Menu

SketchUp: O uso da tecnologia na arquitetura

21/08/2020 - Schayla Jurk

Todo arquiteto ou designer de interiores provavelmente encontrou em algum momento uma certa dificuldade em demonstrar as ideias de maneira concreta. O surgimento de softwares revolucionou a forma de criar e, principalmente, apresentar um projeto. Desenvolvido em 2000, por uma pequena empresa norte americana do Colorado chamada Last Software, o SketchUp é o software mais popular entre arquitetos e designers. O programa de modelagem 3D tem funcionalidades que trazem precisão e detalhamentos que transformam os projetos arquitetônicos numa perspectiva real. Isso porque a tecnologia evidencia as características da obra. 




A tecnologia e o uso do SketchUp possibilita, por exemplo, resumir as características de um projeto complexo, destacar técnicas alternativas e composições, mas fundamentalmente insere o cliente para participar e interagir com a proposta. É uma maneira de trazer à luz, como uma espécie de lupa, acabamentos e importantes detalhes que estão no desenho técnico. O SketchUp já foi vendido para a Google e hoje pertence à Trimble Navigation e está numa seleta lista de software mais utilizado do mundo. Os motivos que incluem o  SketchUp neste ranking estão diretamente relacionados com as facilidades que traz para a rotina de arquitetos e designers. De uma maneira bastante clara, com o uso de ferramentas corretas e uma biblioteca 3D do SketchUp o profissional vai conseguir elaborar diferentes formas e volumes.







Facilidade de uso do SketchUp

 

O SketchUp é intuitivo, principalmente na comparação com outros softwares de arquitetura com o mesmo objetivo como Maya ou MAX. Essa característica “encantou” arquitetos e designers que já consideram o programa uma espécie de canivete suíço dos softwares de modelos 3D. Os chamados #SketchUplovers dizem que a liberdade da ferramenta é comparável com o desenho à mão. 




Warehouse

Esse é o verdadeiro significado de facilidade. Na Warehouse existem 2.2 milhões de modelos 3D prontos para download gratuito. Este é um centro de modelos e plugins do SketchUp. Essa plataforma é líder na quantidade de conteúdo 3D da web.  Através desta biblioteca, lojistas NCD também otimizam o tempo dos profissionais adicionando objetos e produtos existentes que serão usados nos projetos e visualmente possíveis com a tecnologia.




Preço

A versão gratuita do SketchUp é bastante completa e tem as funcionalidades básicas para usar o software e fazer os modelos 3D sem restrições. A versão profissional e paga, SketchUp Pro, é completa e ideal para ter acesso às plantas baixas, cortes e fachadas com base nos modelos 3D. O preço varia de acordo com o uso, mas em média a licença custa U$ 590 dólares.







'Era BIM'

As atualizações do SketchUp já são baseadas na era BIM e facilita a compatibilidade com programas como ArchiCAD e Revit. BIM  é a Modelagem de Informação da Construção, um processo de informatização de projetos de arquitetura e construção. 




Push/pull

A ferramenta patenteada possibilita o redimensionamento das faces do modelo. Com o push/pull é possível criar uma dinâmica de modelagem 3D e a alteração de medidas e volumes. 




Geolocalização

 

O SketchUp tem uma ferramenta que é surpreendente: a geolocalização do arquivo. Este recurso possibilita posicionar o projeto exatamente nas latitudes e longitudes e elaborar estudos de insolação fiéis ao existente. A geolocalização permite, por exemplo, estudar as áreas com mais sol. 






Dicas sobre o SketchUp:

- Modelo pode ser renderizado com aplicação das propriedades físicas aos materiais e de luz;

- No render o projeto é muito próximo da execução;

- Perspectivas externas são ambientadas utilizando o Photoshop;

- Pós-produção no Photoshop possibilita inúmeros efeitos para perspectivas internas;

- FUR SketchUp Plugin é usado na criação de grama, vegetação e tapete.

 



Comentários