Menu

Maquetes de arquitetura: ferramentas para sonhar grande em escala reduzida

27/05/2022 - Comunicação Portobello




Maquetes de arquitetura são uma representação palpável dos projetos (Projeto: Alex Atala)


Conheça 8 maquetes de arquitetura da Mostra UNLTD Dreams, da Portobello, e descubra outros projetos icônicos.
 
 
Há várias formas de representar um projeto. Entre elas estão as maquetes de arquitetura, um jeito de dar vida e tornar palpáveis desenhos e ilustrações.
Como permitem o contato com aspectos sensoriais do projeto, as maquetes de arquitetura são uma oportunidade de experimentar texturas, luzes e formas.
Considerando a importância das maquetes de arquitetura para a profissão e para a história, a 3ª edição da Mostra UNLTD Dreams convidou 8 profissionais para expor seus trabalhos com produtos da Portobello. Confira!


As 8 maquetes de arquitetura da Mostra UNLTD Dreams

Utopia - Carlos Carvalho


Características como formas e recortes dão aspecto lúdico à obra (Projeto: Carlos Carvalho)


O sonho que traduz a jovialidade e o espírito criativo de Carlos Carvalho. Assim é Utopia, uma maquete de arquitetura lúdica. Uma espécie de caixa de brincar que tem aberturas, arcos e portais que instigam a curiosidade em seus quatro lados diferentes.
Utopia ainda traz padrões geométricos que se cruzam e exploram o infinito. Um exemplo são as listras no chão, formadas pelos recortes do porcelanato da linha Dansk. O grafismo potente, inclusive, é característico dos trabalhos do carioca.
 
Casa-Camanducaia - Gabriela de Matos



Luz e paisagem externa se integram ao projeto que permite uma experiência sensorial (Projeto: Gabriela de Matos)


Inspirada no município de mesmo nome, braço da Serra da Mantiqueira, sul do Estado de Minas Gerais, Casa-Camanducaia é um convite para mergulhar no que é mais profundo de se ver, sentir e vivenciar.
O projeto de Gabriela de Matos traz superfícies contínuas das Lastras, além de formas, cores e tonalidades aparecem lado a lado, de maneira harmônica, por meio de outras peças da Portobello.


Grid Solar 12 - Mila Strauss



Iluminação natural faz parte do projeto que ganha diferentes moods ao longo do dia (Projeto: Mila Strauss)


De Mila Strauss, essa é uma daquelas maquetes de arquitetura que surpreendem. Ela explora a luz, levando a modulação que gera um espaço orgânico e fluido. Uma arquitetura racional que permite morar em movimento, como acontece com a iluminação que muda ao longo do dia.

A estrutura metálica tem moldura de Lastras em um layout aberto e integrado, refletindo a liberdade de ir e vir. Além disso, explora as possibilidades de superfícies contínuas, do piso às paredes, do forro ao mobiliários fixos.


Blue Home - Paola Navone



Azul marca a arquitetura e a decoração da casa que funciona como um verdadeiro refúgio (Projeto: Paola Navone)


Interior e exterior se confundem na maquete de arquitetura de Paola Navone. Um espaço fluido, com ar e luz circulando livremente, permitindo viver com leveza e liberdade.

Tudo isso permeado por infinitos tons de azul, que tornam a casa um verdadeiro refúgio. A mistura de estampas e desenhos forma um contraste com uma harmonia surpreendente, aproximando os convidados para bons diálogos.


Macunáima - Alex Atala



Projeto tem inspiração, cores e materiais cheios de brasilidade (Projeto: Alex Atala)

Entre as maquetes de arquitetura, Macunáima transborda brasilidade. A começar pela inspiração na obra de Mário de Andrade. Além disso, traz rusticidade de maneira natural e elegante.
O projeto ainda transborda conforto nos pequenos detalhes, como módulos sobre rodas que deixam utensílios sempre à mão.


Loft Cosmopolita - Mariana Maran




Projeto pensado para Pedro Andrade reflete personalidade do apresentador de TV(Projeto: Mariana Maran)

Mariana Maran assumiu o desafio de interpretar no projeto o universo cosmopolita do apresentador de TV Pedro Andrade. O resultado é uma casa confortável, mas sem exageros ou desperdícios, características muito fortes no novo morar.
Para unir sofisticação, conforto e bem-estar, a escolha não poderia ser diferente. O revestimento da linha Horizontes é uma cocriação entre ele e a Portobello, trazendo relevo suave e o tom claro que remete à Santorini.


Apartamento Escultórico - Rodrigo Ohtake



Em homenagem ao pai, Rodrigo Ohtake revestiu todo o projeto com produtos da linha Oh!Take (Projeto: Rodrigo Ohtake)

Rodrigo Ohtake enche os espaços de formas orgânicas, por meio de paredes que delimitam os ambientes e conduzem o olhar em movimento.
Seu jeito leve, ágil e criativo aparece também na escolha das cores. Foram usadas as sete opções da linha Oh!Take, que reproduz concreto em tons atemporais e suaves. A coleção é uma cocriação de seu pai, Ruy Ohtake, com a Portobello.


Casa In and Out - Martin Corullon




Materiais em tonalidade parecida dão ideia de continuidade e integração (Projeto: Martin Corullon)


Essa é a reprodução da casa dos sonhos de Martin Corullon. Ela mescla momentos de privacidade com a extroversão, quando o espaço está aberto à interação.
Sem esconder a herança da arquitetura modernista, a casa tem dois pavimentos e mantém a conexão entre os ambientes por meio da falta de interrupção e do uso de diferentes produtos, como porcelanato, em tons escuros.


Maquetes de arquitetura icônicas também são destaque
Na Mostra UNLTD Dreams. 

A Portobello também viajou por cidades brasileiras e também para Portugal, para conhecer maquetes de arquitetura que são verdadeiras joias. São elas:


  • Maquete de Brasília com todo o plano piloto concebido por Lúcio Costa;
  • Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, uma das principais obras de Álvaro Siza;
  • Estúdio Álvaro Siza, no Porto, que reúne diversas maquetes de arquitetura de Álvaro Siza;
  • Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, que traz uma maquete sensorial, permitindo a interação de deficientes visuais;
  • Estúdio Ruy Ohtake, em São Paulo, com diversos projetos e mobiliários do mestre da arquitetura.
  • Quer saber mais sobre essas representações de importantes projetos? Viaje com a Portobello e conheça maquetes de arquitetura icônicas!
  • Maquetes de arquitetura são uma representação palpável dos projetos (Projeto: Alex Atala)

Comentários