Menu

Livro: fonte de conhecimento e inspiração

23/04/2021 - Schayla Jurk

Um país de dimensões continentais e uma população de 211 milhões de habitantes distribuídos em 5570 cidades.  É neste cenário que estão cerca de 100 milhões de leitores. A média é de 4 livros inteiros lidos em um ano. Esse é o retrato do leitor brasileiro mapeado pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural em 208 municípios de 26 estados entre outubro de 2019 e janeiro de 2020. O hábito da leitura tem vários fatores relacionados e passa pela diversão até a necessidade de conhecimentos técnicos. O fato é que a ciência comprova a importância de ler.  Os pesquisadores da Universidade de Stanford, no Estados Unidos, provaram que durante a leitura ativamos diferentes áreas do cérebro. “Prestar atenção em textos literários requerer coordenação de várias funções do sistema cognitivo”, declaram os cientistas. Um importante motivo para criar ou manter o hábito da leitura. 





Os livros são importantes elementos para os profissionais das áreas criativas. Na arquitetura e no design obras clássicas estão no roteiro de todo estudante, mas o livro ressurge com um papel fundamental ao longo da carreira e um aliado para relembrar conceitos, pesquisar inovações ou simplesmente apreciar um bom enredo. “A leitura é fundamental. Para a construção de repertório, mas fundamentalmente para a construção do próprio intelecto e do seu processo criativo", destaca o arquiteto e professor universitário, Evandro Gaspar. Um livro também tem a capacidade de transformar um espaço e criar um ambiente com personalidade. 




 

A paixão pela literatura inspira a usar os livros em novas formas e propostas. Criar uma biblioteca particular é também uma possibilidade de compor uma decoração afetiva. Aquele gibi da infância, o livro preferido da adolescência e aquela obra rara da fase adulta contam a história de vida e trazem alma para dentro de casa. “A inspiração e criatividade com uso de livros são imensas. O principal fator para o uso de livros é juntar beleza e design com gosto e temas que inspiram o cliente”, revela Koka Rigon, proprietária da Roka Ideias e Objetos. Aí vale apostar na composição com livros empilhados no chão, colocados num aparador, elemento de destaque no centro da sala de estar e trazendo charme para mesinha de cabeceira. 




Os livros ultrapassam as barreiras e chegam ao universo do decor despertando o olhar para um moabord da vida real e com a essência do ler exaltado na decoração. Aproveitar a coleção de livros para compor uma biblioteca ou simplesmente espalhar os livros pela casa traz autenticidade e revela um momento, uma fase e inspiração para imergir no universo dos textos. “Um livro que super indico é: “A ESCALADA DO HOMEM” de J. Bronowski  e o outro é o livro que estou lendo neste momento, “MEMÓRIAS DE ADRIANO” de Marguerite Yourcenar”, divide Evandro Gaspar sobre os títulos preferidos no cantinho da leitura. 




As obras saem do espaço de leitura e surgem com originalidade em peças dos ambientes retratando uma decoração inspirada em lindas capas. “Os livros ainda são uma ótima escolha: livros de arte, de viagem, de moda. Inclusive hoje temos opções de livros caixa, que além de embelezar trazem praticidade por serem grandes aliados para guardar controles, fotos e documentos”, conta Koka. Uma decoração autêntica que revela também o estilo de vida. 




Neste universo da literatura o boom da tecnologia trouxe uma nova forma de consumo e mudou hábitos. Os livros de papel até podem aparecer em segundo plano, mas ainda despertam a experiência de folhear uma página promovendo uma leitura sensorial. Somente o livro físico tem um caráter romântico insubstituível e que instiga a decoração. “Eles ficam bem em vários locais, mesa de centro, mesa lateral, estantes, e também podem ser usados com objeto sobreposto”, reforça Koka. Por isso, “Livro físico, sempre. Para toda a eternidade”, declara Evandro entusiasmado com a característica eclética do livro. 




Comentários