Menu

Bola de cristal

15/12/2023 - Comunicação NCD

A ideia de acessar um guia completo sobre o futuro do consumo é uma ferramenta essencial para planejar ações de marketing e vendas. O que vai acontecer em 2024, quais são as principais fontes de busca dos consumidores e também as maneiras de experimentar e comprar no futuro são os principais elementos que direcionam os estudos para nortear o consumo e comportamento dos usuários do Pinterest no ano que vem. “Nada menos que 482 milhões de pessoas usam o Pinterest pra planejar o que elas querem da vida, seja uma casa, uma receita ou uma viagem”, revela a equipe de previsões do Pinterest Predics. Uma base importante para traçar um mapa de tendências. 



O relatório que combina arte e ciência com uma metodologia baseada em machine learning é resultado da análise de bilhões de pesquisas na plataforma, enquanto as pessoas fazem planos e colocam ideias em prática. Após a identificação das tendências mais marcantes, as equipes multidisciplinares de criação, estratégia e pesquisa definem padrões e dividem os estudos em 20 estratégias. É assim que nos últimos quatro anos consecutivos, 80% das tendências previstas pelo Pinterest são concretas. Por isso, a gente escolheu duas tendências que têm tudo a ver como segmento do décor para compartilhar e trazer aquela previsão para aplicar o relacionamento com o consumidor. 


“Uma gracinha de cozinha”



A tradicional cozinha abre espaço para uma proposta bem ousada. As cores berrantes, mix de estampas, quadros, plantas e o controverso pinguim de geladeira assumem o protagonismo do espaço de afeto da casa. “A estética kitsch — ou brega, se você preferir — vai voltar com tudo e mais um pouco na cozinha das pessoas em 2024. Liderada pela geração X e os boomers, essa tendência promete transformar esse ambiente na estrela da casa”, destaca o Pinterest. A tendência é uma aposta da plataforma baseada nas pesquisas por decoração eclética para cozinha, um crescimento de 75% sobre o tema cozinha brega e um aumento de 160% nas buscas por cozinha diferentona. Um indicio de que os elementos clássicos e produtos vintages vibrantes vão arrematar os corações. 




“Gótico sertanejo”



O estilo country deve dominar a cena do decor a partir de 2024. A tendência é uma proposta com base nas pesquisas “estilo faroeste gótico” que mistura design e vintage. “Meio country, meio gótica, muito original: em 2024, a decoração vai misturar referências retrô, clima de faroeste e toques sombrios sem cair do cavalo. Pra isso, a geração Z e os boomers vão caçar peças de antiquário, tapeçarias com franjas e chapéus de cowboy. Pensou vampiro sertanejo? É por aí”, destaca o Pinterest. Isso porque os temas como ideias de cama estilo faroeste cresceu 310% e faz composição com pesquisas como espelho estilo faroeste e ideias para quarto country que aumento em mais de 120%. Ano que vem tem tudo para que as compras sejam de peças de antiquário, tapeçarias com franjas e elemento de cowboy.