Um mercado mais dinâmico e com empresas conectadas numa proposta de trazer soluções para o dia a dia define o cenário do consumidor do futuro. Quem será o público das lojas em 2025 e quais são os comportamentos que trarão as mudanças mais significativas nos negócios. Valorizar as expectativas analíticas e críticas das novas gerações que estão chegando ao universo do consumo trazem importantes reflexões resultaram em um relatório da equipe de pesquisa global da WGSN que os perfis que vão dominar em 2025.
Uma análise cuidadosa desse novo cenário contribui para entender os hábitos de consumos e ir além , implantando a inovação para manter relevância no mercado. Um estudo que revela quatro principais perfis do consumidor traz para avaliação os comportamentos e hábitos que vão alterar o panorama das relações de compra e venda. A pesquisa faz “uma correlação entre dados e cultura nos segmentos de tecnologia, marketing, design, varejo e estratégia de negócios, para que você tenha uma noção clara do que será relevante e onde investir”, ressignificando os conceitos e prioridades do consumidor do futuro que tem uma nova identidade, anseios e vontades que definem as demandas do comércio. Vamos conhecer os quatro perfis do consumidor em 2025.
Neo-niilistas
Esse perfil de consumidor está exausto dos problemas e a principal característica é o ceticismo. Na prática significa que aprenderam que se importar menos é uma alternativa de satisfação e possibilita que criem as próprias regras. “Os Neo-niilistas se interessam por ideias especulativas e gêneros criativos de fora do mainstream, como o capitalismo regenerativo, a cultura do caos, a ficção hopepunk (temas distópicos com um viés otimista) ou mesmo games e substâncias psicodélicas como forma de terapia. Para alcançá-los, você precisa mostrar que está no mesmo nível deles”. Assim imaginam novas realidades para a vida em busca de um propósito.
“50% dos jovens (16 a 25 anos) se sentem tristes, ansiosos, impotentes, desesperançosos e culpados em relação à crise climática. Além disso, mais de 45% acreditam que a preocupação deles com a crise climática afeta negativamente a rotina diária” Young Peopleʼs Voices on Climate Anxiety, Government Betrayal and Moral Injury
Redutores
Nesse perfil de consumidor reina a escala humana. As telas eletrônicas são deixadas de lado e abrem caminho para os laços com as pessoas, desde comunidades até o mundo real. “Os Redutores ainda querem conveniência e eficácia, mas sem abrir mão da ética e da sustentabilidade, por meio de serviços prestados por trabalhadores bem remunerados e baseados em modelos de negócio justos”. Por isso, esse perfil dá valor para a gentileza e a integridade.
“64 %dos entrevistados compraram mais do comércio local desde o início da pandemia, com o objetivo de apoiar a comunidade”. Pesquisa WGSN Insight
Protetores do Tempo
Os equilibrados na busca de enriquecimento pessoal investem tempo em agregar valor. As experiências são essenciais para esse perfil de consumidor que gosta de fazer amizades e priorizam a qualidade. Acumular memórias é objetivo e não há tempo para perder com nada que seja menos importante do que o valor das horas. “Esse consumidor precisa de serviços que lhe deem mais tempo livre, além de modelos de locação ou propriedade coletiva livres do conceito tradicional. No Japão, a plataforma Not a Hotel dá acesso a quartos de luxo por meio de um serviço de locação, enquanto no Canadá e nos EUA, o Apple Maps se juntou ao app de reservas de vaga de estacionamento SpotHero para facilitar a vida dos motoristas”. Você certamente encontrará esse consumidor cozinhando, lendo um texto com calma ou praticando uma atividade física depois de uma jornada de trabalho de quatro dias por semana.
“79% afirmam que o bem-estar é importante, e 42% acham que o tema é prioritário”
Pioneiros
A rotina não tem vez para esse consumidor. Neste grupo o protagonista é a mudança tanto no meio físico quanto digital. Planejam com ousadia a ponte entre os dois mundos com presença on-line bem-sucedida e também para abrir uma loja física. “Os Pioneiros precisam de soluções que melhorem o mundo, como um design universal que facilita a vida de pessoas de todas as idades e capacidades ou serviços e produtos personalizados, feitos para durarem mais”. Sempre curiosos querem causar impacto combinando a rotina com propósito.
“19% já compraram itens virtuais, como skins em games ou roupas digitais”.
FONTE: WGSN -
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