Menu

Dietmar Starke + NCD

28/08/2019 -

A história de Dietmar com o Núcleo Catarinense de decoração começou em 2016 quando, junto com Fernanda Marques, foram os primeiros palestrantes do NCD em Pauta, evento que cresceu em grande proporção e valor e hoje tornou-se o NCD Summit. Na primeira edição do NCD em Pauta reunimos 500 pessoas no auditório da Univali, campus Balneário Camboriú.


Plenária da primeira edição do NCD em Pauta


Ainda em 2016, Dietmar foi homenageado na primeira edição do Concurso Técnico NCD com um troféu batizado com seu nome, o troféu Dietmar Starke. Desde então o arquiteto tem sido um importante parceiro do NCD, participando de eventos e sendo jurado em todas as edições do Concurso Técnico.


Dietmar na festa de premiação do Concurso Técnico NCD 2018


Neste ano (2019) tivemos o prazer de sermos recebidos na capital carioca, durante a Experiência NCD Rio de Janeiro 2019, por Dietmar. Pudemos bater um papo extremamente relevante sobre o urbanismo e arquitetura da cidade, áreas as quais ele tem contribuído.


Experiência NCD Rio de Janeiro 2019


Starke nasceu em Santa Catarina, na cidade de Blumenau, e já ganhou o mundo com seus feitos. Entre eles está a reconstrução de Berlim após a queda do muro em 1990, onde permaneceu por 13 anos. Também foi responsável pelo projeto do Centro de Mulheres do Mundo Islâmico, no Egito, e pela Célula Urbana, o primeiro projeto da Bauhaus construído após a II Guerra Mundial, localizado na favela do Jacarézinho, Rio de Janeiro.


Projeto Célula Urbana


Célula Urbana


No ano 2000 a Fundação Bauhaus Dessau foi convidada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro para desenvolver um projeto modelo para uma das 500 favelas das metrópoles brasileiras. Um dos desafios era projetar uma instalação dentro da arquitetura espacial da favela, levando em consideração as perspectivas de vida individuais dos seus habitantes.


Em 2015 Dietmar recebeu o prêmio internacional Architizer A+ Awards pelo melhor prédio público do mundo com a “Nave do Conhecimento”, desbancando mais de 100 países concorrentes com 79 mil votos de todo o mundo! O nome do premiado dá nome ao projeto que democratiza o acesso ao universo digital em ambientes colaborativos e criativos com oficinas, cursos e eventos. Já são nove unidades na cidade distribuídas entre as zonas norte e oeste! Conheça mais no site da Nave do Conhecimento.


Dietmar exibindo o troféu Architizer A+ Awards em frente à Nace de Madureira.


Nave do Conhecimento, projeto ganhador do Architizer A + Awards


“Quando eu fiz a nave do conhecimento o próprio prefeito [Eduardo Paes] disse ‘Olha, eu quero ali uma lan housezinha’, e eu apresentei um programa completamente complexo, completamente diferenciado. Hoje é um sucesso no Rio de Janeiro, está pra ser um programa lançado no Brasil inteiro. A nível social e educacional, é um sucesso mesmo. Então ele [o prefeito] me chama de maluco porque a gente fez a Nave do Conhecimento, e ela tem uma cara de disco voador, tem uma cara de arquitetura diferenciada… Eu acho isso um elogio.”





Além das naves, o arquiteto também trabalhou em outro modelo social, em parceria com Alexandre Pessoa, chamado Praça do Conhecimento, um local que permite caminhadas, corridas, lazer tradicional e conhecimento através da cultura digital em diversas configurações, mostrado nas imagens acima.


Dietmar Starke é um dos palestrantes confirmados no NCD Summit 2019! Não perca a chance participar do maior e melhor evento de arquitetura e design do sul do Brasil. Últimos ingressos disponíveis até o dia 1 de Setembro:


Comentários