Menu

Conheça 3 iniciativas que incentivam o design nacional

04/12/2020 - Equipe Comunicação/ Docol

Você sabia que existem iniciativas que buscam dar visibilidade e fomento ao design nacional? Essas iniciativas são importantes pois trazem reconhecimento e espaço para artistas que valorizam a essência do país, utilizam matéria prima local e fomentam a economia criativa do país. Conheça algumas dessas iniciativas:





Semana Criativa Tiradentes 

A Semana Criativa de Tiradentes é um festival que acontece há 4 anos na charmosa cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, com o intuito de fomentar a economia criativa e o design nacional. 

O projeto cria um espaço de troca entre artesãos, designers, arquitetos e público em dias de oficinas, palestras e venda de produtos feitos com matéria prima e por artistas da região, em parceria com designers de renome nacional, que se reúnem em imersões criativas e idealizam novas soluções inéditas a cada ano.




Projeto Domos

A Docol é uma empresa brasileira que investe em diversas iniciativas de incentivo ao design nacional e o Projeto Domos é uma delas. 

Colecionadora de mais de 40 prêmios de design no Brasil e no mundo, a Docol lançou o projeto em 2019, convidando grandes nomes como Estúdio Campana, Angelo Bucci, Gui Mattos, Marcelo Alvarenga e Triptyque a se juntarem aos designers da marca para a criação de linhas inéditas e únicas. 

O resultado até o momento, foi o lançamento de 5 linhas exclusivas de metais sanitários pensadas e produzidas no Brasil.

A linha Conexões Espontâneas por exemplo, em colaboração com os Irmãos Campana, traz textura arbo, que remete à textura das árvores, em um processo totalmente artesanal, feito na Docol manualmente para cada peça.



Feira Rosenbaum 

A Feira na Rosenbaum é um encontro periódico que acontece em São Paulo em datas pré determinadas ao longo do ano, normalmente próximas ao Dia das Mães, Dia dos Pais, durante a Semana de Design de São Paulo e no Natal. Tradicional na cidade paulistana desde 2012, em 2020, a feira se adaptou ao formato digital através de uma loja virtual e de visitas agendadas durante a DW!

A Feira, idealizada e com curadoria de Cris Rosenbaum, reúne artistas e designers independentes, que apresentam ao público criações autorais e essencialmente brasileiras. Os produtos são dos mais diversos, entre acessórios e joias, objetos de decoração, autocuidado, aromas e muitos outros. 



Comentários