Menu

4 mitos sobre iluminação LED

05/02/2021 - Equipe Comunicação/Avant

LUZ

Radiação eletromagnética capaz de produzir sensação visual. Quando atinge uma superfície, pode ser absorvida, refletida ou transmitida.





As lâmpadas LED são sinônimo de economia e sustentabilidade, apresentando alta eficiência energética, consumindo até 80% menos que as lâmpadas incandescentes e halógenas. Esta lâmpada possui diversos modelos e potências para substituição das lâmpadas tradicionais (Retrofit), como também para iluminação geral, decorativa e para destacar um elemento. 






1- LED não esquenta?

Quem nunca queimou a mão ao trocar uma lâmpada? As antigas lâmpadas incandescentes, halógenas e fluorescentes gastavam mais sua energia produzindo calor do que luz. O LED também esquenta, só que em menores proporções, já que 95% de sua energia é transformada em luz, sendo muito mais eficientes.





2 – As lâmpadas LED são recicláveis?

Grande parte dos componentes de LED são recicláveis, ao contrário de lâmpadas antigas que continham mercúrio presente em sua fabricação e não podiam ser descartadas em qualquer lugar. O LED não faz mal pra saúde e pode ser descartado no lixo comum para coleta.





3- LED não queima?

Em condições normais, o LED dura cerca de 25 mil horas, muito acima de produtos convencionais, exceto nos casos em que ocorrem sobretensão ou grande aumento de temperatura, por isso, no caso de lâmpadas, é imprescindível usá-la em luminárias que dissipam calor. Leia sempre as informações contidas na embalagem!





4- É mais caro?

Muitas pessoas compram produtos fluorescentes por serem um pouco mais baratos, porém a eficiência luminosa e a durabilidade do LED são muito maiores, em alguns casos a economia na conta de luz pode chegar a 90%. Além disso, com a popularização da tecnologia, essa diferença de preço caiu muito para o consumidor final.




Comentários