Menu

"Estou na correria!" - como lidar com as cobranças em relação ao tempo?

13/08/2021 - Schayla Jurk

É comum nos aplicativos de mensagem o uso da frase: estou na correria! Mas, que pressa toda é essa? Uma relação saudável com o tempo, ainda mais num momento em que o mundo todo parece estar mais acelerado, exige organização da rotina. O planejamento do tempo deve ser feito tanto das demandas profissionais e pessoais, que incluem lazer e momentos de descontração.  "O tempo pode ser teu amigo ou teu inimigo. Por isso, é importante ter cuidado para não deixar com que a pressa ou com que a falta de equilíbrio sejam empecilhos para a felicidade", explica o médico André Manoel, que trabalha com medicina de estilo de vida, em Florianópolis, e revela importantes maneiras para lidar com o tempo que influencia diretamente o nosso cotidiano.






Isso não significa apostar numa rotina diária perfeita, mas adequar o tempo ao estilo de vida de uma maneira saudável. “Eu lido bem com o tempo. O que é urgente eu resolvo e as demais demandas eu resolvo conforme a possibilidade do dia. Não fico sem dormir, porque  'tem muito' para fazer”, conta Aline Zaro, lojista associada do NCD Regional Oeste. Este equilíbrio é muito importante e o alerta dos especialistas é evitar o extremismo.  Nem todo mundo precisa acordar às 5h da manhã. Essa rotina até pode fazer parte da vida de algumas pessoas, mas não precisa ser a de todos. 





Estabelecer horários para dormir e acordar pode ser  um bom começo.  "A pessoa pode estipular acordar relativamente cedo por pelo menos cinco a seis vezes por semana, e ter um dia para dormir e descansar mais um pouco. Não é preciso seguir uma regra padronizada", enfatiza o médico Manoel. Lição bastante aplicada no dia a dia da Selma Comin, lojista associada do NCD Regional Sul, que explica que eleger prioridades faz parte da rotina. “Não conseguimos fazer tudo, dar conta de tudo! Prioridades. Essa é a meta do dia. Organização e foco para as tarefas mais importantes. E também delegar essas tarefas. Equipe treinada e afinada para conseguir cumprir os cronogramas. E o que ficou para trás, resolvemos no dia seguinte”, destaca Selma. Esta organização contribui para eficiente combinação de estratégias + saber como administrar o tempo para atingir metas.






Atualmente é muito comum ver as pessoas sofrendo de cansaço ou tendo a impressão de que não vão dar conta das coisas. A Vivian Siebert é expert neste desafio e está buscando alternativas para conciliar todas as tarefas. Uma pequena ajuda dos colaboradores está incentivando a mudança de hábitos. “Estou até rindo deste questionamento porque olha só o livro que estou lendo: “Faça tempo. 4 passos para definir a suas prioridades e não adiar mais nada”. Ganhei da minha equipe par definir as minhas prioridades e estabelecer foco para não faltar tempo para nada.”, explica a lojista associada ao NCD Regional Norte. Essa percepção é importante identificar e vislumbrar alternativas que possam ajudar a reorganizar as rotinas.






A rotina deve existir até para planejar o bom andamento do dia e a ordem das demandas pode ser ajustada de acordo com a realidade de cada indivíduo. “Organizar a agenda. Não se cobrar tanto, porém não procrastinar. Procurar um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, incluindo nisso a alimentação, exercício físico e as relações sociais. Não é simples, mas é totalmente possível”, explica Erick Tavares, lojista associado ao NCD Regional Sul. Uma premissa bastante relevante para o médico André Manoel que destaca a necessidade de cuidar também da alimentação e do sono.  "O que não pode acontecer é ter uma ausência total de rotina, que de fato, pode atrapalhar o nosso funcionamento ao longo do dia", ressalta. Na prática é olhar com cuidado para o tempo, gerenciar a rotina não necessariamente programando cada segundo, mas entender e estabelecer um controle sobre as tarefas possíveis e a necessidade de equilibrar todas as esferas da vida. 





Pontos que podem ajudar na organização do tempo por André Manoel:

 

1 – Organizar o dia: o primeiro passo é entender um pouco melhor as rotinas e saber organizar a vida profissional e a pessoal com os compromissos diários;

 

2 – Alimentação: ter um tempo para preparar e degustar as refeições do dia, neste caso focamos nas três principais: café, almoço e jantar, é fundamental;

 

3 – Atividade física: ter foco e manter o ritmo dos exercícios – não importa a modalidade – o importante é praticar algo que te faça bem;

 

4 – Tele/Trabalho: com a vinda do teletrabalho os horários acabaram se misturando dentro de casa. E o médico destaca que é bem importante manter limites a fim de que a pessoa possa se sentir plena e realizada no trabalho e nas outras áreas também.



Fotos: Freepik

Comentários