26/06/2020 - Equipe Marketing
A rede social surgiu em 2010 criada pelo norte-americano
Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger. No início com a proposta de
compartilhamento de fotos de maneira intuitiva. Em uma década o Instagram tem
mais de 1 bilhão de perfis e já incorpora uma infinidade de serviços que vão
muito além de uma simples rede social. Hoje, por exemplo, 70% das marcas
estão ativas no Instagram e 8 em cada 10 usuários são seguidores de contas
corporativas. Uma média de 45%, quase metade de todos os usuários, confirmam
que já compraram produtos ou contrataram serviços por indicação de um perfil de
Instagram. Com base nesses dados as empresas são cada vez mais comuns na rede
social e encontram nessa plataforma as oportunidades de vendas sem a
necessidade de um ecommerce. Por isso, em 2020 e com a pandemia o Instagram é
atualmente uma importante vitrine e loja online. Nós reunimos uma série de
dicas para iniciantes e também um público avançado no uso da plataforma para
otimizar as vendas pelo Instagram. Boa leitura!
O Princípio:
O começo de tudo é contar que você usa o instagram para
vender, criar uma eficiente forma de pagamento, criar uma galeria de fotos de
produtos, interagir com os seguidores e apostar em parcerias para aumentar a
rede de relacionamento. O básico para vender pelo instagram é criar um
planejamento e cumprir etapas que incluem:
*Ter uma conta comercial;
*Publicar conteúdos que tragam engajamento e com visual
atraente;
*Definir as hashtags que trarão compradores para a sua
marca;
*Conquistar novos seguidores a partir do interesse nas
suas publicações;
* Usar o Instagram Shopping.
Perfil comercial
A possibilidade de usar um perfil comercial vai trazer
acesso às várias funções que vão contribuir para alavancar o relacionamento e
as vendas pelo Instagram. Essa etapa é importante para quem está criando o
perfil do zero e também para todos aqueles que já usam um perfil pessoal para
os anúncios. A conta comercial oferece recursos de análise de dados,
métrica, impulsionamento e possibilidade de link no Stories e também
otimizações simples para atrair seguidores e futuros clientes. Para criar a
conta comercial você deve vincular uma fanpage no Facebook a sua conta do
Instagram.
Você tem dúvidas sobre esta importante etapa? Clique
nesse tutorial e entenda em detalhes como criar a conta comercial: https://nerdweb.com.br/artigos/2019/03/como-fazer-perfil-comercial-instagram.html
Branding:
O conjunto de ações alinhadas ao posicionamento,
propósito e valores da marca também faz todo sentido para vender no Instagram.
Com o branding você consegue despertar sensações e criar conexões conscientes e
inconscientes para que o cliente escolha a sua marca na decisão de compra. Por
isso, quando publicar uma foto pare e pense: qual é o conceito que quero vender
pelo Instagram? A partir dessa resposta você conseguirá propor ao público um
estilo de vida que faz todo sentido com marca e isso definirá as próximas
etapas de criação da conta comercial.
BIO- biografia ou descrição:
É a sua carta de apresentação. Cuidado com as informações
que estarão na BIO porque o objetivo é descrever para o cliente o que você faz
e como o seu produto ou serviço fará diferença na vida dele. A descrição do
negócio deve dialogar com o público e destacar o diferencial da marca, o
segmento e link do site ou Whatsapp. Se você tem mais de um link para divulgar,
crie um único para adicionar no perfil do Instagram.
Dica extra: O aplicativo Linktr.ee permite incluir mais
links neste espaço como a página do Facebook ou canal no Youtube. Nas postagens
use a call-to-action (CTA) que indica as pessoas a clicarem na BIO. O famoso
“LINK NA BIO”.
Conteúdo relevante:
Você planejou um perfil baseado no branding e agora
chegou a hora de criar conteúdo relevante regularmente. A frequência é
importante porque a ausência de postagem faz as pessoas deixarem de acompanhar
a sua marca. Usar os aplicativos de postagens agendadas e a publicação de fotos
produzidas e visualmente agradáveis são poderosas ferramentas no Instagram. A
interação com os seguidores é um ponto importante para interagir com os
seguidores. E, para melhorar os resultados, não esqueça de interagir com seus
seguidores. O Instagram tem uma linguagem bastante específica que contribui
para aumentar o engajamento e a conversão. A informação verbal dirá muito sobre
a sua marca. A rede social permite até 2.200 caracteres em uma legenda. Use uma
linguagem menos formal, mas evite expressões “indiscretas” e gírias. Use uma
legenda simples e objetiva, descartando frases desnecessárias e excessivas. As
hashtags também colaboram para vender mais pelo Instagram. São palavras-chave
relacionadas ao assunto com o símbolo “#” e tem a função de marcadores de
conteúdo.
Aposte em conteúdo em Vídeo
Mostre os bastidores
Use enquetes
Compartilhe depoimentos
Faça lives
Crie um calendário editorial
Traga atualidades sobre o seu nicho
Divulgue dados sobre o negócio
Mostre a rotina
Dica: Clique aqui https://rockcontent.com/blog/conteudo-para-instagram/e descubra mais informações relevantes
sobre a produção de conteúdo.
Faça Stories:
O Stories possibilita colocar informações momentâneas que
duram 24 horas e essa é uma importante oportunidade para aproveitar e bolar
técnicas de divulgação e tráfego. Desde de 2017, você pode adicionar links nos
Stories e direcionar histórias para produto ou serviço.
Faça sorteio:
Essa estratégia aumenta o alcance na plataforma e atrair
o cliente. Um passo a passo simples inclui: colocar uma chamada no
stories, no feed coloque a foto original para curtir e marcar amigos e inclua
um texto com todas as informações sobre o sorteio, regras e prêmios.
O perfil terá um alcance e engajamento maior com essa técnica.
Aproveite para utilizar artes para divulgar produtos e começar a vender no
Instagram.
ATENÇÃO PARA ESSA INFORMAÇÃO: As promoções comerciais no Brasil são
reguladas por uma legislação do início da década de 70. É a lei nº 5.768/1971,
criada para regular os sorteios e distribuição gratuita de prêmios. Quando a
promoção tem o objetivo de divulgar uma marca ou um produto deverá ser
registrada na Caixa Econômica Federal ou na Suspep. Toda ação que envolva
sorteio online também está condicionado a essa autorização.
Coloque vídeos no IGTV
Essa ferramenta é similar ao YouTube e possibilita
incluir vídeos mais longos, com até uma hora de duração e que são permanentes e
não apagam após 24h como Stories. Vale publicar vídeos Institucionais, com o
passo a passo da fabricação de produtos e até dicas de manutenção.
Especificações no Feed
Tamanho da imagem
O tamanho ideal vai depender do formato de imagem
escolhida.
Quadrado:
• Resolução
mínima: 600 x 600 pixels
• Resolução
máxima: 1936 x 1936 pixels.
Paisagem:
• Resolução
mínima: 600 x 315 pixels
• Resolução
máxima: 1936 x 1936 pixels.
Vertical:
• Resolução
mínima 600 x 750 pixels
• Resolução
máxima 1936 x 1936 pixels.
Para garantir que seu anúncio no Instagram alcance a
aparência desejada, use a opção “cortar imagem”.
Tamanho do vídeo
• Tamanho
máximo: até 4 GB
• Duração
máxima: até 120 segundos.
Tamanho do texto
• Legenda
do anúncio: até 2.200 caracteres.
• Texto
da imagem: até 20% da área da imagem/foto usada.
Taxa de proporção
Assim como o tamanho da imagem, a taxa de proporção de
anúncios do Instagram também vai depender do formato:
• Quadrado
– 1:1
• Paisagem
– 1.91:1
• Vertical
– 4:5
Carrossel
O formato carrossel permite apresentar até 10 imagens ou
vídeos em um mesmo anúncio, cada um com seu próprio link.
URLs de site em legendas
O Instagram não recomenda o uso de URLs no texto do seu
anúncio, já que não serão clicáveis.
Especificações nos Stories
Todas as dimensões de fotos e vídeos do feed (de 1:91 a
4:5) agora são compatíveis.
Tipo de arquivo
• .mp4
ou .mov (vídeo)
• .jpg
ou .png (foto).
Tamanho máximo do arquivo
• 4
GB (vídeo)
• 30
MB (foto).
Duração do vídeo
• Máximo:
120 segundos
• Por
padrão, as imagens são exibidas por cinco segundos.
Dimensões
• Resolução
recomendada: 1080 x 1920
• Mínimo:
600 x 1067.
Codecs suportados
• Vídeo:
H.264, VP8
• Áudio:
AAC, Vorbis.
Instagram Shopping: crie uma loja
Essa funcionalidade é sensacional para os empreendedores.
Com Instagram Shopping você pode cadastrar os produtos e vender diretamente por
essa plataforma. Para usar esse recurso você precisa ter uma conta comercial
que deve estar integrada a um catálogo do Facebook, que pode ser criado ou
administrado no Gerenciador de Negócios, pelo Facebook Business. Isso diminui o
caminho de compra do cliente com os produtos cadastrados no marketplace e
fazendo a marcação nos posts. Tire um tempo extra e assista esse vídeo com o
passo a passo para colocar o sua marca no Instagram Shopping: https://www.nuvemshop.com.br/blog/como-vender-pelo-instagram/#heading-6
Mensagem por direct
Esse é o canal para você conversar com o cliente e também
permite o envio de links, fotos e vídeos. É por aqui que você cria uma relação
mais próxima com o cliente e permite criar um link de pagamento. Com apenas um
clique o cliente vai para o carrinho de compras, insere a informações de
pagamento e a venda estará concluída. O link (Cielo Super Link, mercado pago,
pagseguro etc...) reduz o caminho de compra do cliente e a venda é mais
rápida.
Vantagens exclusivas para seguidores
Você sabia que 41% dos usuários que seguem um negócio no
Instagram são influenciados por brindes e descontos? Esse dado é da pesquisa do
Iconosquare e indica uma estratégia para alavancar os seguidores e aumento de
vendas. Crie um post com descontos promocionais e ofereça brindes e bônus
atraem para efetivação de compras no Instagram.
Anúncio no Instagram (Instagram Ads)
Com o uso do Instagram ADS você pode anunciar um post
patrocinados no formato de fotos, carrossel e vídeos. Criando uma campanha o
perfil terá ainda mais visibilidade. Usar essa ferramenta é criar uma
estratégia de venda. O Instagram ADS pode ser usado para gerar cliques,
conversões, instalações de aplicativos e visualizações de vídeos. Clique aqui e
veja um tutorial completo sobre os anúncios no Instagram: https://neilpatel.com/br/blog/instagram-ads/
Dica extra: As fotos são fundamentais para atrair a
atenção do cliente e merecem um capítulo a parte. Selecionamos critérios
importantes e fundamentais para você postar fotos com qualidade:
- Exclusividade: disponibilize para os seguidores fotos
únicas e que só você produziu. Algo inédito que o público não terá acesso de
outra forma.
-Iluminação: aposte nas fotos à luz natural (nascer e o
pôr do sol). A luz luz artificial é um aliado para garantir qualidade quando o
espaço é escuro ou destacar algum detalhe importante.
-Regra dos terços: o truque consiste em traçar duas
linhas verticais e duas linhas horizontais imaginárias no quadro que você
deseja captar.O ponto de destaque deve estar no quadrado do meio, ou
seja, no centro da foto.
- Use o filtro certo: o Instagram sempre disponibiliza
novos filtros, mas três são os mais populares:
- Clarendon: acentua as sombras e ilumina os tons mais
claros.
-Gingham: cria uma aparência vintage.
-Juno: intensifica as cores quentes, como vermelho e
amarelo.
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