo WhatsApp.  Comece divulgando o número de contato para vendas no perfil das redes sociais. Use o Instagram e uma fanpage no Facebook para divulgar fotos dos produtos, postar novidades, interagir com a audiência, responder dúvidas e divulgar promoções. Aposte nas publicações nas redes sociais que “capturem” o contato do cliente. Um exemplo prático é uma postagem em que você pede para o cliente entrar em contato pelo WhatsApp 48 XXXX-XXXX e envie código #ncd20 para ganhar 20% de desconto na loja. 



 

#recompensa digital

A estratégia da recompensa digital é baseada em oferecer algo em troca do contato e início do relacionamento com o negócio. A ideia é criar um material atrativo e condicionar o acesso do cliente ao registro do celular. Um exemplo é criar páginas de captura como: E-book, artigos, dicas, infográficos, vídeo e disponibilizar o download com o registro do número do telefone. A partir daí, você tem mais um potencial cliente que receberá informações relevantes que estimulem o desejo de compra.



#crie uma campanha de vendas

Não ter medo de vender, mas saber fazer é a dica. Isso significa vencer o receio de ser invasivo e criar uma carta de vendas em versão resumida para os contatos. Faça uma série de mensagens para vender o produto e serviço. As vendas pelo WhatsApp nem sempre são individuais. Acertar na mensagem, adotando uma linguagem persuasiva, é o caminho para a campanha de vendas ser bem recebida.




Dica do SEBRAE:


# Use e abuse dos gatilhos mentais

Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos. Quem aqui nunca comprou alguma peça de roupa e depois teve a conclusão que na verdade nem estava precisando dela?

 

Através dos gatilhos, você é capaz de engajar as pessoas no seu negócio e fechar vendas matando as objeções dos clientes. Listaremos 5 gatilhos para que você possa está utilizando nas suas vendas pelo WhatsApp:

a) Gatilho da Escassez e da Urgência 

Exemplo: “Últimas unidades”, “corram que é só até o próximo final de semana”, “É agora ou nunca”.

As pessoas tendem a comprar, pois elas não querem deixar de ter uma condição que é limitada e finita e deixar que outras pessoas comprem no lugar delas.

b) Gatilho da Prova Social

Nesse caso você pode mostrar o número de seguidores que você possui, as pessoas usando o seu produto, depoimentos e avaliações de clientes. Isso chama-se prova social, onde o cliente é convencido que o seu produto realmente é bom, através da prova de sua audiência.

c) Gatilho da Garantia

SEMPRE, ofereça garantia sobre os seus produtos e serviços. Já viram os vendedores de TV como oferecem os produtos “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.” , esse é um gatilho mental muito poderoso.

d) Gatilho da Novidade

Esse é muito utilizado nas vendas da Apple, por exemplo. Criar listas divulgando lançamentos, novos produtos/serviços, novas instalações, etc. Isso na cabeça do cliente funciona como se ele tivesse saindo na frente dos demais.

e) Gatilho da Autoridade

Já viram aquela propaganda “Quem usa Tigre é autoridade no assunto”? Esse é um gatilho bastante usado para que você se posicione como autoridade do seu segmento, as pessoas tendem a associarem as marcas com a autoridade que elas propõem no seu mercado. Atue como uma autoridade do nicho em que você está inserido.



Dica do Procon de SC

O diretor do Procon de Santa Catarina, Tiago Silva, conversou com a equipe de marketing do NCD sobre as vendas pelo whatshApp e alertou sobre as promoções. “ Com essa pandemia surgiram aproveitadores para fazerem promoção. No dia 09 de junho o Órgão de Defesa do Consumidor retirou do ar um site de loja que não entregava roupas a clientes e registra  279 reclamações apenas nos últimos 30 dias. Com essa notícia Tiago quer alertar para dicas básicas na compra por aplicativos:

- Verificar a idoneidade da empresa

- Consultar CNPJ

- Fazer buscas nos sites do Procon para verificar reclamações

- Preço muito abaixo do mercado geralmente é fraude

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Santa Catarina também sugere usar o cartão de crédito para o pagamento que possibilita rastrear a compra. Tiago destaca ainda que nas vendas e compras por aplicativos é aplicado o Código de Defesa do Consumidor. 




Comentários