Menu

Projetando o conforto térmico

19/06/2020 - Equipe Marketing

O legado do ar condicionado trouxe alterações nas estruturas arquitetônicas e contribui para existência dos enormes prédios da era moderna.   Esse equipamento criado em 1902 por Willis Carrier possibilitou que nossos grandes edifícios modernistas aumentassem de tamanho e os arranha-céus surgissem em grande escala no mundo. Por isso, o arquiteto e designer são agentes fundamentais nos projetos de climatização e orientam nas decisões que são cruciais para um sistema eficiente nas construções. O planejamento garantirá beleza, mas principalmente traz a possibilidade de resfriamento, aquecimento, desumidificação, ventilação, qualidade do ar com eficiência energética. Um bom projeto é o ponto de partida, mas a definição dos produtos será fundamental para um sistema de climatização bem desenvolvido, bem instalado e bem conservado. A Daikin, marca pioneira em sistemas de refrigeração e condicionamento de ar no mundo, tem uma série de soluções que proporcionam conforto e economia.

 

Multi Split Advance





Antes de começarmos, é bom relembrar que Split significa “separado”, “dividido”. Sim dividido, no caso, em unidade interna, chamada de evaporador, e, unidade externa, chamada de condensador.

 

O que é um “Multi Split”?


Quando a unidade externa é conectada a mais de um evaporador ou unidade interna, nós temos o que chamamos de Multi Split.

Com o Multi Split Advance da Daikin é possível conectar até 5 unidades internas em uma única unidade externa e proporcionar a climatização de múltiplos ambientes com a máxima eficiência energética. As unidades internas podem ser controladas individualmente para atender melhor às necessidades de cada membro da família.

 

Quando instalar um Multi Split e não um Split individual


É comum clientes perguntarem aos instaladores o que é mais barato: usar Multi Split ou Split individual, um para cada ambiente. Bom, cabe aqui uma consideração importante antes de responder, tudo vai depender se o cliente tem muito, pouco ou nenhum espaço destinado ao condensador, a unidade externa.

Imaginem um apartamento que possui apenas uma pequena varanda e o proprietário deseja condicionar 3 dormitórios e a sala de estar. A pergunta começa a ser respondida a partir daí. Claro que não iremos propor a instalação de 4 condensadoras na varanda do apartamento e  talvez as normas do condomínio nem permitam tal instalação. Dessa forma,  ficaria tudo muito apertado, de difícil manutenção, sem falar que é um desastre estético para o prédio.

Agora, instalar apenas um condensador na varanda, mesmo que pequena, para atender os 3 dormitórios e sala de estar não seria espetacular? Pois bem, esta é a aplicação mais comum dos sistemas chamados de Multi Split.

Imaginem agora se o proprietário mora em uma casa térrea cheia de espaço e certamente instalar 4 condensadores para atender os 4 ambientes não seria um problema. As unidades externas poderiam até ficar atrás da casa, camufladas no jardim, sob o telhado onde existe muito espaço, desde que sejam respeitadas as distâncias limites exigidas para cada produto. Pois bem, neste caso, exceto se for uma solicitação do cliente, a instalação de um Split unitário (1:1) é mais comum.

 

Qual é a unidade interna ideal?


A Daikin oferece várias opções de evaporadoras que se conectarem à condensadora, e podem ser aplicadas de acordo com o projeto, como:

·         *Split Hi Wall: com design minimalista e qualidade em sua construção, o Hi Wall Daikin proporciona excelente conforto, controle de temperatura e operação silenciosa




·         *Duto: os modelos tipo duto possuem design slim e compacto, permitindo serem instalados facilmente em espaços limitados.




·       Cassete 1 Via: o design inovador e liso do painel torna difícil o acúmulo de poeira e a limpeza mais simples.




·        Cassete Multiflow Compacto: os aparelhos Cassetes possuem design diferenciado, próprio para ambientes sofisticados, tornando-se um equipamento discreto e com um baixo nível de ruído.




Em um mundo onde o espaço está cada vez mais caro e raro, o Multi Split tem seu lugar garantido, principalmente nas grandes cidades onde predomina cada vez mais a moradia em edifícios. Com o Multi Split Advance da Daikin você recebe a garantia de 2 anos para o produto total e 5 anos para o compressor.

 

Sobre a tecnologia Inverter


O Ar Condicionado mantém a temperatura estável de um ambiente a partir da definição do usuário. Quando a temperatura do ambiente fica acima ou abaixo do que foi definido, o equipamento é acionado para que volte a temperatura esperada.

Um compressor Não Inverter deixa a temperatura estável ligando e desligando o aparelho, o que consome muita energia.

O compressor Inverter, ao invés de ligar e desligar o compressor, simplesmente reduz ou aumenta a velocidade, gerando o mesmo resultado e minimizando o desperdício de energia.

Comparado com os compressores Não Inverter, esse modelo pode economizar até 70% de energia gerando os mesmos benefícios.




SkyAir Duto/Cassete






Ambientes sofisticados, amplos e de pé direito alto exigem um equipamento discreto e de baixo ruído, de forma que o equipamento passe despercebido pelos ocupantes do local. Desta forma, os equipamentos SkyAir Duto/Cassete da Daikin, que possuem estas características, tornam-se uma opção quando consideramos a flexibilidade de instalação e fácil utilização, principalmente em espaços como lojas e escritórios.

Primeiramente precisamos lembrar que “Cassete” diz respeito a um tipo de evaporador ou unidade interna. Esta é localizada no teto e encaixada sobre um forro que pode ser de gesso ou placas, sem afetar a eficiência, e não gera desconforto térmico devido ao fluxo de ar 360°, responsável pela distribuição da temperatura no ambiente.


O que é SkyAir Duto e Cassete?


SkyAir Duto: os modelos tipo duto possuem design slim e compacto, permitindo uma fácil instalação em espaços limitados e oferecendo um fluxo de ar mais agradável de acordo com a condição e o comprimento do equipamento.

SkyAir Cassete: os aparelhos Cassetes possuem design diferenciado, podendo ser encontrados na versão RoundFlow, próprios para ambientes sofisticados. O equipamento é discreto e com um baixo nível de ruído.



Aplicação do Cassete 4 Vias em ambiente comercial



Aplicação do Cassete 4 Vias em ambiente comercial


Sobre a Daikin


Fundada em 1924, em Osaka, no Japão, a Daikin é uma das companhias líderes globais do segmento de ar-condicionado. A Daikin Industries Ltd. Emprega mais de 76 mil funcionários no mundo e está presente em mais de 150 países. Com uma linha completa de ar condicionado com equipamentos do tipo Split, Multi Split, VRV e da linha Applied, possui equipamentos tanto para aplicações residenciais, como comerciais e industriais. A Daikin McQuay Ar Condicionado Brasil Ltda, está presente no país desde 2011, trazendo produtos de alta eficiência com baixo consumo de energia, oferecendo o melhor da tecnologia no mundo para os brasileiros. Possui showrooms em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), além de colaboradores de seu parque fabril, localizado em Manaus (AM) e equipes técnicas e de vendas por todo o país.

Comentários