Num momento de pandemia e crise as empresas costumam sair mais
fortalecidas e com novos hábitos. Essas são as premissas de vários
especialistas que, inclusive, sugerem que essas transformações podem ser
vantagens competitivas para o negócio. A
organização do Home Office faz parte desse processo e inclui cuidados com a
rotina. Andrea Zillioto explica que tenta manter o hábitos que costumava adotar
antes da pandemia, mas com adaptações. “Eu tenho o meu cantinho e Home Office
em casa e a minha rotina eu mantenho ao máximo da maneira que executo na
empresa. Eu acordo cedo, troca de roupa para não ficar de pijama, tomo um bom
café da manhã. Eu troquei a minha cadeira para ser mais ergonômica e
confortável para eu ficar mais à vontade para trabalhar. Durante o dia eu fico
atenta ao e-mail e whatshapp, sempre atendendo clientes e fornecedores”.
A forma de trabalho também inclui a escolha das ferramentas utilizadas
nesse momento de transição que são variadas e cada loja trabalha com o sistema
que faz mais sentido em cada atuação. Na LCL, o whatshapp é a plataforma que
funciona melhor para a comunicação com os colaboradores e também com os
clientes. “Os gerentes das lojas estão de plantão para a necessidade de
orçamento e continuidade de negociação de pedidos e estão fazendo essa ponte
com os clientes por meios on-line e mídias sociais. Estamos produzindo reuniões
virtuais pelo Zoom e pelo Hangout, mas o whatshapp é que mais funciona para
gente”, explica Flávia Lole. Na Bontempo
Florianópolis o sistema de trabalho da franquia possibilita um atendimento
on-line com o máximo de precisão. “Uma coisa interessante do meu segmento é que
trabalhamos com showrrom e, numa situação dessas, como apresentar o produto?
Essa é a vantagem de fazer parte de uma rede de franquias e ter todo suporte de
vídeos, material técnico e didático explicando cada etapa para o cliente. Eu
tenho muita foto de montagem e praticamente consigo mostrar todos os
acabamentos da Bontempo com luz natural. Essa é uma estratégia muito boa nesse
momento”, revela Andreza Michelon, franqueada da marca. Na Casa12 o whatshapp
também é a ferramenta que neste momento funciona de maneira mais eficaz no
relacionamento com os clientes e também entre os sócios. “É um grande desafio,
uma forma diferente de trabalho. Aprendemos muito e usamos bastante o whatshapp
para reuniões entre nós três sócios. Vamos aguardar as recomendações para que a
gente consiga sempre promover dentro da nossa empresa um ambiente seguro para
receber os clientes’, conta Ana Napoli Furnaleto.
O uso da tecnologia e a relação com a forma de consumo é um fator que
tem chamado a atenção da Andrea Ziliotto muito antes da pandemia. A lojista
explica que nos últimos anos percebe essa movimentação do cliente que prefere
ser atendido por whatshapp e e-mail, principalmente o cliente corporativo que
não tem muito tempo. Quando o cliente contrata um arquiteto e tem um projeto, existem
mais detalhes e precisa que o atendimento seja presencial. Por isso, nesse
período de quarentena utiliza as ferramentas que já tem em mãos para continuar
fomentando negócios. “No atendimento Home Office nós temos imagens digitais dos
fornecedores e acabamentos que são muito importantes nesse processo. A gente
tenta executar no Home Office aquilo que fazemos na loja. Nós também já
trabalhamos muito com e-commerce e isso facilita nesse momento”, destaca. Na
Puxare a tecnologia também é aliada e possibilitou novas ideias nessa fase de
lojas com restrições de atendimento. “A gente está implantando o sistema de
delivery, com horário agendado, sem ninguém comparecendo ao estabelecimento
comercial. Eu também estou priorizando uma forma de pagamento totalmente
virtual para que o meu entregador não tenha nenhum contato para o pagamento e
dessa forma fazer a prevenção para que tudo isso passe logo”, explica Josiane.
As mudanças são necessárias, a partir dessa realidade de ter que
trabalhar em casa e trazem bons exemplos e inovações. “É possível trabalhar remotamente. O bolo é uma tradição na loja, todo
mundo que vai na Bontempo sempre tem algo para comer junto com o café e chá.
Nessa semana fizemos algumas produções caseiras e entregamos pessoalmente para
alguns especificadores, sem nenhum contato, cuidados com álcool gel e luvas.
Uma maneira de continuar com esse carinho com os profissionais”, conta Andreza.
Na Portobello a confraternização surgiu de uma maneira virtual, mas trouxe
ainda mais proximidade entre os colaboradores. “Promovemos, inclusive um happy
hour virtual com nossos colaboradores para agradecer a saúde, mostrar a casa,
os familiares. É uma maneira de confraternizar’, conta Marcello.
Neste momento em que lojistas, empresários e colaboradores já
encontraram novas formas de fazer negócios surge um novo momento na rotina. É a
retomada e as formas que farão parte dos novos modelos de ações que norteiam o
planejamento. “Todo mundo buscando aperfeiçoamento e conhecimento sobre essa
interação e atendimento sem tanto contato físico e deslocamento, mas fazendo as
coisas aconteceram da maneira que a gente precisa porque os projetos devem
continuar e as obras evoluírem para não somente fazer a economia girar, mas
também fazermos o nosso país crescer, destaca Josiane. No Sul do Estado, Flávia Lole já projeta a
retomada. “Agora também estamos planejando o nosso retorno, nossa volta e como
serão as ações para a reabertura das lojas”.
Na Casa 12, Ana e os sócios
estudam as possibilidades de rotinas ainda mais seguras. “Nós também estamos
estudando formas para realizar os atendimentos em casa para que apenas uma
pessoa acompanhe esse processo. A gente espera que tudo se normalize para que
possamos retomar o serviço de instalação e entrega. Já utilizávamos protetor
para calçado, luvas e agora vamos incluir máscaras”.
Andreza avalia o momento com otimismo e uma
nova percepção de mercado. “O mais importante nesse momento de Home Office é
passar segurança para o cliente. Esse é o lado positivo de participar de um
Núcleo como o NCD e também de ter um negócio que faz parte de uma rede de
franquias porque o cliente certamente ficará mais seguro comprando de marcas
que estão unidas, que tem respaldo e assessoria. Isso fará muita diferença e
será um momento crucial no mercado. Eu creio que isso é possível e estou
mantendo a equipe motivada, engajada e focada”.