Menu

Como montar uma prancha para concurso

16/05/2019 -

As pranchas são os instrumentos mais comuns utilizados por arquitetos e designers para expressar suas ideias. É através desse material que terceiros podem ter uma melhor percepção do projeto, desde o conceito até o estético/visual, tornando as ideias abstratas em algo concreto.


Chamamos de diagramação o processo da montagem de um projeto em uma prancha. O diagrama não precisa conter especificações geométricas, o mais importante é impactar visualmente o observador.


Para participar de concursos que demandam de apresentação de um ou mais projetos, é essencial saber como montar uma boa prancha, a fim de que qualquer pessoa que a visualize possa compreender tudo o que está descrito nela. Para te ajudar, respondemos algumas perguntas nesse post sobre como você deve montar uma prancha para seu próximo concurso!


Qual o tamanho ideal da prancha?

Não existe um padrão de tamanho para prancha, mas dentro de um concurso esse dimensionamento pode fazer parte das regras. Sempre procure no edital do concurso informações sobre o formato e disposição da prancha, a fim de não correr o risco de desclassificação.


Como diagramar?

Para começar, divida a sua prancha em retângulos iguais, como mostra a imagem a seguir:



A construção de uma grade contribui para a organização dos elementos de forma consistente e conjunta. Como exemplificado na imagem, a partir desses retângulos você pode explorar diversos layouts. Dica: divida os diagramas por quesitos projetuais.


Por onde começar?

O esboço é o melhor ponto de partida! Faça um esboço do layout para que você tenha diferentes ideias de configurações e escolha a mais adequada de acordo com o objetivo da sua prancha. Por exemplo, quando uma imagem é mais importante que outras, ela deve ficar mais evidente na prancha, usando uma escala maior que as demais.


O que usar no plano de fundo?

Não há regras sobre o que usar como plano de fundo, mas há recomendações. O plano de fundo pode ser até mesmo a imagem principal do projeto, como nos exemplos a seguir:


Edifício de uso misto no Sol Nascente


Prancha: MCA Arquitetura e Design para o Concurso Nacional de Arquitetura - unidades habitacionais coletivas


Mas nem sempre funciona como nos exemplos acima. Em uma prancha com diversas fotos, a tendência é que o fundo seja simples, com poucos elementos, para não distrair a atenção do olhar do observador. Confira os exemplos abaixo:


1º Prêmio {CURA}



Concurso Pavilhão Toronto. Prancha: Oliver Uszkurat.



O que colocar no texto?

Informações textuais são importantes, mas lembre-se de que a imagem é mais. Por isso, evite textos demais! Descreva apenas o necessário.


Além disso, considere usar uma tipografia adequada à linguagem da sua prancha. Não misture muitas tipografias e, se usar mais de uma, considere a variação para a hierarquia do conteúdo (título, subtítulo, texto e notas). Veja como diferentes topografia podem combinar no exemplo abaixo:


Menção 1º Prêmio {CURA}.



E as imagens?

As imagens são os elementos mais importantes de uma prancha! Esse não é o momento de economizar capricho e tempo. Além da diagramação - que organizará essas imagens - é importante selecionar as melhores imagens.


Em caso de fotos, produza-as de maneira profissional para captar cada detalhe do seu projeto. No mundo da arquitetura e design, os profissionais são bastante ligados à estética e claramente visuais, por isso, imagine que sua prancha deve impressionar esses profissionais através das imagens. Elas são a prova e a prática do seu conceito e das suas ideias.



Para se inspirar, confira as pranchas dos projetos ganhadores do Concurso Técnico NCD 2018:


[album_aqui]





O Concurso Técnico NCD é um projeto de cunho sócio cultural que tem como objetivo valorizar os trabalhos realizados por profissionais de arquitetura, design, paisagismo, engenharia e decoração e também por estudantes das instituições de ensino de Santa Catarina, que serão avaliados segundo critérios técnicos de excelência e inovação, por júri isento, competente e especializado. Participe!


www.ncd.com.br/concursotecnico/

Comentários