Menu

Um sonho de criança.

24/12/2021 - Schayla Jurk

Um sonho de criança.

Rovaniemi. Este é o cenário da Casa do Papai Noel. Isso, mesmo! O endereço oficial do bom velhinho é na capital da Lapônia, ao norte da Finlândia. a terra o bom velhinho. Até o projeto urbanístico da cidade faz uma referência ao Natal.

 Santa Claus, 96930 Arctic Circle, Finland!  O nosso conto de Natal acontece bem longe do Brasil. É na capital da Lapônia que acontece o verdadeiro milagre de Natal. Em qualquer época do ano tem pinheiro enfeitado e o bom velhinho. Isso porque é nesse endereço, na Santa Claus Village, que o personagem que faz parte das memórias de adultos e crianças estará esperando pelas visitas e organizando a vida para dar conta de todas as demandas e pedidos de dezembro.





A Vila do Papai Noel é cortada por uma linha azul luminosa. Esta é a indicação da entrada para um cenário de encantamento e também o acesso no Círculo Polar Ártico. É por aqui que acontece um espetáculo que parece magia de Natal. A cascata de cores da Aurora Boreal é um fenômeno científico causado pela interação de partículas solares com o campo magnético da Terra. Tudo em Rovaniemi parece sair de um livro de histórias infantis com um enredo de Disney. 




A maior cidade em espaço territorial da Finlândia tem 8 mil quilômetros quadrados, com uma natureza exuberante e caminhos de neve que transformam a cidade num cenário de filme. No entanto, nem sempre essa magia fez parte da vida e rotina dos moradores de Rovaniemi. Durante a Segunda Guerra Mundial, a destruição acabou com tudo que existia por lá. Em 1939, a pacata cidade de 6 mil habitantes foi invadida pelos soviéticos. A população resistiu e conseguiu expulsar os invasores fazendo aliança com a Alemanha. Com a derrota na guerra, os alemães expulsos de Rovaniemi provocaram um enorme incêndio que destruiu 90% da cidade, marcando o ano de 1944 para sempre na história da terra do Papai Noel. 




No ano seguinte, em 1945 a capital da Finlândia inicia um novo capítulo com o apoio da Associação de Arquitetos do país que elaborou um plano de reconstrução de Rovaniemi. Alvar Aalto, um prestigiado arquiteto finlandês, desenhou um projeto urbanístico. Ali já surgiu um indício de que estamos mesmo na Terra do Papai Noel: as ruas lembram os chifres de uma rena. Um novo importante passo para transformar a cidade no endereço do Bom Velhinho aconteceu na visita de Eleanor Roosevelt, em 1950. Na época a construção de uma cabana de inverno para a ex-primeira dama americana, originou a Vila do Papai Noel.



Além do cenário que traz toda a magia do Natal, Rovaniemi também revela importantes obras arquitetônicas de Aalto como o Centro Administrativo e Cultural, a Biblioteca Municipal e a Casa Lappia. O arquiteto Ferdinand Salokangas, um contemporâneo de Aalto, também tem uma grande importância criativa nos edifícios residenciais e administrativos na cidade. O Corpo de Bombeiros e o Mercado Municipal, hoje o Arctic Light Hotel, são as obras expressivas de Ferdinand. 



Essa é Rovaniemi. A cidade do Papai Noel. Uma terra de encanto e magia que ressurgiu das cinzas para trazer a essência do Natal para a rotina em todos os dias do ano. Uma capital que revela por meio de traços e formas que a arquitetura sempre transforma e cria uma ligação com os sonhos. Feliz Natal! 




Fonte: Scandinavian Way e BBC

Foto: Pinterest

Comentários