15/01/2021 - Schayla Jurk
2020. Um ano extremamente
avassalador que trouxe à tona emoções e sentimentos que expressam um momento e
também a incerteza do futuro. É quase impossível determinar uma cor para
definir tudo aquilo que vivemos neste ano de experiências únicas e que levou a
humanidade para um mundo imersivo. A cor
de 2020 definida pela Pantone, o Classic Blue, talvez até poderia ser uma
premissa daquilo que viria logo após o anúncio em 2019. As “qualidades
tranquilizadoras do Classic Blue ainda oferecem a promessa de proteção;
destacando nosso desejo de uma base confiável e estável a partir da qual
construir”. Uma tonalidade que despertou o símbolo daquilo que a mente tanto
desejava encontrar: a calma e confiança. Dentro de cada um nós despertamos uma
centena de cores que poderiam descrever cada sentimento ao longo de 2020, mas
também descobrimos que a chegada do novo ano reserva surpresas que podem ser
tão significativas e despertam o nosso olhar para uma nova paleta, mais
vibrante e energética.
A ciência da cor
até remete ao contemporâneo, mas já determinava estudos na antiga China. Os pontos
cardeais representados pelo azul, vermelho, branco e preto determinam poder. No
centro, o amarelo designava o Império Chinês. Esta conjunção de cores baseada
no taoísmo parte dos cinco elementos: água, fogo, madeira, metal e terra que
alimentam o espírito e a experiência humana. No ocidente, o primeiro estudo
documentado sobre a psicologia da cor é do escritor alemão Johann Wolfgang von
Goethe. Na “Teoria das Cores” une o conceito de harmonia e percepção. Isso
porque trazer para a realidade uma criação de cor nem sempre é simples e exige
muita precisão. A tonalidade exata e a harmonização dependem de fatores que
inclui a mensagem que será transmitida. “A gente sempre estuda as cores pelo
comportamento das pessoas, pelo o que a gente está vivendo no momento ou o que
vai acontecer. É através das cores que a gente se expressa, normalmente. Nós
usamos isso muito aqui no nosso dia a dia. Para expor inclusive no showroom
peças que expressam como a gente quer se conectar com o nosso público, nosso consumidor”, explica da lojista Maria Vanelli da Studio Ambientes do NCD
Regional Floripa.
Poltrona baixa de Guilherme Wentz- Studio Ambientes
Poltrona Flow de Dona Flor Mobília - Studio Ambientes
Agora, se a cor tem um efeito comunicador e o anúncio da tonalidade do ano sempre causa ansiedade, imagina o impacto em 2020. “Todos os profissionais, lojas e marcas estão esperando a Pantone fazer esse release de cores. Por isso, as coleções, projetos inovadores e amostras são atualizados e refletem as cores do ano. Todo mundo espera. Já é uma tradição o lançamento da cor. Todo mundo quer se destacar na utilização criativa destas cores. A gente como loja do segmento também trabalha com estas cores”, explica Mariana Spengler da Spengler Decor do NCD Regional Vale e Litoral. O anúncio das cores PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Illuminating despertam um furor nos segmentos e também mostram uma compreensão de uma dupla de tonalidades que cria uma sensação de esperança. “Prática e sólida, ao mesmo tempo calorosa e otimista, esta união de PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Illuminating representa a força e a positividade. “A Pantone é uma antena ligada para o que está acontecendo mundo afora, macrotendências de comportamento, consumo e social. A gente sabe que as cores interferem no nosso humor e até na nossa fome. Todo mundo faz essa relação sob vários aspectos: capacidade de gerar calma, stress e ansiedade. A Pantone é este birô que transforma o que está acontecendo no mundo nesta paleta cromática e tenta simplificar uma interpretação do ano. Já faz alguns anos que estão escolhendo duas cores compostas que se complementam. A gente já teve laranja, verde e turquesa. Eu lembro do azul com rosa e agora o amarelo com cinza. A Pantone sugere a composição com estas duas cores e muitas obras, não só arquitetônicas e também artísticas, usam estas referências em composição”, explica Eduardo Scoz, Gerente de Marketing da Portobello representando as lojas do NCD Regional Floripa, Norte, Vale, Litoral, Sul e Oeste. É uma história de cores que envolve sentimentos mais profundos de respeito como uma promessa ensolarada e amigável, referencia a Pantone.
Composição Portobello
A aposta da Pantone é uma espécie de mensagem de
otimismo, felicidade e força para recomeçar depois de viver um ano complexo, despertando a crença que tudo ficará mais iluminado e com a resiliência
necessária para o espírito humano.
O amarelo surge em 2021 brilhante e alegre que desperta a vivacidade. É uma
tonalidade calorosa que remete à energia do sol. O cinza aparece sólido numa
espécie de base firme destacando a moderação, estabilidade e resistência. “A união do resiliente ultimate gray com o amarelo vibrante illuminating
expressa uma mensagem de positividade apoiada pela força e moral. Prático e
sólido como uma rocha, ao mesmo tempo caloroso e otimista, esta é uma união de
cores que nos passa resiliência e esperança. Precisamos nos sentir encorajados
e encantados; isso é essencial para o espírito humano”, disse Leatrice Eiseman,
diretora executiva do Pantone Color Institute. Uma composição harmoniosa de
expressividade. “Pontos de luz, objetos e coisas que conectem
essas cores que são tendência e são formas de expressão, mas com uma maneira
cautelosa. Não que essa cor sirva de embasamento para tudo, mas que ela esteja
em pontos em que realmente faça a gente se expressar com o que estamos vivendo”,
destaca Maria. A ideia é enraizar o espírito de coletividade e destacar esse comportamento evidente em
2020. "Nenhuma cor conseguiu
entender o significado do momento", disse Laurie Pressman, vice-presidente
do Pantone Color Institute em entrevista ao New York Times. Um entendimento que
transcende a proposta de apenas uma tonalidade do ano. “As cores são muito
agradáveis, que se completam. Eu tenho certeza que são cores que serão sucesso.
Não são tonalidades tão fortes e não muito cansativas. Eu particularmente
gostei muito do cinza com amarelo. Essa mistura está maravilhosa”, define
Mariana.
Showrrom Spengler Decor
Poltrona baixa de Guilherme Wentz - Studio Ambientes
A dobradinha de cores partiu de uma concepção de todas
as mudanças sociais que surgiram com a pandemia do covid-19 e já direciona o
olhar para coleções que incorporam o amarelo e o cinza juntos e também em
propostas independentes. “Nós representamos diversas
grifes e marcas que estão sempre atualizadas com estes lançamentos das cores.
As tonalidades aparecem nas coleções clássicas com cores similares e também com
espaço em propostas atuais para lançar produtos nestas cores do ano. A Spengler
sempre mantém o showroom atualizado e exploramos essas cores do ano. A gente
também conta com a criatividade da nossa equipe do nosso atelier para criar
decorações dos microambientes no nosso showroom com papeis e tecidos nestas
cores”, conta Mariana. O amarelo caloroso e o cinza de base firme trazem doses
de esperança e são inspiração para compor as propostas criativas. “Os projetos
dos arquitetos já vêm com todas as propostas de cores e nós trabalhamos a roupa
de cama a partir deste conceito. Para colocar o cinza e o amarelo tem que ser
um projeto bem clean, uma parede escura e pouco papel de parede. Algo que não
tenha muita cor para que possamos introduzir o amarelo e o cinza”, explica
Adriane de Oliveira Pereira, franqueada da Flamingo do NCD Regional Norte. A
dupla de cores também instiga o aperfeiçoamento e a precisão para criar uma
tonalidade incorporada em diferentes ambientes e espaços. “Nós nos adequamos
aos projetos dos arquitetos e profissionais. Nós temos uma cabine de pintura,
fazemos testes de cores que são levadas para as obras para avaliação. Assim
conseguimos atender ao processo criativo dos profissionais e incluir as
tendências de tonalidades da Pantone”, revela Ana Paula Zotti, lojista da Alga
Móveis do NCD Regional Oeste. A paleta também já faz parte do portfolio da
Portobello e aqui no blog revelamos até uma prévia do futuro. “O cinza a gente
vai ver em grandes formatos e lastras com esta cor como base. Em março vamos
lançar o Blase Saboia, uma pedra com o cinza que puxa para o azul, espetacular.
É um spolier da nossa coleção. Nos pequenos formatos a gente já tem algum tempo os produtos CasaBlanca que encaixam no Illuminating da Pantone. A gente tem uma coleção do Athos Bulcão
com destaque para a cor amarela. O próprio Color Market, uma paleta com 36
cores, que tem o amarelo. A gente sempre usa esta cor dosada com outras tonalidades.
A gente entende o nosso produto como base do ambiente para compor com as cores
da Pantone”, destaca Eduardo
Composição Flamingo
Proposta Alga
As propostas da Pantone
diversificam a paleta de cores e contribuem para o arquiteto, designer e decorador apostarem nestas
tonalidades criando espaços com clima diferente e a versatilidade de uma composição
minimalista até um décor com efeitos energéticos e robustos. Uma aposta que traduz
a transformação. “Não será diferente com Ultimate Gray e lluminating, que são apostas da Pantone,
com tudo que vivemos. Estar mais recluso, a questão na área da saúde e todos os
elementos comportamentais, diferente de tudo. Trazer o amarelo que é uma cor
forte, empoderada, luz, vibrante é para mostrar que esse ano pode ser promissor
e positivo. O cinza é sólido, seguro. É uma cor que funciona bem com tudo”,
reflete Maria. A Pantone aposta num casamento de cores de força e esperança que
transmite uma mensagem duradora e edificante e inspira as marcas criativas em
todo mundo. “A Portobello também numa escala menor é um birô com antenas
ligadas para o mundo, buscando as referências e as paletas cromáticas que representam
a arquitetura. A gente não reduz tanto a uma ou duas cores as tendências que
buscamos mundo afora. A gente tem o que chamamos de PPtone, que é a nossa
cartela que representa o que está acontecendo no design e na arquitetura. É
muito feliz perceber que estamos olhando para as mesmas referencias porque o
cinza e amarelo são cores que já trabalhamos há algum tempo no nosso portfólio
e este ano estamos criando alternativas com o amarelo. O cinza já é a nossa cor
mais clássica. A Portobello é reconhecida por esta zona de segurança. A gente
até muda os materiais, mas o cinza é uma cor que funciona na arquitetura e base
para outras cores aparecerem”, descreve Eduardo.
Composição de cores Portobello
O cinza que é referência
ao ano turbulento de 2020 com transformações históricas nas nossas vidas em
diferentes esferas unido ao vibrante amarelo é também uma mensagem da Pantone
sobre a importância das parcerias. “Todos percebemos que não podemos continuar sozinhos, e temos uma melhor
compreensão de como precisamos uns dos outros, de suporte emocional e de
esperança”. Por isso a decisão de escolher “duas cores independentes que se
complementam”, destaca Pressaman. As cores de 2021 são um incentivo para irmos
adiante e estão na marca do NCD que acredita nas parcerias e na união de esforços
para trazer conteúdo e conexão e transformar este novo ano numa jornada de oportunidades
numa atuação cada vez mais relevante no segmento do decor.
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