Menu

A importância da especificação no projeto

17/07/2020 - Equipe Marketing

Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito”. A célebre frase de Oscar Niemayer direciona o olhar para a arte de projetar na essência unindo beleza, funcionalidade, conforto e praticidade. Simplesmente porque um projeto vai muito além do dimensionamento dos espaços e de uma simples decoração. Uma ideia colocada no papel que norteará todas as fases de uma futura morada, um office ou uma área de lazer passa por uma importante etapa que é a especificação. 





Os acabamentos, louças e metais quando são instalados, por exemplo, possibilitam uma visualização do banheiro e da cozinha, mas há diferentes padrões de qualidade e diversidade estética que exigem uma análise criteriosa no projeto. Um ponto crucial é conhecer os elementos importantes para especificar acabamentos para registros de pressão e gaveta. Juliana Tomazi que tem experiência com projetos de arquitetura de interiores, gerenciamento de obras e área comercial e há 2 anos atua na Docol com a especificação de louças e metais sanitários na região de Santa Catarina explica que o profissional deve observar o fabricante do registro, bitola da tubulação, forma de acionamento, localização dos registros e quantidade para uma efetiva especificação de acabamentos para registros e gaveta.





A especificação é uma fase que une vários segmentos que pensados em conjunto criam um resultado de total eficiência em todos os aspectos.  As inovações tecnológicas trazem produtos que criam infinitas possibilidades num projeto. Um composto sólido sintético formado por 1/3 de resina acrílica e 2/3 de hidróxido de alumínio tem atraído a atenção dos profissionais do decor como alternativa para as tradicionais bancadas de pedra natural, como o granito e o mármore. O produto tem beleza, versatilidade e resistência de impacto. A Account Manager -Residencial, Ana Núbia Jacob, explica que o Corian é duradouro como pedra, resiste a muitos produtos químicos e condições físicas adversas. Não existe nenhum risco de deterioração pela separação das camadas, não se decompõe, resiste praticamente a qualquer mancha, apresenta uma elevada resistência térmica e ao impacto, e não necessita de cuidado especial. 






Por isso, a importância de projetar avaliando e detalhando todas as etapas de execução e do emprego de materiais de boa qualidade será imprescindível para um conceito completo. Os esboços, croquis ou até mesmo projetos falhos e com falta de informações comprometem, por exemplo, uma montagem de móveis ou um assentamento de pisos. As especificações técnicas, os materiais serão os elementos principais do documento que vai garantir que tudo saia como criado e planejado. O sistema de climatização, por exemplo, é questão essencial para garantir a eficiência energética  de uma obra. O resfriamento, aquecimento, desumidificação, ventilação, qualidade do ar estão diretamente ligadas as decisões do arquiteto e designer no processo de projetar levando em consideração a luminosidade solar, as dimensões e posições dos espaços e acabamentos como a utilização do vidro. Diego Coelho, supervisor Sell Out Daikin Região SP e Sul da Daikin explica que o profissional deve avaliar três pontos importantes da tecnologia: o AR CONDICIONADO com climatização focada no conforto do usuário independente da temperatura externa, o COMPRESSOR NEODYMIUM com redução no consumo de energia e maior durabilidade do compressor inverter e o REFRIGERANTE R-410A/R-32 que fluido ecologicamente correto e busca contínua de soluções para o meio ambiente.





O arquiteto e designer de interiores são tecnicamente capacitados para solucionar problemas de diferentes obras. Juliano Bustamante, gerente de produtos e Luciano Rosito, diretor comercial que atendem a Luminus, loja associada no Oeste do Estado, alertam para os cuidados com a poluição luminosa. A especificação deve considerar as interferências em outros sistemas independentes do ambiente em questão, ofuscamento ao sistema viário, ofuscamento aos pedestres, ofuscamento à vizinhança, luz intrusiva, sistema elétrico e localização de fixação.





Já Sidney da Rosa da Light Luz no Norte do Estado ressalta a importância dos blocos dos blocos de sketchup, os modelos virtuais de produtos que possibilitam fazer interações no ambiente virtual, simular espaços personalizados, calcular e produzir em escala.






Neste processo uma etapa importante é a compra dos produtos e matéria prima para execução. Nesta fase do projeto o profissional não estará limitado a escolha de produtos que são tendência, mas avalia uma série de exigências dos ambientes para adequação técnica e ao gosto do cliente.  Aqui caberiam uma série de exemplos em todos os segmentos de produtos. A Cristiane Cantelli, profissional com atuação em empresas grande porte de segmentos diversos com destaque para consultoria de empresas na área de Ergonomia de processo e produto, além de Fisioterapia do Trabalho alerta para a importância da ergonomia, por definição, associada ao ambiente de trabalho, mas aplicável em todos os ambientes do cotidiano. Especificar um produto ergonômico é pensar no bem-estar e considerar a saúde física e mental das pessoas que usaram determinado elemento do espaço para as atividades do dia. A especificação realizada com clareza e detalhamento pode ser um diferencial na carreira e revelará a qualidade de um trabalho por definir minuciosamente cada detalhe do projeto. 





Pensando nessa fase tão essencial do projeto o NCD criou o Road Show. O encontro virtual gratuito reuniu arquitetos, designers e especialistas das seis regionais do NCD: Sul, Norte, Vale, Oeste, Floripa e Litoral para um intercâmbio sobre a especificação em diferentes áreas do setor.  “O Road Show surgiu como uma maneira de atender a uma demanda do mercado. A especificação é uma etapa muito importante que determina critérios de escolha dos produtos. Os profissionais avaliam qualidade, durabilidade e funcionalidade que vão muito além da questão estética, mas entendemos que esse processo é complexo e o conhecimento sobre especificação contribui muito na transformação em realidade do projeto que ainda está no papel. É assim que nasce o Road Show”, explica Marcio Moreal, presidente do NCD.




Comentários