Menu

Missão Conteúdo: NCD na Casacor SP 2019

20/06/2019 -

No início do mês de junho visitamos, com diversos profissionais do NCD, a mostra Casacor em São Paulo. Nossa Missão Técnica NCD se transformou em Missão Conteúdo. Isso mesmo! cada grupo de profissionais presentes do NCD construiu um conteúdo a partir de suas percepções com texto, fotos e vídeos. Confira os destaques selecionados por tema:


Tecnologia

Por Carla Senter, Erico Luiz e Geraldo Brognoli


Em pleno século XXI é difícil pensar no nosso dia a dia sem a Era da Tecnologia. Nos últimos 30 anos ela se faz presente em todos os setores; aqui na Arquitetura e Design é fundamental para dar vida a muito das nossas criações. Destacamos 05 sistemas de tecnologia na Casacor SP 2019:


  1. Closet Liberá, Bontempo: iluminação das pretensoras através do djunto elétrico, sem fios - liberdade para personalizar a divisão do armário como quiser.



  1. Painel Movie: painel estruturado em requadro de alumínio com vidro pintado, extraclear, com a TV aplicada. Amplitude e integração, aliada à tecnologia e sofisticação.


Living Gourmet - WM Arquitetura e Interiores


  1. Banheiro Voyeur, funcional: vidro polarizado - amplitude do espaço com a transparência do vidro aliada à tecnologia do vidro polarizado.


Banheiro Voyeur - Unik Arquitetura e Estúdio Aker


  1. Caixa de Som: a tecnologia conversando com o design e aumentando o repertório do decor contemporâneo, nesta caixa de som.



  1. Sistema Zero Track Flos Architectural permite a inserção de uma variedade de luminárias reguláveis para iluminação geral ou pontual podendo ser com circuitos independentes



Cores

Por Silvana Caporal, Barbara Reichert, Franciele Henn e Débora Costa


  1. Ambientes com base a cor como ponto forte, com o retorno de cores fortes e marcantes.


  1. Ambientes com base monocromática (mobiliário + paredes), com aplicação de decoração colorida (pontual).



  1. A cor inserida na vegetação!



Iluminação

Por Cristiana Salai Steindorff, Claudia Couto, Carolina Hernandorena e Andreza Michelon.


Iluminação deixa de ser coadjuvante e passa a ser a protagonista, mas não do filme todo, e sim da cena.


Percebemos nos ambientes da Casacor SP 2019 uma iluminação muito pontual. Mobiliário iluminado, objetos de decoração e obras de arte destacados pela iluminação e muitos abajures e iluminações de mesa. Cada vez mais a iluminação geral sai de cena para uma iluminação com mais objetivo. E qual seria esse objetivo? Gerar sensações, sentimentos, criar aconchego e acolhimento. Intimidade.


Casa do Fauno - Leo Shehtman


A iluminação de efeito cria cenários para viver cada ambiente e cada momento do dia de forma única.  E a iluminação natural ainda é muito importante é dá vida durante o dia, além de ser sustentável.


Resumindo, o projeto arquitetônico e de interiores só ganha mais valor com a iluminação correta e bem aplicada.



Sustentabilidade

Por Greicy Kelly Radüntz Stange, Karen Schauffert e Luana Scorteganha


Nos dias atuais, onde o lixo é uma preocupação eminente da humanidade, o tema da #Casacor2019 busca uma reflexão para que nós, arquitetos e profissionais da área, busquemos soluções mais adequadas de reaproveitamento e reciclagem em nossos projetos.


Um profissional que seguiu bem o objetivo foi o arquiteto carioca Duda Porto, que criou a Casa Lite, nome escolhido em função de um sistema de construção modular que ele criou em 2013.


Lite - Duda Porto Arquitetura


O espaço compreende uma casa de 190m² erguida em uma construção auto suficiente, modular e sustentável.


Foi projetada para ser completamente desmontada e pode ser remontada em qualquer outro lugar, gerando pouquíssimo resíduo e podendo ser montada novamente em cerca de 40 dias.


Nossos conterrâneos, Sálvio Jr. e Moacir Jr. do Studio CASAdesign, criaram a Casa OAK e exploraram o conceito de sustentabilidade abusando do recurso da luz natural, com pouquíssimos pontos de iluminação em LED - que, aliás, é sempre uma das premissas de todos os projetos da dupla.


Casa OAK 02 - Studio CASAdesign


Na Casa Sumé, de Gustavo Neves, o profissional que evidencia, em primeira mão, o reuso, o não-consumo, a transformação dos materiais sem agressão - em seu espaço não há tingimentos, corantes, etc - onde uma obra de arte já destruída por cupins continua sendo arte, o respeito ao meio ambiente vai muito além de um bom discurso. Chão batido, paredes feitas com superadobe, resíduos de obra e palha, peças de descarte que viram arte, tudo isso coroado com uma porta forrada com ex-votos, como uma mensagem, ainda há fé na humanidade.


Casa Sumé - Gustavo Neves

Revestimentos e Texturas

Por Montserrat Arquitetura, Casa Mais Interiores e Via House


Analisando a Casacor SP sobre olhar deste tema nos surpreendemos com a rusticidade dos revestimentos de piso e parede nos ambientes, ainda sim mantendo uma linguagem mais sofisticada, usando tecidos mais nobres como veludo (o linho saiu de cena) e os revestimentos mais discretos nos ambientes trazendo um outro conceito para decoração interna principalmente, isso faz com que mais pessoas se identifiquem já que esses revestimentos trazem uma memória afetiva.


Estúdio Hygge - Melina Romano



Living Gourmet - WM Arquitetura e Interiores


Produção de ambientes

Por Bruna Spengler, Graciela Dall'Agnol, Juliana Loffi, Eneida Miranda Garcia e Evandro Pelizza.


A produção de ambientes faz parte da concepção de um espaço, trazendo a identidade do cliente com um resgate afetivo do que é importante pra ele!


Na ambientacão da Casa Cor SP 2019, percebemos através do decor, a intenção clara de trazer afetividade, tecnologia, e sustentabilidade. O uso do design, peças assinadas, sons e aromas, fazem o expectador se inserir completamente em alguns ambientes. Em cada ambiente, um mundo particular. Um planeta. O Planeta Casa!


Co.dining - Juliana Pippi


Casa OAK 02 - Studio CASAdesign


Loft Árvore da Vida - Marcelo Salum



Gostaram da nossa visão da Casacor SP 2019? Ainda dá tempo de visitar! A mostra acontece até o dia 4 de agosto no Jockey Club de São Paulo. Em Santa Catarina, a mostra deve ocorrer do dia 15 de setembro até o dia 27 de outubro na região central de Florianópolis. Estaremos lá!


Até a próxima.

Comentários