Menu

NCD Summit 2019 - Saiba tudo o que aconteceu na primeira edição!

05/09/2019 -

No ano em que completamos 20 anos de NCD, não poderíamos ter uma forma melhor de comemoração! Reunimos mais de 900 profissionais e lojistas das áreas de arquitetura, decoração e design no dia 2 de setembro de 2019 em Florianópolis para falar sobre esse rico mercado no NCD Summit!



O maior evento de arquitetura e décor do sul do Brasil foi aberto pelo presidente do Núcleo, Clemar de Souza, comemorando essa realização e dando as boas-vindas aos participantes. Todo o evento contou com o comando de dois cerimonialistas muito especiais: Allex Colontonio e André Rodrigues, os Decornautas! E foi essa dupla que iniciou nossa maratona de palestras.


10+2 mandamentos para fazer seu projeto reverberar na mídia

Com um tom muito humorístico, mas sem perder o senso crítico, Allex e André falaram sobre alguns mandamentos do meio da arquitetura, decoração e design. Com mandamentos como “Não se apropiarás intelectualmente do trabalho do outro”, a dupla abriu os olhos dos participantes para a diferenciação entre inspiração e criação, a fim de que tenhamos um mercado mais honesto, justo e verdadeiro, sem cópias e fraudes. Os palestrantes também alertaram para o uso das tendências com o mandamento “Não cairás no truque da moda”, uma alusão ao uso de certas peças com base na marca que carregam.


“O design de nutre da moda, mas sua vida útil é muito mais perene. Cuidado para não tropeçar nas armadilhas das chamadas tendências”.

- Decornautas


Aprendendo com a Gestão do Luxo

Em seguida dos mandamentos dos Decornautas, Carlos Ferreirinha deu uma aula sobre mercado de luxo aos participantes. Entre suas dicas mais valiosas, Ferreirinha falou muito sobre criar uma oferta com exclusividade, criar conexões emocionais entre a marca e o consumidor, e inovar das mais variadas formas. Na apresentação, um dos vídeos mais marcantes foi o da propaganda da empresa automobilística Mercedes que utilizou galinhas para falar da estabilidade dos carros. Assista:




Com esse e outros exemplos de grandes marcas de luxo que ousam em grande escala em propagandas e ações continuamente, o fundador da MCF Consultoria incentivou os profissionais presentes a pensar fora da caixa.


Confira os 4 E’s do luxo expostos por Ferreirinha na palestra:


Slide retirado da apresentação de Carlos Ferreirinha


Mais algumas dicas preciosas:

  • Defendam preço com segurança

  • Explorem produtos/serviços ícones

  • Sejam extraordinários contadores de histórias


A arquitetura e o impacto no desenvolvimento social

Na mesa redonda dirigida por Roberta Dietrich, Simone Bobsin, Luciana de Moraes e Camila Tiscoski, Dietmar Starke nos instigou a refletir sobre o futuro do Brasil e qual o impacto da arquitetura nesse desenvolvimento social. Com uma trajetória marcada pela arquitetura social, Dietmar provocou os participantes a pensarem, como profissionais, como mudar o cenário de desigualdade que vivemos hoje no Brasil. Um desafio e tanto!



Gestão para arquitetos e designers

Como gerir um escritória de arquitetura e design? Os desafios não são poucos, e uma boa gestão faz parte do sucesso. Cris Barata deu a letra sobre o tema! Com participação de Elaine Colombo, Michele Pires e Suzane Reiter, a mesa redonda debateu os principais desafios da gestão ao longo da carreira de um escritório, não somente do seu início. Arriscar é preciso! E para isso é necessário pensar em cada parte de um escritório como uma gestão de projeto.



Cidades inteligentes

Já ouviu falar em “cidades inteligentes”? Ainda que seja um termo não muito conhecido no Brasil, o conceito pode ser aplicado em qualquer lugar do mundo, pois seu propósito não é melhorar somente aquilo que já é bom, mas trazer soluções urbanas para qualquer cenário! Renato de Castro trouxe uma palestra sobre cidades mais inteligentes. Novamente, os participantes foram desafiados a pensar em soluções que tornem as cidades mais inteligentes. Confira 5 itens essenciais para uma smart city:


Slide retirado da apresentação de Renato de Castro


Marketing para arquitetos e designers

Arquiteto e designer também precisa fazer marketing! Atualmente o consumidor tem todo o poder da informação nas suas mãos, e é preciso, além de aparecer, ser relevante para ele. Renata Pena trouxe 10 dicas super importantes para fazer um bom marketing para o seu escritório:


Slide retirado da apresentação de Renata Pena


Por Naming entende-se o nome que você dará ao seu escritório, ou seja, a sua marca. Não pode ser um nome qualquer! Deve ser um nome único, que represente seu trabalho e que esteja livre para o registro da marca, item seguinte na lista.


Outra lição muito importante deixada pela Renata é de que fotos profissionais mostram resultados profissionais, e fotos ruins não mostram bons resultados. Por isso, é importante investir nas fotos, pois elas serão a primeira impressão do seu trabalho para muitas pessoas.


Novos conceitos no hospedar

A hospedagem já não é mais somente um quarto bonito, um banheiro grande e bem decorado. A hospedagem deve ser oferecida como uma experiência! Essa foi a lição que tomamos de Paulo Mancio no NCD Summit, VP de Design e Construção da Accor Hotels para a América Latina. Um quarto de hotel e seus ambientes comuns devem trazer a experiência do local em que está inserido. Por exemplo: não faz sentido que um hotel no Rio de Janeiro se pareça com um safari.


O papel dos designers e arquitetos é esse: ter a experiência do consumidor como propósito.



Arquitetura social

Um dos momentos mais esperados do evento foi a última palestra, apresentada pelo ganhador do Pritzker 2016, Alejandro Aravena. Aravena trouxe ao encontro 3 de seus projetos no escritório Elemental, 1 projeto de uma casa privada, e 2 projetos de arquitetura social.


O projeto que se destacou dos demais foi o do Bairro 31, em Buenos Aires, que pretende ligar a periferia ao centro, diminuindo o tempo de locomoção das pessoas e, desta forma, aumentando sua qualidade de vida.


Slide retirado da apresentação de Alejandro Aravena


Do lado esquerdo da imagem, o Bairro 31. Do lado direito, o bairro Recoleta. É no bairro Recoleta que estão todas as oportunidades de trabalho oferecidas aos moradores do Bairro 31, mas para chegar ao local eles precisam caminhar por mais de uma hora pelo caminho marcado com linhas vermelhas na imagem. A figura geométrica próxima ao centro da imagem é a proposta da Elemental como solução dessa falta de mobilidade. A proposta consiste em uma plataforma que atravessa a passagem de trens e liga diretamente o Bairro 31 ao bairro Recoleta. No interior do projeto ainda há um Banco que pode empregar cerca de 180 pessoas e um parque linear na cobertura.


Parceiros e prêmios!

O NCD Summit contou com o apoio de diversos parceiros. Durante o evento realizamos 2 quizes com os participantes, com direito a prêmios sensacionais! Confira o que os sortudos levaram para casa:


1 torneira Docolbold, lançamento da Docol

1 arandela da Linha Spot, da Germany Ilumincação

Um final de semana no Hotel Montez, oferecido pelo NCD

1 Dansk Lys da Portobello Shop

1 Mascote de pelúcia da Portobello Shop

1 Powerbank de 10.000 mAh, oferecido pela Daikin


Além disso, nossos parceiros também estiveram presentes de outras formas. A Bontempo ofereceu um espaço de expressão criativa no hall, onde os participantes puderam usar e ousar na arte. A Germany Iluminação esteve presente oferecendo aos participantes tomadas para carregar seus smartphones durante o evento. A Alumínios São José ofereceu um banquete de frutas gratuitamente! No total, foram consumidas 1.100 frutas. Esteve presente também a Hug Infláveis, oferecendo um espaço de descanso e relaxamento aos participantes do NCD Summit. A Docol ainda expôs dois de seus mais novos lançamentos: a Docolbold e Conexões Espontâneas.


Media Partners: Archlife, Arquitetura com Amor, Arch Daily, ADB e Abrad

Patrocinadores do evento: Bontempo e Cebrace

Parceiros estaduais: Alumínio São José, Daikin, Docol, Germany, Hunter Douglas e Portbello Shop


Não podemos deixar de agradecer também a alma deste evento: as pessoas. Foram 53 pessoas trabalhando incansavelmente por trás dos bastidores no NCD Summit, e mais 20 pessoas envolvidas na montagem e desmontagem da estrutura do evento. Nosso muito obrigado a todos!


Assim foi a primeira edição do NCD Summit, feita de pessoas e para pessoas, com o intuito de levar mais conhecimento e conteúdo aos profissionais de arquitetura, design e decoração.


Quem está a espera do NCD Sumitt 2020? Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro de todos os eventos do NCD!


   

Comentários