08/11/2024 - Comunicação NCD
O design autoral é um diferencial para as marcas e também para as propostas que apostam na autenticidade. As peças são referência de história, pesquisa e inovação e trazem a exclusividade para a composição. É neste cenário de pesquisa rigorosa por proporções e acabamentos com o envolvimento do designer de forma completa em todas as fases do desenvolvimento do produto; da criação ao lançamento que o mercado registra uma estimativa de crescimento de 8% até 2025.
A cultura do design está cada vez mais tomando forma e essa ebulição
está nos números e faturamento. Os dados da Associação Brasileira de Empresas
de Design mostram que o setor vendeu o equivalente a R$14,5 bilhões em 2019, passando
para R$ 15,3 em 2020 e chegando a R$ 17,8 bilhões em 2022. Uma média de
crescimento entre 5 e 8% por ano e confirmando a especificação de peças únicas
que priorizam a inovação, a sustentabilidade e a produção limitada.
A projeção de
faturamento do segmento do design autoral de R$22,5 bilhões traz uma visão macro
do mercado traçando uma conexão com a produção original. Um design
contemporâneo que une o made artesanal, edições limitadas e a possibilidade de
peças colecionáveis no acervo. Um hábito de consumo que também traça o perfil
do consumidor do mundo e brasileiro analisado pelo relatório do Pinterest
Predicts em uma análise com 482 milhões de pessoas em todo o mundo sobre o que
estão pesquisando, experimentando e comprando para um futuro próximo. Na
categoria moda, por exemplo, que converge com a arquitetura a tendência
aponta para proposta que misturam peças únicas e exclusivas, ressaltando a
essência autoral. As pesquisas por “Jaqueta jeans personalizada” cresceram 355%
apontando para a direção de que o mundo da criatividade caminha para a compra
de peças com emoção que tragam a inspiração e o processo de inventividade do
designer em um produto autoral.
A evolução do design autoral brasileiro possibilita uma curadoria com uma
pesquisa e seleção de peças para compor uma coleção de qualidade estética, funcionalidade e sustentabilidade. Pesquisas, de fato,
apontam que o segmento de decoração, especialmente o design autoral, tem contribuído
para a expansão do e-commerce com cases de empresas brasileiras que registram
crescimento de 300% nos últimos quatro anos e startups do segmento que vendem
até R$16 milhões por ano. Peças de expressão artística que convergem um mercado
ávido por exclusividade e a composição de um panorama de crescimento que
impacta na economia.
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