Menu

Pixel

03/05/2024 - Comunicação NCD

Vamos jogar Jenga? Isso, mesmo! O jogo de estratégia e movimentos, para passar os blocos da base para o topo, exige habilidade e cuidado para não derrubar a torre. A brincadeira comum de várias gerações é também inspiração para os prédios e escritórios empilhados que trazem uma inovação geométrica. A construção cria uma memória afetiva do instigante desafio do jogo, uma forma divertida de estimular concentração, raciocínio, lógica e muito equilíbrio. Essa também é a sensação que as estruturas com vãos salientes, cavidades recuadas e terraços escalonados criam ao olhar as paredes que parecem blocos de madeira. É a estética assimétrica semelhante à Jenga, que faz os edifícios parecerem realmente pixelizados à distância. 





A arquitetura reconhecida como uma versão pop da edificação traz a essência do nome Jenga, derivado da palavra suaíli Kujenga, que significa 'construir'. O estilo moderno aparece no arranha-céu de 77 andares do MahaNakhon de Buro Ole Scheeren em Bangkok. A torre mais alta da Tailândia é considerada o “Príncipe dos Pixels”. Uma inovação com recursos de um estilo que tem em média 10 anos e aparece como algo inusitado nas cidades. As varandas em cascata do 251 1st Street by ODA em Nova York também revelam essa técnica nas residências dos andares superiores um espaço ao ar livre e vista para o horizonte de Manhattan. Os terraços recuam e sobem em uma conexão com a 1st Street e a movimentada 4ª Avenida.







As estruturas até podem parecer inacabadas, como se o jogo estivesse abandonado no meio da partida, mas passam por um momento “influencer” que já domina as cenas nas cidades do mundo e revelam soluções atemporais e modernas. É o caso do The Entrelace de Buro Ole Scheeren em Singapura que experimenta o estilo Jenga, empilhando enormes volumes de cubos para criar um modelo de habitação. A estrutura tem 31 blocos, com 1.040 apartamentos de tamanhos variados, que reúnem oito grandes pátios hexagonais e espaços comuns ao ar livre. Uma visão projetual que traz identidade à cena urbana, adicionando uma série construtiva icônica no século XXI nos horizontes das rotinas frenéticas da cidade. 




Fonte:  Jenga Architecture - Design & the Bottom Line / 10 pixelated and Jenga-style buildings that tick all the boxes / Behind the Building: Herzog & de Meuron’s “Jenga Tower”

 

 

Comentários