Menu

Open House

20/11/2020 - Schayla Jurk

Você já parou para pensar na maçaneta de casa? Olhou com bastante calma para os puxadores das gavetas? Estes elementos são parte da nossa rotina e, muitas vezes, nem avaliamos a importância de uma maçaneta e um puxador para abrir a porta e a gaveta. Este também é um ponto de questionamento sobre a decoração. No conjunto final, maçanetas e puxadores são peças que agregam no decor e fundamentais para a segurança.  Além da questão estética, portas e gavetas são parte de um projeto arquitetônico e a maçaneta e o puxador têm um importante papel na agilidade e funcionalidade da casa. 





Levar em consideração questões básicas como intensidade e quantidade de pessoas trafegando, material da maçaneta, tipo de gaveta que será colocado o puxador facilitará na definição do modelo mais seguro. A escolha de um puxador para um móvel não é tão simples e está atrelado a vários fatores.  É importante destacar que por ser um acessório com muita personalidade o puxador pode modificar completamente um móvel. E também que não existe uma regra para essa escolha. “Utilizar um puxador pequeno, do tipo botão, ou grande, como uma alça, pode não alterar em nada na funcionalidade, mas modificar completamente a questão estética. Para encontrar um com a funcionalidade adequada é importante observar qual o tipo de fechamento das portas, se são de abrir ou de correr, e também a altura onde estão localizadas, para que fique ergonômica a abertura.”, explica Josiane Piazza da Rosa, associada do NCD Regional Floripa e especializada em maçanetas e puxadores. Dicas importantes porque beleza definitivamente não é tudo na hora de escolher a maçaneta e o puxador e a qualidade do produto, o tipo de material, a reputação da marca serão decisivos no dia-a-dia. 



Pensando no visual, existe uma infinidade de maçanetas e puxadores de alumínio, latão, aço inox, zamac, porcelana, cerâmica.  O modelo redondo é só girar que abre a porta e a alavanca empurra para baixo e mais fáceis de usar, por isso são indicadas para casas com idosos. “Importante lembrar onde a instalação será feita, litoral pede puxadores em inox que tende a ser mais resistente. Materiais naturais tem sido cada vez mais tendência, couro, corda, mas metais prevalecem, a inovação fica com os acabamentos”, destaca Gabrielle Lazzarotto da Top Mobile, associada do NCD Regional Vale e especializada em maçanetas e puxadores. “Quanto a estética, um móvel com muitos detalhes pode demandar a escolha de um puxador mais neutro, que não vá interferir nessa personalidade, enquanto um móvel mais simples pode ser valorizado com linhas mais ousadas nos puxadores, ou mesmo a composição com várias peças em uma mesma porta”, reforça Josiane.




A indústria não para de inovar na criação de maçanetas e puxadores. Nas portas de entrada a tendência indica puxadores cada vez maiores e que substituem as maçanetas. As linhas retas e design arrojado também despertam a atenção dos consumidores. E não para por aí. Maçaneta que suporte o uso intenso já é realidade no mercado brasileiro. “A indústria nacional de puxadores está constantemente investindo em tecnologia e qualidade, sendo os puxadores brasileiros destaque em vários países do mundo por essa característica. Embora muitos padrões e tendências na área de móveis ainda sejam ditados por países europeus como a Itália, o Brasil destaca-se por acompanhar as grandes tendências mundiais e investir fortemente em design. As principais apostas neste mercado são o design e também a ampliação nas cores dos acabamentos oferecidos, o que torna cada puxador único e amplia as possibilidades de personalização dos móveis”, explica Josiane. Afinal, a praticidade também é creditada aos processos de inovação no design. 




Numa perspectiva do visual a definição dos materiais e os acabamentos determinam a combinação das maçanetas e fechaduras com a decoração dos ambientes. Os elementos fundamentais para garantir qualidade e beleza são o “tamanho adequado, alinhamento nos estilos (móvel clássico + puxador clássico, por exemplo), combinação de tons e texturas com o ambiente e escolher uma marca de qualidade para que tenha durabilidade”, reforça Gabrielle. Desta forma, o puxador e a maçaneta conquistam o status de personalidade e contribuem para mudar a estética de um móvel e uma porta. 





A ergonomia é um critério relevante para arquitetos e designers na definição da maçaneta e puxador diante de uma variedade de produtos. O uso constante destes elementos desperta a atenção e, principalmente, um cuidado especial com a funcionalidade nos ambientes. Um puxador de gavetas e armários do quarto, da cozinha, da sala, do escritório, do banheiro determinam peças diferentes para cada caso e espaço e diferem de uma maçaneta de portas de cada cômodo para a entrada da casa. A praticidade também nem sempre depende destas peças, mas “muitas vezes sim, desde que adequado ao tamanho do móvel para que não precise buscar onde pegar. Para gavetas mais pesadas também o puxador precisa ter uma pega melhor”, define Gabrielle.

 



 




Comentários