Menu

Decoração de Natal: cuidados com a instalação de enfeites luminosos

05/11/2021 - Schayla Jurk

Com a proximidade do Natal, chega aquele momento de pensar na decoração da casa e dos espaços. Vale apostar na árvore com bolinhas, presépio e, claro, os tradicionais pisca-pisca. As famosas luzinhas de Natal trazem um charme para as celebrações desta época do ano, mas também facilmente aparecem na categoria dos cuidados. Afinal, um produto de má qualidade ou descuido na instalação podem representar risco de acidente. Ninguém quer passar a festas de fim de ano em médico ou no hospital, não é mesmo? Então para que nada atrapalhe esse clima de Natal, vale apostar na informação para garantir uma montagem da iluminação bonita e segura. Por isso, vamos compartilhar hoje um checklist do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia) com as recomendações na compra dos produtos.



Nome ou a marca ou o logotipo do fabricante/importador;

Razão social, endereço e CNPJ;

Tensão do produto em volt (V) e potência máxima do conjunto em watt (W); Seção nominal do cabo deve ser de no mínimo 0,5 mm².




Pronto! Produto comprado e vamos para a etapa de instalação. Esses produtos produzem efeito incrível na iluminação, mas o risco de incêndios ou circuitos também existe e aí vale todo excesso de zelo. Vamos aos princípios básicos da colocação de luzes: 




– Seguir as instruções do fabricante que estão descritas na embalagem;

– Atenção com o décor ao ar livre.  Confirme que as luzes são adequadas para área externa. Instalar uma lâmpada da área interna no espaço exterior pode significar um choque elétrico e riscos de incêndio;

– Os pés com calçado emborrachado são essenciais quando pendurar luzes no alto e ao ar livre. Esses materiais evitam a condução de energia elétrica, reduzindo o risco de choque elétrico;

– Desligue todas os pisca-pisca quando sair de casa;

– Não coloque tecido ou papel em cima da uma lâmpada;

–Luzes com tecnologia LED gastam menos e também são mais seguras na comparação com os modelos tradicionais;

– Evite conectar muitos dispositivos elétricos na mesma tomada para evitar incêndio;

Com essas dicas você vai utilizar com eficiência e segurança as luzes de Natal e evitar que a festa não acabe mais cedo por descuido. A iluminação traz um encantamento todo especial. Casas, prédios, praças e comércios decorados com enfeites e iluminações coloridas chamam a atenção e despertam o espírito natalino.


Fonte: Uol e Revista Casa e Jardim



Imagens: Pinterest

Comentários