Menu

Design Biofílico: a natureza mais perto de você!

30/07/2021 - Schayla Jurk

Hora de relaxar. Qual o cenário que remete à tranquilidade e paz de espírito? Talvez você não perceba de imediato, mas o estilo natural é uma importante fonte de inspiração que desperta sensações de conforto, saúde e sustentabilidade. Elementos que transformam a vida e também a arquitetura. Olhe ao redor! Os ambientes com vegetação agradáveis para estar e observar são uma tendência. É o design biofílico. 






A conexão dos humanos com ambiente natural surge a partir da biofilia, palavra grega que significa amor à vida. O bios que é a vida e a philia que é o amor transformam o sentido do termo num conceito que tem cada vez mais espaço no cotidiano da população. Os primeiros registros de uso do design biofílico da maneira que conhecemos até hoje surgiu em 1964 com o psicólogo e filósofo Erich Fromm. Duas décadas depois, em 1984, o biólogo Edward O. Wilson lançou o livro intitulado “Biofilia”, popularizando o termo. Este start na concepção dos benefícios do convívio com a natureza tem ainda mais importância quando analisado a partir da perspectiva do tempo em que o ser humano passa em espaços fechados. 





O estudo "National Human Activity Pattern Survey", realizado pela Berkeley Lab Energy, instituição americana que pesquisa e desenvolve tecnologias de energia e redução de impactos ambientais revela que 90% da vida acontece entre paredes. Pensando nessa lógica, pouca gente considera um escritório um espaço de relaxamento, mesmo passando quase toda existência dentro deste ambiente.  





O desafio atual de arquitetos e designers é propor soluções para incluir a biofilia nos projetos e trazer o natural para dentro dos espaços. Afinal, nas áreas urbanas a biofilia ainda é ausente na maioria dos ambientes e cria uma desconexão entre os seres humanos e a natureza. O uso de plantas é um bom começo, mas o design biofílico vai muito além e incorpora propostas com uma paleta e materiais como pedras, madeiras, linho e bambu. 





Neste contexto o design biofílico tem referências que são fundamentais para criação de um espaço de qualidade e bem-estar. O paper 14 Patternes of Biophilic Design revela padrões para adotar este conceito na criação de ambientes que vão contribuir para redução do stress, mais saúde e qualidade de vida. Conexão visual com a natureza, conexão não-visual com a natureza, estímulos sensoriais não-rítmicos, variação térmica e de fluxo de ar, presença de água, iluminação dinâmica e difusa, conexão com sistemas naturais, padrões e formas biomórficos, conexão material com a natureza, complexidade e ordem, perspectiva, refúgio/proteção, mistério, risco são os 14 principais pontos para inserir o design biofílico nas propostas de criação dos ambientes.

 





Estes pontos indicam um caminho para incluir no dia a dia a conexão com a natureza. A madeira e a pedra usadas em pisos, paredes e móveis trazem conforto térmico e um contato tátil com a natureza. A iluminação natural e o controle de ventilação determinam um importante elemento para reduzir o consumo de energia e também trazem conforto térmico. Incluir a água significa apostar em biofilia. Vale uma piscina, um lago e até um aquário. Atrelado a este conceito o verde é soberano e isso significa colocar plantas nos espaços e até mesmo a tonalidade numa parede. A arquitetura e design verde é sustentável, agrega valor e reduz o impacto no meio ambiente. 




A natureza num projeto arquitetônico e de interiores estimula cérebro a desenvolver respostas ao estresse, incentivando a criatividade, imaginação, reduzindo a ansiedade. O conceito de design biofílico proporciona também a sensação de segurança através de vários elementos que partem do princípio do contato de forma direta ou indireta com a essência natural. 





As formas orgânicas expressam a sinuosidade da natureza e trazem harmonia para o espaço e junto com todos os aspectos que caracterizam o design biofílico propõe uma descompressão do urbano, sugerindo a ausência do puro concreto e com o máximo de aproveitamento da luz e ventilação natural, vistas privilegiadas para áreas verdes e espaços em harmonia com a vegetação.






Fonte: Archdaily, Archtrends e Casa Vogue

Comentários