Menu

Arquitetos e sistema de saúde

04/03/2022 - Schayla Jurk

A chegada ao hospital é quase sempre uma experiência para aliviar um sintoma e um tratamento. Dificilmente a passagem por este ambiente é por motivos agradáveis, mas um nascimento sempre é uma razão para comemorar.  A possibilidade dos “ambientes de cura” tem um apelo estético valorizado com as soluções arquitetônicos que influenciam na vivência dos espaços e na recuperação dos pacientes. O relatório  “Mercado de Arquitetura de Saúde: Análise, Insights e Previsão de Mercado Global, 2018-2025” do Fortune Business Insights indica que a construção de hospitais é especialmente crítica para a manutenção da saúde pública. 



Os espaços hospitalares tão necessários nos recentes casos críticos da pandemia de covid despertaram uma convivência com ambientes muitas vezes em colapso em detrimento dos problemas de saúde pública em todo mundo, especialmente no Brasil. O grupo do Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha reforça a tese de que o aumento da necessidade de hospitais retrata um investimento de US$ 500 milhões em investimentos em novas unidades e reformas hospitalares.




O crescimento nas taxas de arquitetura assistencial está diretamente atrelado ao aumento das taxas de internações decorrentes de diagnósticos de doenças crônicas e agudas, incidência de traumas e cuidados preventivos. Essa tendência reflete diretamente na infraestrutura médica extensivamente desenvolvida até 2025. Os investimentos públicos no setor hospitalar também impulsionarão o mercado de arquitetura da saúde nos próximos 3 anos com aumento significativo das unidades para ampliar o acesso à saúde. 




Atualmente, o mercado de saúde está fragmentado em vários players de pequeno e médio porte em todo mundo. O relatório “Mercado de Arquitetura de Saúde: Análise, Insights e Previsão de Mercado Global, 2018-2025” indica que a crescente demanda por design em instalações de saúde em países como Austrália e Emirados Árabes sugere uma rede mais forte de arquitetos qualificados em todo mundo.  Junto com a análise do relatório, a dinâmica do mercado de arquitetura indica um cenário competitivo com insights sobre os arquitetos em diferentes países, a quantidade de instalações de saúde e estratégias nos players. Neste sentido os arquitetos e designers com criatividade e soluções habilidosas contribuem para resolver os problemas estruturais das unidades de saúde e criam um elo entre pacientes e as unidades de saúde. 




Fonte: Archdaily e relatório publicado pela Fortune Business Insights, intitulado Mercado de Arquitetura de Saúde: Análise, Insights e Previsão de Mercado Global, 2018-2025.

 

Fotos: Freepik

Comentários