Menu

Projetando o conforto térmico

19/06/2020 - Equipe Marketing

O legado do ar condicionado trouxe alterações nas estruturas arquitetônicas e contribui para existência dos enormes prédios da era moderna.   Esse equipamento criado em 1902 por Willis Carrier possibilitou que nossos grandes edifícios modernistas aumentassem de tamanho e os arranha-céus surgissem em grande escala no mundo. Por isso, o arquiteto e designer são agentes fundamentais nos projetos de climatização e orientam nas decisões que são cruciais para um sistema eficiente nas construções. O planejamento garantirá beleza, mas principalmente traz a possibilidade de resfriamento, aquecimento, desumidificação, ventilação, qualidade do ar com eficiência energética. Um bom projeto é o ponto de partida, mas a definição dos produtos será fundamental para um sistema de climatização bem desenvolvido, bem instalado e bem conservado. A Daikin, marca pioneira em sistemas de refrigeração e condicionamento de ar no mundo, tem uma série de soluções que proporcionam conforto e economia.

 

Multi Split Advance





Antes de começarmos, é bom relembrar que Split significa “separado”, “dividido”. Sim dividido, no caso, em unidade interna, chamada de evaporador, e, unidade externa, chamada de condensador.

 

O que é um “Multi Split”?


Quando a unidade externa é conectada a mais de um evaporador ou unidade interna, nós temos o que chamamos de Multi Split.

Com o Multi Split Advance da Daikin é possível conectar até 5 unidades internas em uma única unidade externa e proporcionar a climatização de múltiplos ambientes com a máxima eficiência energética. As unidades internas podem ser controladas individualmente para atender melhor às necessidades de cada membro da família.

 

Quando instalar um Multi Split e não um Split individual


É comum clientes perguntarem aos instaladores o que é mais barato: usar Multi Split ou Split individual, um para cada ambiente. Bom, cabe aqui uma consideração importante antes de responder, tudo vai depender se o cliente tem muito, pouco ou nenhum espaço destinado ao condensador, a unidade externa.

Imaginem um apartamento que possui apenas uma pequena varanda e o proprietário deseja condicionar 3 dormitórios e a sala de estar. A pergunta começa a ser respondida a partir daí. Claro que não iremos propor a instalação de 4 condensadoras na varanda do apartamento e  talvez as normas do condomínio nem permitam tal instalação. Dessa forma,  ficaria tudo muito apertado, de difícil manutenção, sem falar que é um desastre estético para o prédio.

Agora, instalar apenas um condensador na varanda, mesmo que pequena, para atender os 3 dormitórios e sala de estar não seria espetacular? Pois bem, esta é a aplicação mais comum dos sistemas chamados de Multi Split.

Imaginem agora se o proprietário mora em uma casa térrea cheia de espaço e certamente instalar 4 condensadores para atender os 4 ambientes não seria um problema. As unidades externas poderiam até ficar atrás da casa, camufladas no jardim, sob o telhado onde existe muito espaço, desde que sejam respeitadas as distâncias limites exigidas para cada produto. Pois bem, neste caso, exceto se for uma solicitação do cliente, a instalação de um Split unitário (1:1) é mais comum.

 

Qual é a unidade interna ideal?


A Daikin oferece várias opções de evaporadoras que se conectarem à condensadora, e podem ser aplicadas de acordo com o projeto, como:

·         *Split Hi Wall: com design minimalista e qualidade em sua construção, o Hi Wall Daikin proporciona excelente conforto, controle de temperatura e operação silenciosa




·         *Duto: os modelos tipo duto possuem design slim e compacto, permitindo serem instalados facilmente em espaços limitados.




·       Cassete 1 Via: o design inovador e liso do painel torna difícil o acúmulo de poeira e a limpeza mais simples.




·        Cassete Multiflow Compacto: os aparelhos Cassetes possuem design diferenciado, próprio para ambientes sofisticados, tornando-se um equipamento discreto e com um baixo nível de ruído.