Menu

NOVO NORMAL

07/04/2020 - Equipe NCD

A criatividade é a palavra que define também esse momento produtivo dos lojistas do NCD, mas com doses bastante consistentes de cuidados com os colaboradores.  O Núcleo Catarinense de Decoração conversou com proprietários de lojas de vários segmentos que compartilharam conosco como o trabalho em casa se tornou realidade em tempos de coronavírus e como pensaram as ações com os decretos que suspenderam as atividades presenciais para diminuir a circulação de pessoas pelas cidades. O planejamento rápido a partir do decreto do Governo de Santa Catarina norteou as decisões de Andreza Michelon, franqueada da Bontempo Florianópolis. “No primeiro momento a atitude foi parar as atividades, orientar todos que ficassem em casa e dar o suporte de informática para o trabalho que estavam fazendo, mas agora home office. Assim que recebemos o aviso de que o comércio deveria ser fechado, eu reuni a equipe e pedi para que todos já levassem o seu equipamento para casa. Os colaboradores que não podiam fazer isso porque não tinha transporte, nós ajudamos e inclusive instalamos o equipamento para possibilitar todo acesso ao servidor da loja. Num segundo momento a gente começou a se preocupar com a estrutura de cada colaborador que precisasse de um monitor, uma cadeira mais confortável e material de trabalho”, explica. A empresa adotou a modalidade de Home office. Esse sistema de trabalho em casa também faz parte da atual rotina da Puxare. “Eu, como lojista, e também a maioria dos colaboradores da área de vendas está prestando consultoria e atendimento também nessa modalidade de trabalho. Todas as lojas estão preservando pela segurança e saúde dos colaboradores e familiares. Por isso, contatos pessoais não estão acontecendo. É uma época que a gente prioriza para uma evolução do pensamento para entendermos que precisamos usar mais a tecnologia, principalmente no período que vem pela frente”, explica Josiane Piazza.



A quarentena impôs uma forma totalmente nova de vivência e uma quebra repentina de rotina para várias lojas que tiveram que adotar o Home Office.  Na LCL, no sul do Estado, a principal mudança são as operações de loja que estão paradas, mas os colaboradores continuam atuando na modalidade de trabalho de casa. “No momento trabalham colaboradores da administração, vendas e marketing e e-commerce. Nós temos plantão para entregas a domicilio com um motorista e ajudante. O presidente e nós diretores também estamos trabalhando Home Office”. Essa modalidade de trabalho agora também faz parte da rotina da Casa12. “A gente se propôs, desde o início, a trabalhar em Home Office. As equipes de vendas também permaneceram atendendo nos sete primeiros dias por meio dos celulares da empresa’, explica a sócia Ana Napoli Furnaleto. O sistema não trouxe muita estranheza para Andrea Zillioto que já utiliza o Home Office na rotina e também incorpora as vendas on-line no dia a dia da J.Zillioto. “O trabalho acaba sendo ‘normal’ comparado com a rotina da loja, exceto pela ausência do atendimento presencial”.


No entanto, um modelo híbrido de trabalho também está sendo adotado por alguns lojistas. É o caso, por exemplo, da Portobello Shop, Casa 12 e Bontempo Florianópolis. O Home Office é compartilhado com medidas pontuais como as férias e os treinamentos. Na Casa12, os colaboradores trabalharam de casa por 7 dias e depois entraram em férias coletivas. A partir desse momento, os sócios Ana, Luis e Cristiane assumiram o trabalho em Home Office. “A casa12 utiliza um sistema de trabalho que permite o acesso remoto e isso facilita a atuação no setor financeiro e também para o envio de orçamentos. Todos nós de onde estamos conseguimos acessar as informações e também dar respostas para os nosso clientes. A gente tem um canal direto com os arquitetos e é por lá que passamos fotos, informações e orçamentos. Sempre tentamos ser os mais ágeis”, explica Ana. Já na Portobello Shop as principais ações incluem antecipar férias que já estavam previstas e também considerar as folgas de bancos de horas. Além disso, os colaboradores têm um importante papel na qualificação. “Todos os colaboradores tem a missão de participar de capacitações como o EAD Portobello para deixar os cursos em dia, participação das lives do NCD e também treinamentos com os parceiros como Docol, Portokoll e cursos técnicos da Portobello. O dia é bastante corrido e a produtividade está sendo grande. Os negócios não estão sendo gerados nesse momento. A quarentena está valendo para os colaboradores e para os clientes”, explica Marcello de Oliveira, executivo da Portobello.



A possibilidade de unir várias ações é também a estratégia na Bontempo Florianópolis.  Andreza explica que a intenção é manter as equipes em casa, mas ao mesmo tempo estimular a qualificação por meio dos EADs disponibilizados pela Bontempo e do NCD para que estejam conectados de alguma maneira. A loja também adotou as férias para determinados setores e o sistema Home Office para as equipes de vendas. “Os colaboradores da limpeza, recepção e administrativo também estão de férias. A equipe comercial e de conferência continua em bastante atividade. Os profissionais de vendas eu peço para fazerem aproveitamento do dia, incluindo os EADs que são disponibilizados pela Bontempo”, destaca Andreza.



As rotinas nesse período incluem organização, elementos que contribuem para um acesso às informações e um ambiente colaborativo. O executivo Marcello de Oliveira da Portobello Shop conta que o Home Office é pautao com a organização das tarefas, com horários marcados. “Todos os dias eu tenho reunião de diretoria entre 8h e 9h. A próxima etapa é entre as 9h e 10h e tenho reunião com os gerentes das lojas e com as equipes. Na sequência, às 11h temos reunião de diretoria com o financeiro, RH, o proprietário da franquia, César, e as gerentes para passarem um panorama das ações da franqueadora e do mercado para as equipes”. Andreza Michelon também faz reuniões diárias “Num primeiro momento as conversas eram individuais. Agora já instituímos uma rotina de reunião diárias. Todos os dias, às 9h, fazemos uma reunião de vendas”. As conversas com os colaboradores faz parte da rotina na LCL. “Todos os dias fazemos conferências das tarefas e repassamos as alterações necessárias nesse momento”, conta Flávia Lole. 



Comentários