Menu

Missão Conteúdo - High Design 2019

24/09/2019 -

Exercitar a crítica e a observação é uma ótima maneira para aprender sempre mais. Durante a Missão Técnica High Design 2019 tivemos mais uma Missão Conteúdo! Desafiamos os participantes a refletir sobre os aprendizados e percepções que tiveram durante a visita e a escrever um conteúdo sobre um tema.


Cores⠀

As cores estão presentes em nossas vidas... tem a ver com os olhos, com a retina e com a informação presente no nosso cérebro.

Uma cor não pode ser definida como uma entidade isolada, porque a percepção que temos de uma determinada cor, pode alterar quando ela se encontra perto de outra cor que é a sua complementar.

O que sensibilizou o nosso olhar foi a intensa gama cromática que percorreu do quente com tons terrosos - como o vermelho e o laranja - ao frio com tons naturais de azul ao verde, sempre presentes sobre uma base neutra de bege e cinza... de algumas aparições de preto e branco.

Também como base do ambiente a cor na própria essência do material como o tom natural da Madeira, das pedras e do concreto.

Assim, ao projetar a decoração de um espaço , torna-se significativo exprimir o melhor das cores ... para que a cor seja instrumento da transformação na vida das pessoas.

Por Hebert Rodrigo Evaristo, Luiza Fortkamp Evaristo, Eduardo da Silva, Andrea Ziliotto e Gustavo Sordi.












Tecnologia 


A semana de design de Sp deixou claro para todos nós a função imprescindível do design como aliado para tornar a tecnologia cada vez mais imperceptível. A praticidade, a usabilidade e a sustentabilidade foram as bases onde a tecnologia evoluiu, o design em sinergia com a tecnologia criam benefícios e sensações de bem estar para o usuário.


Por Franciane Maggio, Sidnei da Rosa, Andréa Timm, Marcelo T.  e Glicério Junior Weber.







Iluminação

Percebemos a presença de materiais sustentáveis, como à cerâmica, madeira e fibras naturais, que além se serem materiais sustentáveis nos permitem trabalhar com formas orgânicas e fluidas, trazendo leveza para os ambientes.


Essas formas, além de reportar aos elementos naturais, também nos permitem englobar e valorizar a natureza.

A Iluminação também passou a ser incorporada no mobiliário fixo, paredes e tetos, como elemento de demarcação e destaque.


Por Ana Paula Weise, Ana Paula Rigon e Milton Bordin.








Design

Herança Cultural: reverência ao legado artístico nacional dos nossos antepassados. Na foto, observamos a união do barroco, primeira manifestação artística genuinamente brasileira, e ao fundo o uso das cores que remetem a referências indígenas e africanas.


Nostalgia Moderna: resgate das memórias afetivas, onde há ancestralidade.


Verdade dos materiais: Resgate da matéria prima, brutas, na sua pura essência. Dos feitos artesanalmente até produções escaláveis temos a força dos materiais naturais presente no design brasileiro.


Por Paloma Ribeiro, Maria Cristina Iglesias, Salete Setter, Rogério Lemos, Beatriz Zeglin e Gabriel.








Revestimentos e Texturas

Observamos diversas diferenças de texturas e revestimentos, entre eles: madeira, papel de parede, tecidos e pinturas.


Desde o rústico até o sofisticado, como o veludo e linho, deixando os ambientes ainda mais aconchegantes, nos trazendo uma sensação de memória afetiva.


Por Marina Cuneo, Flavia Oliveira e Sirlene Castilho.







Sustentabilidade

Hydra: Aberturas em alumínio, material com possibilidade de reciclagem infinita. Projeto de 0 carbono até 2020 - reflorestamento. Além disso, alguns sistema de abertura possuem conforto térmico que diminui o consumo de energia.


Hunter Douglas: Persianas com matéria prima de plástico extraído dos oceanos - Linha Sea-Tex.


Daikin: Produtos com tecnologia que diminuem de maneira considerável o consumo de energia. Desenvolveu um gás chamado 134A que não agride a camada de ozônio e não emite gás CFC.


Visita Mostra Natur Water: A Docol e Mekal apresentam a mostra Nature Water. São 5 espaços projetados com a finalidade de despertar a consciência do uso da água.


Palestra Rede Accor com Paulo Mancio: Rede de hotéis Accor tem um programa de sustentabilidade (Planet 21) que demonstra objetivos sustentáveis para 2020. Diversas ações serão implementadas com foco na sustentabilidade, como: cama feitas a partir de florestas renováveis (FSC), travesseiros feitos a partir de garrafas pet recicladas e a utilização de produtos de limpeza ecológicos.


Mostra modernos eternos: Foram utilizados móveis alternativos em espaços infantis, desenvolvidos com canos de PVC.







Por Bianca Lehmkuhl, Paula Ponsoni e Surya Delai



Gostou desse conteúdo? Nos acompanhe também pelas redes sociais!


   

Comentários