15/01/2021 - Schayla Jurk
2020. Um ano extremamente
avassalador que trouxe à tona emoções e sentimentos que expressam um momento e
também a incerteza do futuro. É quase impossível determinar uma cor para
definir tudo aquilo que vivemos neste ano de experiências únicas e que levou a
humanidade para um mundo imersivo. A cor
de 2020 definida pela Pantone, o Classic Blue, talvez até poderia ser uma
premissa daquilo que viria logo após o anúncio em 2019. As “qualidades
tranquilizadoras do Classic Blue ainda oferecem a promessa de proteção;
destacando nosso desejo de uma base confiável e estável a partir da qual
construir”. Uma tonalidade que despertou o símbolo daquilo que a mente tanto
desejava encontrar: a calma e confiança. Dentro de cada um nós despertamos uma
centena de cores que poderiam descrever cada sentimento ao longo de 2020, mas
também descobrimos que a chegada do novo ano reserva surpresas que podem ser
tão significativas e despertam o nosso olhar para uma nova paleta, mais
vibrante e energética.
A ciência da cor
até remete ao contemporâneo, mas já determinava estudos na antiga China. Os pontos
cardeais representados pelo azul, vermelho, branco e preto determinam poder. No
centro, o amarelo designava o Império Chinês. Esta conjunção de cores baseada
no taoísmo parte dos cinco elementos: água, fogo, madeira, metal e terra que
alimentam o espírito e a experiência humana. No ocidente, o primeiro estudo
documentado sobre a psicologia da cor é do escritor alemão Johann Wolfgang von
Goethe. Na “Teoria das Cores” une o conceito de harmonia e percepção. Isso
porque trazer para a realidade uma criação de cor nem sempre é simples e exige
muita precisão. A tonalidade exata e a harmonização dependem de fatores que
inclui a mensagem que será transmitida. “A gente sempre estuda as cores pelo
comportamento das pessoas, pelo o que a gente está vivendo no momento ou o que
vai acontecer. É através das cores que a gente se expressa, normalmente. Nós
usamos isso muito aqui no nosso dia a dia. Para expor inclusive no showroom
peças que expressam como a gente quer se conectar com o nosso público, nosso consumidor”, explica da lojista Maria Vanelli da Studio Ambientes do NCD
Regional Floripa.
Poltrona baixa de Guilherme Wentz- Studio Ambientes
Poltrona Flow de Dona Flor Mobília - Studio Ambientes
Agora, se a cor tem um efeito comunicador e o anúncio da tonalidade do ano sempre causa ansiedade, imagina o impacto em 2020. “Todos os profissionais, lojas e marcas estão esperando a Pantone fazer esse release de cores. Por isso, as coleções, projetos inovadores e amostras são atualizados e refletem as cores do ano. Todo mundo espera. Já é uma tradição o lançamento da cor. Todo mundo quer se destacar na utilização criativa destas cores. A gente como loja do segmento também trabalha com estas cores”, explica Mariana Spengler da Spengler Decor do NCD Regional Vale e Litoral. O anúncio das cores PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Illuminating despertam um furor nos segmentos e também mostram uma compreensão de uma dupla de tonalidades que cria uma sensação de esperança. “Prática e sólida, ao mesmo tempo calorosa e otimista, esta união de PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Illuminating representa a força e a positividade. “A Pantone é uma antena ligada para o que está acontecendo mundo afora, macrotendências de comportamento, consumo e social. A gente sabe que as cores interferem no nosso humor e até na nossa fome. Todo mundo faz essa relação sob vários aspectos: capacidade de gerar calma, stress e ansiedade. A Pantone é este birô que transforma o que está acontecendo no mundo nesta paleta cromática e tenta simplificar uma interpretação do ano. Já faz alguns anos que estão escolhendo duas cores compostas que se complementam. A gente já teve laranja, verde e turquesa. Eu lembro do azul com rosa e agora o amarelo com cinza. A Pantone sugere a composição com estas duas cores e muitas obras, não só arquitetônicas e também artísticas, usam estas referências em composição”, explica Eduardo Scoz, Gerente de Marketing da Portobello representando as lojas do NCD Regional Floripa, Norte, Vale, Litoral, Sul e Oeste. É uma história de cores que envolve sentimentos mais profundos de respeito como uma promessa ensolarada e amigável, referencia a Pantone.
Composição Portobello
A aposta da Pantone é uma espécie de mensagem de
otimismo, felicidade e força para recomeçar depois de viver um ano complexo, despertando a crença que tudo ficará mais iluminado e com a resiliência
necessária para o espírito humano.
O amarelo surge em 2021 brilhante e alegre que desperta a vivacidade. É uma
tonalidade calorosa que remete à energia do sol. O cinza aparece sólido numa
espécie de base firme destacando a moderação, estabilidade e resistência. “A união do resiliente ultimate gray com o amarelo vibrante illuminating
expressa uma mensagem de positividade apoiada pela força e moral. Prático e
sólido como uma rocha, ao mesmo tempo caloroso e otimista, esta é uma união de
cores que nos passa resiliência e esperança. Precisamos nos sentir encorajados
e encantados; isso é essencial para o espírito humano”, disse Leatrice Eiseman,
diretora executiva do Pantone Color Institute. Uma composição harmoniosa de
expressividade. “Pontos de luz, objetos e coisas que conectem
essas cores que são tendência e são formas de expressão, mas com uma maneira
cautelosa. Não que essa cor sirva de embasamento para tudo, mas que ela esteja
em pontos em que realmente faça a gente se expressar com o que estamos vivendo”,
destaca Maria. A ideia é enraizar o espírito de coletividade e destacar esse comportamento evidente em
2020. "Nenhuma cor conseguiu
entender o significado do momento", disse Laurie Pressman, vice-presidente
do Pantone Color Institute em entrevista ao New York Times. Um entendimento que
transcende a proposta de apenas uma tonalidade do ano. “As cores são muito
agradáveis, que se completam. Eu tenho certeza que são cores que serão sucesso.
Não são tonalidades tão fortes e não muito cansativas. Eu particularmente
gostei muito do cinza com amarelo. Essa mistura está maravilhosa”, define
Mariana.
Showrrom Spengler Decor