Menu

O porcelanato marmorizado na decoração

16/07/2021 - Equipe Comunicação/Portobello

Combinando sustentabilidade, praticidade e sofisticação, o porcelanato marmorizado é hoje uma das melhores opções de revestimento para quem admira a nobreza do mármore tradicional, mas preza pelo uso de materiais que respeitem o meio ambiente.  Por todas essas características, o porcelanato que interpreta mármore vem ganhando cada vez mais espaço em projetos de decoração. Entenda os detalhes a seguir e descubra como explorar toda a versatilidade desse material em seus projetos de decoração.





As vantagens do porcelanato marmorizado



O clássico mármore italiano Bianco di Lucca, com suas áreas de puro branco com veios em diferentes tons de cinza, é interpretado em porcelanato (Projeto: Portobello S.A.)



Sustentabilidade

Você sabia que cerca de metade do mármore extraído da natureza é desperdiçado? Por outro lado, até 99% da argila que dá origem ao porcelanato pode ser aproveitada durante a extração. Além disso, enquanto a retirada do mármore das montanhas é um processo geralmente agressivo ao ambiente, a remoção da argila para o porcelanato atinge apenas camadas superficiais.


Estética

Sem dúvidas, a estética é um dos principais motivos que tornam o porcelanato marmorizado tão desejado. Com sua beleza, ele é capaz de fornecer por si só aspectos sofisticados ao local em que é aplicado. Quem busca elaborar um ambiente de alto padrão não pode deixar esse acabamento de lado.

 

Limpeza

Além de levar beleza, o piso revestido com porcelanato marmorizado é considerado um dos mais higiênicos, por ser bacteriostático, e visto que sua limpeza é muito mais simples do que de outros materiais. Além disso, a sensação de ter o espaço limpo dura mais tempo.

 

Variedade de estilos

O porcelanato tem a capacidade de reproduzir diversos materiais da natureza, como a madeira, o granito, o ladrilho, dentre outros. Com o mármore não é diferente e isso permite que o porcelanato marmorizado interprete as mais nobres variedades da clássica pedra.

 

O porcelanato marmorizado Nero Venato, que ganhou versão em lastra Portobello 90x180 é um dos destaques nesse sentido.

 

O luxuoso mármore de origem paquistanesa, também conhecido como Black and Gold, por causa de sua padronagem de cores, é reproduzido fielmente em porcelanatos de diferentes formatos, conservando a sustentabilidade típica do revestimento.

 

Ainda na escala de tons escuros, o espanhol Classic Marquinia também tem sua interpretação em porcelanato.

 

Os mármores italianos, desde sempre clássicos, também compõem essa vasta gama de opções disponíveis em porcelanato: é o caso do Bianco di Lucca, Palissandro e Calacatta Blanc, todos eternizados em tons claros.




O famoso mármore azul Palissandro, original da região de Piemonte, na Itália, em sua versão em porcelanato (Projeto: Portobello S.A.)



O porcelanato marmorizado na decoração

 

Com todas as vantagens citadas acima, é certa a opção pelo porcelanato marmorizado como revestimento. O melhor é que, além de vantajoso, o revestimento também é versátil em suas aplicações.

 

Confira a seguir algumas sugestões de como explorar o porcelanato marmorizado na decoração:

 

Revestimento de superfícies inteiras

O uso mais comum de um material como o porcelanato marmorizado é como revestimento de pisos e paredes. O grande diferencial aqui é que o porcelanato pode ser produzido em gigantes formatos: são as lastras, que têm dimensões a partir de 90cmx180cm e podem chegar até 180x360 produzida exclusivamente na fábrica da Portobello.

 

Com isso, é possível revestir superfícies inteiras com poucas peças. E os ganhos com o uso das lastras de porcelanato marmorizado são tanto técnicos quanto estéticos: as peças requerem menor quantidade de rejunte e dão um efeito de amplitude para o ambiente.




O mármore Calacatta, originário da Itália, ganha versão em lastras de porcelanato na linha Calacatta Blanc, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)



Mobiliário

Uma aplicação sofisticada do porcelanato marmorizado é o seu uso no mobiliário. Neste caso, o recomendável é optar pelas lastras, peças de porcelanato de formatos gigantes que permitem recortes maiores. Elas são ideais para a criação de mesas de jantar, mesas de centro, balcão de cozinha e painéis de televisão.



Porcelanato marmorizado da linha Bianco di Lucca, da Portobello, usado para mobiliário, em uma bancada provando sua versatilidade (Projeto: Portobello S.A.)


Pequenos objetos

Se a ideia é fazer um uso mais contemporâneo e menos clássico do revestimento, uma ideia  é usar o porcelanato marmorizado em pequenos objetos decorativos, como tábuas, bandejas e vasos.

 

Complemento da iluminação

Por sua versatilidade e beleza, o porcelanato marmorizado pode ser utilizado para complementar a iluminação do ambiente. Uma forma de colocar isso em prática é inserindo fontes de luz, como fitas de led, alinhadas ao revestimento. O resultado é um destaque do local iluminado.




Com fundo preto e veios brancos, o Classic Marquinia, mármore espanhol, é interpretado em porcelanato pela Portobello (Projeto: Portobello S.A.) 


Área externa

Em áreas externas, as aplicações do porcelanato marmorizado são inúmeras. Afinal, sua durabilidade, resistência e praticidade para limpeza contribuem para que esse seja um material ideal para o ambiente externo.

 

Ele pode ser empregado na decoração de sacadas, churrasqueiras, escadas, fachadas, área gourmet, bancadas, pedras para jardim e muito mais. 

 

Seja qual for a aplicação escolhida ou o estilo de decoração, o porcelanato marmorizado é uma escolha inteligente. Mais que a beleza e a sofisticação da pedra tradicional, o porcelanato que interpreta mármore é sustentável, versátil, de fácil manutenção e, portanto, opção inteligente para projetos de decoração.

 

Conheça todas as opções disponíveis de porcelanato marmorizado.




Comentários