Menu

Vencedores do Prêmio Obra do Ano 2019

30/04/2019 -


















Saiu a lista dos vencedores! O Prêmio Obra do Ano 2019 contemplou 3 projetos brasileiros como as melhores obras desta edição. Foram 15 finalistas para o prêmio que celebrou o melhor da arquitetura lusófona, convidando os leitores do portal Archdaily a escolherem seus projetos preferidos construídos nos países de língua portuguesa.


Vamos conhecer os ganhadores?



1º Prêmio - Museu Cais do Sertão, Brasil Arquitetura



Localizado em Recife (PE), o museu foi premiado com o prêmio da Obra do Ano 2019! São 5 mil metros quadrados de área para o projeto que partiu de um armazém antigo do Porto de Recife. A ideia de usar o espaço é uma proposta urbanística do Estado e do Município de manter os antigos galpões do porto dando-lhe novas funções.



“Com uma estrutura sofisticada de concreto protendido, projetamos um grande vão de aproximadamente 65 metros de luz, criando uma grande praça coberta, uma verdadeira varanda urbana - abrigo do forte sol e das chuvas da cidade. Essa praça coberta poderá ter uma infinidade de usos, das festas abertas às feiras, dos shows ao nada fazer no desfrute de uma boa sombra ou vista para os arrecifes.”

- Brasil Arquitetura


Um enorme cobogó, criado especialmente para o projeto, toma conta da fachada. Já que o cobogó nasceu no Recife, nada mais justo que usá-lo nesse projeto. A forma do cobogó retrata as rachaduras do solo seco da caatinga e a galhada.





Fotos: Nelson Kon


Visite o site do escritório: brasilarquitetura.com/



2º Prêmio - Sesc 24 de Maio, Paulo Mendes da Rocha e MMBB Arquitetos



O SESC é um grande complexo de instalações de recreação e serviços espalhado por todo o Brasil. Em São Paulo, a rua 24 de Maio recebeu uma nova unidade do SESC para transformar o patrimônio urbano da cidade.



São diversos pavimentos que abrigam piscina, vestiários, jardim, sala de dança, salas de esporte, clínica de odontologia, salas para oficinas e exposições, biblioteca, espaço de convivência, restaurante, administração, praça com livre circulação para a vizinhança e um teatro no subsolo.






Fotos: Nelson Kon


Visite o site dos escritórios: www.mmbb.com.br/ e paulomendesdarocha.wordpress.com/



3º Prêmio - Casa João de Barro, Terra e Tuma Arquitetos Associados



O objetivo do projeto era incluir a casa da família ao local do terreno, repleto de verde, como uma casa de João de Barro.



A construção utilizou a estratégia no posicionamento dos ambientes, fazendo com que os quartos recebessem o sol da manhã, enquanto a sala e a cozinha compartilhassem a vista para a natureza, recebendo a entrada da luz no inverno.



No pátio central está a piscina, que se conecta aos setores sociais da casa através das paredes de vidro.




Fotos: Pedro Kok


Visite o site do escritório: terraetuma.com/



Prêmios mais que merecidos, não é mesmo? Conheça todos os finalistas no portal Archdaily.

Comentários