Menu

Inspirado pela força regeneradora da embaúba, Lucas Takaoka assina o ambiente proprietário da Cosentino na CASACOR São Paulo

08/07/2022 - Comunicação Cosentino





A Cosentino, multinacional líder na produção e distribuição de superfícies inovadoras e sustentáveis para o mundo da arquitetura e do design, está presente na edição que celebra os 35 anos da CASACOR São Paulo, que acontece de 05 de julho a 11 de setembro, no icônico Conjunto Nacional, edifício localizado na Av. Paulista, projetado pelo arquiteto David Libeskind.





Denomiado Casa Cosentino Embaúba, o projeto, que leva a assinatura do arquiteto e designer Lucas Takaoka, é inspirado na embaúba, árvore nativa brasileira que, na natureza, é responsável pela regeneração de áreas desmatadas ou que estão em recuperação. Com 220m², o ambiente faz um convite à reflexão sobre na ressignificação das nossas próprias vidas e como reconstruir os pontos defasados e frágeis que foram afetados nos últimos dois anos, principalmente para preservar, a melhor maneira possível, o nosso futuro.




“A Casa Cosentino Embaúba é um projeto que representa nossa maior busca nos últimos dois anos. O ser humano acabou por priorizar ao máximo seu tempo a uma qualidade de vida unida ao ritmo de trabalho. Dessa forma o home-office em muitas ocasiões acabou se deparando com paisagens de campo, litoral, mata, onde cada indivíduo se adaptou a praticamente um período de forma introspectiva, não egoísta, mas de cuidar de si. O êxodo urbano em busca da mata, do cheiro de chuva, de intervalos no cotidiano, em locais desatrelados aos paredões cinzas urbanos. Esse foi um panorama de ensinamentos e amadurecimentos”, explica Lucas. 





“Hoje estamos praticamente de volta ao ritmo “normal”. Mas nós hoje paramos e, mesmo que em pequenas doses, aprendemos a valorizar nosso bem mais precioso, o tempo. Os detalhes de nossas vidas foram sendo minuciosamente alterados conforme nosso corpo analisava nossas carências. Carência de pausa, de intervalo, de mais respiros ao ar-livre e limpo. Essa casa representa um pouco da ressignificação das nossas próprias vidas, estabelecendo nossas prioridades, nossa salubridade, nossa busca por ambientes rodeados e abraçados por vegetação. Uma diária manutenção da alma”, completa o arquiteto. “E assim como a embaúba, que equilibra a mata e torna uma área degradada em vida, nós também estamos vivenciando um momento de reconstrução”, conclui Lucas. 



Para revestir o piso de todo o espaço, Lucas optou por usar a superfície ultracompacta Dekton® na cor Danae que, tal como a areia que se movimenta no deserto, as diferentes tonalidades do bege são refletidas ao longo da peça para captar a essência do movimento. A mesma tonalidade também reveste a lareira e as paredes do banheiro da suíte. Ainda na suíte, o arquiteto usou o Silestone® no tom Faro White, que faz parte da Sunlit Days, a primeira coleção de Silestone neutra em carbono. Faro White representa o branco do Mediterrâneo e suas paredes banhadas pelo sol, simbolizando pureza, simplicidade e serenidade. Inspirada nos faróis que apontam o caminho dos navios, essa cor também se caracteriza por uma textura sedosa e macia. O padrão também foi aplicado na bancada e na ilha da cozinha. 






Os revestimentos escolhidos para o espaço possuem propriedades que os tornam únicos. A alta resistência a raios solares, riscos, manchas, abrasão e variação de temperatura fazem com que as superfícies Dekton® sejam ideais para aplicações internas ou externas, resultando em um material versátil e reconhecido por sua excelência. Já Silestone®, que se reinventou por completo em 2021, a partir de um novo processo produtivo, marcado pelo compromisso ambiental da empresa e pela aposta na economia circular e na gestão sustentável, ganhou a tecnologia HybriQ+, que utiliza 99% de água reutilizada dos processos produtivos, 100% de energia renovável e no mínimo 20% de matéria-prima reciclada em sua composição.






Tanto Dekton® como Silestone® possuem uma enorme gama de espessuras, cores e formatos, deixando sua impressão de personalidade em qualquer decor. Toda a execução e instalação dos acabamentos e bancadas ficou à cargo da Marmoraria Dimagra, que atua no mercado há quase 50 anos, oferecendo produtos inovadores, com alto padrão de excelência, agregando qualidade e rapidez aos projetos.






Do mobiliário à iluminação, um projeto autoral em todos os sentidos Para ressaltar todos os aspectos que remetem ao conceito do ambiente, Lucas convidou a paisagista Bia Abreu para trazer a natureza para dentro do espaço. O desafio da paisagista era de explorar as possibilidades de espécies que pudessem resistir a um ambiente com pouca iluminação natural. Dessa forma, Bia trouxe a própria embaúba, que dá nome ao ambiente, além de investir em maciços de plantas típicas da Mata Atlântica, que reafirmam o caráter regenerador da árvore. 






Já no mobiliário, os visitantes poderão conferir os projetos desenvolvidos pelo designer, como a mesa “Abaporú”, uma referência à pintora modernista Tarsila do Amaral e ao idealismo do Movimento Antropofágico estabelecido em 1026 por Oswald de Andrade. A mesa é rodeada pela delicadeza das cadeiras “Teresa”, peça que faz numa homenagem à mãe de Lucas e será lançada durante a CASACOR São Paulo.
Outros lançamentos assinados por Lucas são as poltronas “Belo Horizonte” que, ao lado da robustez do sofá “Joaquim”, também faz uma homenagem ao pai do arquiteto, compõem os mobiliários do ambiente. Ainda sobre as peças assinadas por Lucas, os visitantes poderão conferir, em primeira mão, o protótipo das baquetas da cozinha que deverão ser lançadas ainda no próximo trimestre. 





Na iluminação, Lucas e a equipe do escritório trabalharam as cenas de forma a preencher, como diz o arquiteto e designer, “a carência com presença”. Dessa forma,a falta de luz natural, por conta da arquitetura do Conjunto Nacional, é recompensada com um projeto luminotécnico que surpreende pelo acolhimento e luminosidade. Destaque para o pendente Joatinga, também assinado por Takaoka.  









Comentários