Menu

Movimento Tiny House: arquitetando o necessário

07/06/2019 -

Em contrapartida ao mercado de luxo, mansões e espaços enormes, há um movimento social chamado Tiny House que propõe um lar apenas com aquilo que é necessário. Curioso, não? O assunto é tão interessante que deu roteiro a uma série, Tiny House Nation. Assista ao trailer:



Nos Estados Unidos, a média de área de uma casa é de 240 m², enquanto a ideia de uma tiny house é ter no máximo 50 m². A proposta é que, além de ser um espaço menor, com o que é realmente necessário, as famílias possam aproveitar uma vida mais simples, gastando menos com financiamento e mais com prazeres, como viajar.


Treehugger


Financeiramente falando, as tiny houses também são vantajosas, pois com casas maiores, os gastos com documentos, decoração, construção manutenção e reparos também são maiores. Outro item que cabe às tiny houses é a sustentabilidade. Vivendo apenas com o necessário as famílias reduzem o consumo de diversos tipos de produtos.


Tiny Brasil - Modelo Bauhaus


É claro que uma tiny house pode não ser perfeita para toda família, afinal, é um novo estilo de vida que pode separar as pessoas de suas aspirações. Mas cada uma delas é projetada de maneira diferente, sempre com o intuito de atender necessidades personalizadas.


O que estamos acostumados a ver em trailers e motorhomes também está presente nas tiny houses: móveis que transformam o ambiente. Descendo um móvel, escondendo outro, abrindo uma porta… a otimização do espaço transforma os ambientes. Confira fotos inspiradoras de tiny houses pelo mundo:








Comentários