Menu

Feliz Natal!

25/12/2020 - Schayla Jurk

Eu vinha, pé ante pé, em busca da pequena porta
que dava acesso aos mistérios da noite,
daquela noite em particular, por ser a mais terna
de todas as noites que a minha memória
era capaz de guardar, com letras e sons,
no seu bojo de coisas imateriais e imperecíveis” José Jorge Letria, em ‘Natal’.





Todos os anos, a chegada de dezembro traz a renovação. A proximidade do fim do ano reacende o encantamento pelo belo. 2020, um ano marcado por uma pandemia que transformou rotinas, desperta o desejo de reunir, com distância, e formar aqueles laços que trazem o sentido da vida. 25 de dezembro é Natal, ao menos, é assim desde o século IV. A comemoração oficializada pelo Papa Julius existe há 1600 anos e ao longo dos séculos representa também a transformação do mundo e dos seres humanos. Nesta nova era, o Natal permanece com a essência e sentido cristão que originou a confraternização, mas também traz a oportunidade de celebrar a união e o respeito. 





A festa em família em 2020 tem um novo sentido e até uma nova configuração, mas as árvores decoradas, a casa enfeitada, a figura do Papai Noel e a troca de presentes continuará sendo uma maneira de compartilhar e demonstrar amor. O Natal pelo Mundo é diferente e a cada distância de continente uma oportunidade de descoberta. Este momento significativo do ano é também inspiração arquitetônica. Neste Natal de 2020, nós queremos levar você para uma viagem ao redor do Globo. Vem? Vamos juntos!




Vaticano

A nossa primeira parada é no Vaticano. O clima natalino na sede da Igreja Católica, em Roma, retrata os principais símbolos da tradição. A Missa do Galo no Vaticano, transmitida ao vivo por emissoras de TV no mundo inteiro, faz parte da celebração em diferentes continentes. "Também neste Natal, em meio ao sofrimento da pandemia, Jesus, pequeno e indefeso, é o 'sinal' que Deus dá ao mundo", afirmou o Papa Francisco. O tradicional e majestoso pinheiro na Praça de São Pedro é originário das florestas de Kocevje, na Eslovênia. Em 2020 a árvore de 30 metros de altura com enfeiteis vermelhos artesanais de madeira e palha e o presépio de cerâmica feito por artesãos na Itália "ajudam a criar um clima natalino favorável para viver com fé o mistério do nascimento do redentor", diz o Papa.