O índice é do NCD (Núcleo Colaborativo de Arquitetura e Design) com 235 lojas associadas e regionais em Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

O segmento da construção civil surpreendeu esse ano e continua alavancando a economia nacional. Foram mais de 180 mil unidades lançadas esse ano e isso reverbera em todo o setor. No segmento de alta decoração a previsão é terminar o ano na mesma esteira da construção civil, acima dos 6%. Com a queda da Taxa SELIC para 2026, hoje em 15%, esse crescimento deve ser perto dos 10% no ano que vem. “As lojas do NCD estão preparadas para atender um mercado que aposta em imóveis como investimento e como qualidade de vida”, explica a presidente do NCD, Joselene Mendes.
Os números do Núcleo Colaborativo de Arquitetura e Design são decorrentes do faturamento hoje de 235 lojas do setor de alto padrão em SC e MS. “São mercados impulsionados pelo agronegócio e pelo turismo, duas indústrias que não param de crescer e que são termômetros importantes da economia nacional”, destaca o diretor financeiro do NCD, Márcio Moreal. Em Santa Catarina, novos prédios com altura recorde e alta tecnologia e em Mato Grosso do Sul, o crescimento dos loteamentos horizontes de alto padrão ajudam nesse resultado. Só em Campo Grande (MS) mais de 15 novos loteamentos estão em fase de aprovação e lançamento.
A aposta no crescimento é também por outros fatores, além da construção civil. O pós-pandemia trouxe a valorização da casa e o investimento de quem não abre mão do conforto e da exclusividade. Nos últimos anos a venda dos imóveis de luxo teve crescimento superior a 40%. Outro motivo é a valorização do design brasileiro, assinado e autoral. Peças como sofás, cadeiras, luminárias, revestimentos, poltronas e até colchões assinados ganham cada vez mais valor e mercado.
O NCD é uma associação sem fins lucrativos com 26 anos de trabalho pelo desenvolvimento do mercado de arquitetura e design. Foi fundado em 1999, em Florianópolis e desde então, cresce a cada ano. Em 2024 o modelo de negócio chamou a atenção de outros mercados e o Núcleo começou um processo de nacionalização com a abertura da primeira regional fora de SC. “Em Campo Grande começamos a pouco mais de 1 ano com 15 lojas e já temos 23 associados”, destaca a diretora de Marketing e Eventos, Flavia Lolli. As lojas do NCD juntas, devem faturar perto de 1 bilhão de reais em 2025.
Mais informações: Jorn. Roberta Diedrich – JP 3370/SC – (47) 991137099






