Menu

Corpo&Morada

03/11/2023 - Comunicação NCD

CASACOR/SANTA CATARINA tem as criações do elenco expostas em 32 ambientes no icônico Hotel Maria do Mar.


Texto produzido em parceria com a Assessoria de Imprensa da CasaCor SC. 


O prédio fundado em 5 de fevereiro de 1981, às margens do João Paulo, erguido pelo casal de empresários Ivone Maria da Silva Pereira e Rubens Carlos Pereira, antiga chácara da família era o destino de descanso nos fins de semana. 

Os empreendedores, construíram um meio de hospedagem para receber personalidades importantes da sociedade catarinense e do país. E assim foi nos mais de 40 anos de existência do Maria do Mar, palco de celebrações, enlaces, feijoadas e veraneios em Florianópolis. 


Agora chegou o momento de se despedir do local na configuração até então conhecida e o endereço futuramente se tornará um residencial com operações comerciais.  A passagem da mostra catarinense no endereço, em cartaz de 17 de setembro a 29 de outubro, tem também como objetivo apresentar todo o potencial da região a partir do roteiro composto por 32 espaços criados pelo elenco. 


"A CASACOR/SANTA CATARINA anuncia mais uma vez ao mercado um novo empreendimento residencial a partir de uma parceria exclusiva com a Dimas Construções. Além de principal vitrine para exposição dos trabalhos dos profissionais e marcas do segmento, preparamos uma edição com variedade de estilos para o morar, negócios, estabelecimentos comerciais, gastronômicos, galerias de arte. Os visitantes poderão se inspirar nas propostas, conhecer as produções e lançamentos do setor. Estamos muito felizes com a escolha da sede desta edição, que promete emocionar e marcar a memória da cidade", contam os diretores da franquia catarinense, Francis e Luiz Bernardo.


"Corpo & Morada" 


A cada ano é lançado um tema central para conduzir os processos criativos do elenco. Em 2023, a campanha "Corpo & Morada" desdobra interpretações sobre o impacto da vida cotidiana na saúde, bem-estar e conforto das pessoas, com reverberação em todo o Planeta. Partindo do protagonismo do corpo, nos hábitos do dia a dia, na escolha dos materiais que compõem os espaços, a relação estabelecida com o lugar, as memórias que precisam ser resguardadas. Os 32 ambientes, que ocupam uma parte do prédio, manifestam a leitura singular dos profissionais participantes. Conheça os 32 ambientes desta edição:

1. Living Integrado - ALINE FAGUNDES ROSAR 

(@alinefagundesinteriores)

Tirando partido da paisagem natural que invade o espaço, este ambiente foi pensado para descansar e renovar as energias, apostando na integração para valorizar a circulação e a entrada de luz natural. Peças de design e um mobiliário selecionado compõem o espaço criando uma combinação do belo com o confortável, transportando o ambiente a um nível de beleza e requinte. A harmonia entre madeiras do Brasil, pedras nobres e tecidos trazem acolhimento e aconchego, com sustentabilidade. A adega cria uma atmosfera de encontro que junto com a presença imponente de um piano de cauda, confere uma dose elevada de elegância e graça.



Crédito: Lio Simas


2. (A) Maria e o Mar - Café, Bistrô e Wine Bar - ALPES ARQUITETURA


Crédito: Lio Simas

O espaço funcional integrado, que é palco de muitas conversas em torno da boa bebida e dos cardápios especiais da mostra, tem ampla vista para o mar. A natureza é acolhida no projeto (A) Maria e o Mar Café, Bistrô e Wine Bar. As profissionais escolheram cores claras para a base e alguns contrastes em preto e amadeirados. O verde das plantas oxigena e pontua os recantos do ambiente com jeito de praia. O projeto tem 337 m2 e, além de ser a referência gastronômica da mostra, inspira os visitantes no Wine Bar, com doses bem servidas de histórias sobre os encantos do antigo Hotel Maria do Mar, ao som do piano e, claro, ao sabor de bons vinhos. 

3. Pub Confraria Do Chopp Honesto By ArcelorMittal - ANDRÉ LIMA, BETO GEBARA, LUIZ FERNANDO ZANONI,  MARIO PINHEIRO, RICARDO FONSECA E WAGNER BARREIRO
@cchfloripa


Crédito: Lio Simas

Um lugar para recarregar as energias e se divertir. Essas foram as premissas básicas para o projeto do espaço de 105m² que utiliza materiais da ArcelorMittal, resistentes e industrializados. O ambiente tem um aconchegante palco para apresentações artísticas e dispõe de confortável espaço para plateia curtir os shows e a gastronomia. “Exploramos a área de forma a celebrar a convivência, provocando encontros e diferentes percepções entre os visitantes da mostra”, explicam os confrades no ano que comemoram dez anos da Confraria do Chopp Honesto.


4. Suíte Pele - Andressa Venturini - @andressaventurini.arq



Crédito: Mariana Boro

A experiência de se hospedar num hotel foi levada à risca pela arquiteta Andressa Venturini na criação do seu ambiente de estreia na CASACOR/SC. A vontade de desbravar o conforto em dias e noites emoldurados por outra geografia, fez a profissional apostar na sensação de não estar em casa, e sim, acolhida pelas peculiaridades da região onde a Suíte Pele está localizada. Enquadrando o belo recorte às margens do bairro João Paulo, com a visita do pôr do sol a cada fim do dia, a proposta é sentir a beleza e ritmo do lugar.


5. Living Entre Laços - BARBARA RAMOS @barbararamos.arquitetura


Crédito: Fabio Severo

No coração de uma casa, o estar e o jantar são os lugares onde a vida se desenrola em tons vibrantes de convívio e relaxamento. As texturas abraçam e a paleta preto e branco evidencia ainda mais esse contraste de materiais. A madeira, acolhedora, sobe do piso às paredes e o tapete orgânico estende-se como um convite à contemplação, enquanto na mesa de jantar as histórias são compartilhadas e os laços, fortalecidos. Nessa atmosfera acolhedora, a reflexão e a calma são essenciais e, para isso, os espaços vazios têm seu lugar de importância dando o peso e o valor a cada elemento do ambiente.


6. Mergulho Sensorial - BCH ARQUITETOS-BETINA CHEDE e TALITA CORAL @bcharquitetos



Crédito Lio Simas

O corpo é o receptáculo dos estímulos que o cercam e guardião dos sentimentos que o constituem em símbolos e produção de histórias e memórias. Afetado por absolutamente tudo que o envolve, a luz do sol, as nuances do céu e das águas, as cores que vibram, os aromas que nos levam a lugares conhecidos e outros ainda não desbravados, a natureza dentro e fora. O toque sensível das artes, das melodias musicais e das manifestações da moda. O espaço configurado como uma praça a céu aberto concentra os elementos terra, água, fogo e ar em conjunto harmônico para aterrar os pés no aqui, agora, no presente.


7. Casa Horizonte por Dimas Construções - Beatriz Zeglin Arquitetura @beatrizzeglinarquitetura


Crédito: Lio Simas

Espaço de conexão e encontro, o ambiente materializa o conceito do lançamento da Dimas Construções. As linhas contemporâneas, que convergem para a vista, reforçam o ponto de fuga, emoldurando a paisagem natural. Permeia pelo ambiente uma linha orgânica, relembrando as encostas na ilha, que se fundem com o elemento sensorial que a água traz. O bar funciona como peça central e chama atenção pela forma escultórica em balanço. Nos materiais, a pureza se revela na madeira e pedras naturais, elementos presentes no nosso DNA.


8. Âmago - BOULEVARD ARQUITETURA - BARBARA SOLDI e LAURA FLORIANO @blvarq