Menu

Você sabe o que é uma luz fria ou luz quente?

09/10/2020 - Equipe Comunicação/Avant

Luz quente, neutra ou fria não tem nada a ver com a temperatura em si do produto, nem quer dizer que vai esquentar ou esfriar o ambiente. Quando usamos este termo, estamos indicando a cor da luz dos produtos.





Indicamos a cor emitida pela lâmpada ou luminária através da Temperatura de Cor Correlata ou TCC, que é representado pela unidade de temperatura K de Kelvin. 





Para chegar a esta correlação, foi feito um experimento que aquecia um corpo de metal gradualmente, até começar a emitir luz. Durante o teste, notou-se que conforme a temperatura do metal aumentava, a luz emitida pelo corpo mudava de cor. Relacionando a temperatura do metal com a cor emitida, instituiu-se o TCC.




Na Avant, a luz quente é amarela e a luz fria é branca, o que na prática quer dizer a mesma coisa. “Quente” e “fria” vem da associação da tonalidade, por exemplo: cores quentes (amarelo, vermelho, laranja, etc) e cores frias (azul, violeta, verde).





Muita gente ainda associa a cor da luz com passado, pois as lâmpadas incandescentes e halógenas eram sempre amarelas e as compactas geralmente brancas. Com a tecnologia LED, pode-se emitir essas e muitas outras tonalidades e cores, já que se trata de um produto eletrônico.





Mas você sabe onde usar cada tipo de luz?

 

O tom amarelo ou quente, traz maior sensação de conforto e relaxamento, por isso é indicado para locais onde é necessário repouso e tranquilidade como quartos, salas de jantar e estar, restaurantes e outros.





Já a luz branca ou fria, acima de 5000K, é indicada para locais que precisam de mais atenção, dinâmica e proatividade, como escritórios, fábricas, cozinhas, lavanderias, fast foods e outros.

 


Comentários