Menu

Imersão NCD traz uma reflexão sobre o futuro da arquitetura

17/09/2021 - Schayla Jurk

De onde a gente veio e para onde estamos indo? A pergunta complexa direcionou um grupo de profissionais convidados e lojistas do NCD, Núcleo Catarinense de Decoração, numa verdadeira imersão sobre o futuro. Os profissionais de todo estado foram estimulados a pensar na vida e no negócio e por isso receberam um convite inusitado com a foto de cada um no presente e no futuro, criando uma relação prévia com o pensamento para os próximos anos e trazendo indícios de uma programação que desperta olhar para o futuro. As ferramentas que ajudam a criar relações mentais para planejar e tenta descobrir os desafios da profissão nos próximos 10 anos surgiram numa programação intensa no Majestic, em Florianópolis, com conexão e conteúdo. 






As descobertas sobre o futuro começaram com a agitada palestra de Luiz Fernando Garcia. O empresário, empreendedor, professor, psicólogo, orientador e consultor reuniu todos estes perfis para uma dinâmica interessante e eficaz na construção de um novo ciclo profissional com motivações para intervir a longo prazo na maneira de ser e fazer arquitetura. Um início importante para o design thinking e para traçar os planos de uma abordagem que permite olhar todos os elementos no processo de inovação. Na sequência, Solange Mata Machado trouxe um olhar para dentro do escritório e para dentro de si que transformou a imersão num verdadeiro mergulho na carreira. Solange é pós-doutora em aplicação da neurociência em inovação, doutora e mestre em inovação e competitividade. 





O processo de inovação e criatividade está no DNA da condução de Solange que desenvolveu um método de trabalho com os profissionais e lojistas do NCD que começou na tarde de domingo, dia 12 de setembro, com divisões em 8 grupos para discutir todas as etapas do processo de entender e planejar o futuro. 





A programação do primeiro dia terminou com um coquetel no The Roof e continuou no dia seguinte com a volta da formação dos grupos para finalizar as discussões e construir as conclusões sobre a arquitetura daqui a 10 anos. A Imersão NCD terminou no final da manhã de segunda-feira e os convidados seguiram para o NCD Summit 2021, compondo a plateia vip deste evento híbrido com nove grandes nomes nacionais e internacionais encerrando essa jornada pelo conhecimento.














Comentários