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Vendas pelo WhatsApp: uma boa oportunidade para você!

12/06/2020 - Equipe Marketing

Uma pessoa visualiza em média a conta do WhatsApp de 70 a 150 vezes no dia. Os dados do Facebook, que comprou a plataforma em 2014, mostram que são 42 bilhões de mensagens trocadas entre usuários todos os dias em mais de 1 bilhão de grupos. No Brasil, já mais de 100 milhões de pessoas que usam o whatsapp. Olhando para esses dados você acha que a plataforma pode ser um bom negócio? O whatsApp já é uma oportunidade para impulsionar milhares de ideias de negócios. Neste momento de pandemia a plataforma é uma aliada para lojistas e empresários que já usam esse sistema e a partir de agora incrementam o faturamento. Quem ainda não usa o WhatshApp para os negócios pode começar elaborando um planejamento estratégico. Nessa postagem traremos um guia para descobrir como começar, abordar um cliente pelo WhatsApp, organizar as informações para ficar mais próximo do cliente em tempos de distanciamento social e também aprimora estratégias daqueles que já usam esse recurso. Tenha uma boa leitura e aproveite as nossas dicas!




# utilize o WhatsApp Business

No Brasil, 68% da população prefere usar o whatsApp na comparação com os aplicativos para smartphones. O dado é da pesquisa MMA Mobile Report 2017.Essa porcentagem indica também que vale bater papo e conversar com clientes e fornecedores. A utilização do WhatsApp Business, versão do app voltada a empresas, é efetivo para negócios individuais e de menor porte. A principal funcionalidade é o uso do telefone fixo para registro do perfil comercial. Essa atualização facilita a percepção do cliente sobre a empresa, mas exige cuidado no preenchimento dos dados por ser um cartão de visitas. Com o WhatsApp Business você terá uma interface diferente e pode usar mensagens automáticas de resposta como “Olá! Como posso ajudar?”. Além disso, essa versão do app tem o recurso das métricas que informa números de mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas, dados importantes para a estratégia de vendas. Instale agora o WhatsApp Business clicando nesse tutorial:https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/como-instalar-o-whatsapp-business-no-iphone/84500




A vice-diretora do NCD Regional Floripa, Andrea Ziliotto comenta que usou o whatshApp durante todo o período da quarenta. “Eu usei a ferramenta e foi extremamente funcional e eficiente. Os clientes com receio da pandemia e que não queriam vir na loja faziam o pedido pela plataforma e depois eu enviava um link do PAgSeguro para fazer o pagamento”. 





# use o WhatsApp Web

Acesar o WhatsApp na tela de qualquer computador traz agilidade para a rotina. Esse recurso facilita a administração das listas de transmissões e grupos. Com o celular, você lerá o QR Code que no site https://web.whatsapp.com/ e conseguirá acessar a tela do aplicativo.





#organize os clientes

Uma efetiva venda pelo WhatsApp exige a organização de uma extensa lista de contatos com diferentes nomes e números. Já pensou achar um cliente sem um numero ou nome cadastrado de uma maneira sistemática? Uma boa ideia é renomear os contatos a partir do estágio de relacionamento e agrupar por ordem de frequência de vendas.




# listas de transmissão

A estratégia é criar uma lista de transmissão que possibilita enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. A lista é mais efetiva na comparação com os grupos, mas para funcionar o cliente deve salvar o contato da loja e da empresa e vice-versa. Dessa maneira você consegue atenção do cliente que vai receber a mensagem. Os grupos podem ser uma dor de cabeça quando não existe moderador, excesso de mensagens de bom dia e correntes. Aposte na lista de transmissão que você vai criar selecionando todos os contatos de clientes, escreva a mensagem e envie. Vamos direto ao ponto: não use o número pessoal para realizar vendas pelo WhatsApp.





#cronograma de mensagens

Essa é a etapa para criar um funil de vendas. Na lista de contatos estão os clientes potenciais que já conheciam a empresa e aqueles nunca ouviram nada sobre o seu negócio. Nessa relação tem os clientes que conhecem a empresa por indicação de amigos e já tem a intenção de comprar e também os consumidores fiéis, que mantêm contato frequente e sempre fazem uma nova compra. Isso tudo é para dizer que você não deve encaminhar a mesma mensagem para todas as pessoas. Criar um cronograma e respeitar as particularidades de cada cliente será uma abordagem efetiva e trará um acompanhamento do avanço do consumidor no seu funil de vendas