Menu

Bienal de arquitetura para bicicletas e a visão de transformar cidades

22/07/2019 -

A segunda edição da Bienal de Arquitetura para Bicicletas aconteceu no mês passado em Amsterdã, organizada pelo escritório NEXT Architects. Os selecionados são projetos arquitetônicos com intervenções voltadas para o ciclismo e uma vida movida por bicicletas, com soluções criativas e inclusivas. Os projetos permeiam entre os que já são realidades em algumas cidades e outros conceituais.


A empresa responsável por produzir e dirigir a BAB é a  BYCS. Com sede em Amsterdã,

ela é uma empresa internacionalmente conhecida por incentivar o progresso do ciclismo nas cidades.


A mostra tem como intuito inspirar mais arquitetos, urbanistas e estudantes a pensarem primeiro nas bicicletas, neste estilo de deslocamento, para incentivar as pessoas a usarem menos carro e transformar o futuro das cidades! 


Curtin Bike Hub - Coniglio Ainsworth Architects - Perth, Austrália


RheinRing - SPADE - Colônia, Alemanha


Nelson St Cycleway - Monk Mackenzie LandLAB GHD - Auckland, Nova Zelândia


Xiamen Bicycle Skyway - Dissing+Weitling - Xiamen, China


Bart Reuser, sócio fundador da NEXT, disse: “Apresentamos orgulhosamente algumas conquistas incríveis no campo da arquitetura de bicicletas; os designs transmitem o equilíbrio entre mover-se rapidamente e de forma saudável, mas também diminuem a velocidade para criar lugares prósperos e habitáveis. A arquitetura de bicicletas pode ser usada para experimentar o ambiente na forma de rotas, para interligar barreiras na forma de conexões e para criar destinos onde pessoas e culturas se reúnem. O mais encorajador é que os projetos selecionados não vêm apenas de lugares com culturas ciclísticas desenvolvidas, mas também de lugares que não têm esse contexto ideal, mas ainda assim estão mostrando o que é possível. Isso nos torna esperançosos de que exemplos inspiradores podem surgir em todos os lugares”.


“Bicicletas transformam cidades, cidades transformam o mundo”. 



Comentários