Menu

Feliz Natal!

25/12/2020 - Schayla Jurk

Eu vinha, pé ante pé, em busca da pequena porta
que dava acesso aos mistérios da noite,
daquela noite em particular, por ser a mais terna
de todas as noites que a minha memória
era capaz de guardar, com letras e sons,
no seu bojo de coisas imateriais e imperecíveis” José Jorge Letria, em ‘Natal’.





Todos os anos, a chegada de dezembro traz a renovação. A proximidade do fim do ano reacende o encantamento pelo belo. 2020, um ano marcado por uma pandemia que transformou rotinas, desperta o desejo de reunir, com distância, e formar aqueles laços que trazem o sentido da vida. 25 de dezembro é Natal, ao menos, é assim desde o século IV. A comemoração oficializada pelo Papa Julius existe há 1600 anos e ao longo dos séculos representa também a transformação do mundo e dos seres humanos. Nesta nova era, o Natal permanece com a essência e sentido cristão que originou a confraternização, mas também traz a oportunidade de celebrar a união e o respeito. 





A festa em família em 2020 tem um novo sentido e até uma nova configuração, mas as árvores decoradas, a casa enfeitada, a figura do Papai Noel e a troca de presentes continuará sendo uma maneira de compartilhar e demonstrar amor. O Natal pelo Mundo é diferente e a cada distância de continente uma oportunidade de descoberta. Este momento significativo do ano é também inspiração arquitetônica. Neste Natal de 2020, nós queremos levar você para uma viagem ao redor do Globo. Vem? Vamos juntos!




Vaticano

A nossa primeira parada é no Vaticano. O clima natalino na sede da Igreja Católica, em Roma, retrata os principais símbolos da tradição. A Missa do Galo no Vaticano, transmitida ao vivo por emissoras de TV no mundo inteiro, faz parte da celebração em diferentes continentes. "Também neste Natal, em meio ao sofrimento da pandemia, Jesus, pequeno e indefeso, é o 'sinal' que Deus dá ao mundo", afirmou o Papa Francisco. O tradicional e majestoso pinheiro na Praça de São Pedro é originário das florestas de Kocevje, na Eslovênia. Em 2020 a árvore de 30 metros de altura com enfeiteis vermelhos artesanais de madeira e palha e o presépio de cerâmica feito por artesãos na Itália "ajudam a criar um clima natalino favorável para viver com fé o mistério do nascimento do redentor", diz o Papa. 




New York

Icônico. Esta é a palavra que descreve o Natal em New York. A sensação é real de viver um filme numa atmosfera mágica. As luzes, a decoração que desperta o espírito de alegria, a neve e as tracionais canções natalinas criam o cenário de encanto. A sofisticação das vitrines das lojas na 5ª avenida transporta para um universo de luxo e glamour. A árvore do Rockefeller Center é considerada um símbolo mundial e em 2020 já está brilhando no Plaza!




Paris

O nosso próximo destino é a Europa. Vamos a cidade luz. Uma visão de tirar o fôlego da Champs-Élysées lembra que estamos em dezembro. Em 2020 a grande árvore sob a cúpula traduz o Natal das Galerias Lafayette, loja de departamento de Paris. A decoração é inspirada na Odisséia Celestial nos cantos do mundo. 






Viena

Nós continuamos na Europa e nossa parada agora é na capital da Áustria. Viena de luzes e decoração natalina traz o clima das festividades de dezembro para os principais cenários. A cidade do velho mundo recebe o Natal com muito brilho numa terra “encantada”. 











Finlândia

 

A terra do Papai Noel reserva o verdadeiro milagre de Natal. As luzes, os pinheiros e a decoração são parte deste cenário gelado o ano todo. Na cidade de Rovaniemi a Aldeia do Papai Noel transporta para os contos de infância.

 



Alemanha

 

A tradição reina absoluta na Alemanha. A riqueza cultural desta época do ano transforma o Natal num momento de sonho e magia. Weihnachtzeit, período de Natal, começa no primeiro domingo de advento e durante quatro semanas prepara para a chegada da celebração do dia 25 de dezembro. A Adventzkranz, Coroa do Advento, uma guirlanda com 4 velas que são acesas a cada domingo é a forma simbólica de contar o tempo. Em 2020, o país entra em lockdown a partir do dia 16 de dezembro até 10 de janeiro, mas a praça do mercado de Aachen está repleta de luzes de Natal para inspirar e trazer este clima tão especial.

 




Brasil

 

A serra gaúcha é o destino do Papai Noel em dezembro. O Natal Luz é referência no país e transporta para uma Cidade Mágica que “se acende e enche de luz os corações”. O céu estrelado da Rua Coberta e todos os brilhos e cores da cidade transformam Gramado num lugar encantado. 







 

Fotos e pesquisa:

Reuters/Guglielmo Mangiapane

@arcdetriomphe_paris

@rockefellercenter 

@vienna_austria

@visitrovaniemi

@achenviews

@natalluzoficial

Comentários