Menu

Os 11 melhores apps para arquitetos

01/03/2019 -

Há anos que os telefones celulares deixaram de ser uma ferramenta apenas para ligações. Hoje temos milhares opções e funções que cabem nessa pequena tela de aproximadamente 5 polegadas, tornando o dia a dia mais prático.


Se você chegou até aqui, significa que também está em busca de mais tecnologia e praticidade na sua vida profissional. Pensando nisso, fizemos uma lista com 11 aplicativos para o seu celular ou tablet que ajudarão a desenvolver seus projetos como arquiteto (a), desde os maiores até os mais simples, incluindo gestão e criação. Confira a lista com descrição abaixo:


Construct App

O aplicativo é uma plataforma de gestão de projetos para arquitetos, engenheiros e demais profissionais da construção civil disponível para smartphone e computador. O programa permite que o profissional cadastre atividades com nível de prioridade, adicione os profissionais responsáveis nas tarefas, e até mesmo clientes e fornecedores que possam colaborar, tudo em tempo real. Seja num canteiro de obras ou em uma reforma residencial, o Construct é uma ótima opção para o gerenciamento da construção.


Assista ao vídeo de apresentação do aplicativo:




Construction Master Pro

O aplicativo substitui a calculadora física, sendo capaz de resolver problemas de cálculo avançados. Conta com funções para converter medidas e calcular ângulos, áreas e volume. É a ferramenta ideal para conferência de medidas para arquitetos e engenheiros.




PadCAD

O aplicativo é indicado para projeto de pequeno e médio porte, como reformas, estudos e projetos de ampliação de ambientes. Nele é possível produzir desenhos CAD com nitidez, salvar e exportar os desenhos criados em formatos para outras ferramentas compatíveis (como o AutoCAD), gerando arquivos em PDF ou DWG. A grande vantagem do PadCad é que para utilizá-lo não é necessária uma experiência prévia.




AutoCAD 360

É a versão mobile do tradicional AutoCAD. O app permite a visualização e edição de arquivos DWG de forma completa, através do gerenciamento de medidas, camadas, objetos, anotações e desenho livre. Também é possível trabalhar em modo offline nos desenhos e salvá-los em outros formatos.


Assista ao vídeo com uma breve demonstração:




Paper by 53

Este é um aplicativo de desenho imersivo para arquitetos que constantemente precisam criar esboços para seus projetos antes de passá-los para um software de modelação. O Paper conta com ferramentas de precisão que corrigem e ajustam linhas automaticamente, ideal para quem não possui tanta prática no desenho.




RoomScan Pro

O app gera plantas baixas virtuais a partir de um escaneamento preciso dos ambientes. Ele usa sensores internos do aparelho para reconhecer a sequência de superfícies planas verticais e medir a distância entre elas.


Assista ao vídeo de demonstração:




Pantone Studio

O catálogo de cores mais conhecido e utilizado no mundo pode ser explorado no seu celular através do aplicativo. Além das guias de cores, é possível fazer harmonizações e transformar as cores de imagens do seu celular em paletas de cores da Pantone.




Sun Seeker

O aplicativo mostra como a luz solar irá atingir um ambiente ou terreno ao longo do dia, nas quatro estações do ano. Ele utiliza o GPS e a câmera do celular para determinar a posição do sol em dias e horários. As informações relatadas são importantes principalmente para o arquiteto tomar as melhores decisões no projeto, pensando na utilização da luz solar em cada ambiente.




Magic Plan

Semelhante ao RoomScan Pro, esse app também cria plantas de espaços já existentes. O usuário deve fotografar cada canto do ambiente, encaixá-los como um quebra-cabeça e mobiliá-los com modelos digitais. É possível fazer ajustes em medidas, espessuras de paredes, disposição de cada ambiente e adicionar anotações e marcações. O Magic Plan permite exportar os arquivos em PDF, JPG, PNG, SVG, DXF e CSV.




Angle Meter Pro

O aplicativo mede ângulos e inclinações com alto nível de precisão. Você apoia o celular na superfície inclinada e voilà!




Reforma Simples

O aplicativo calcular a quantidade e preço dos itens envolvidos em uma reforma, incluindo materiais, mão de obra e encargos complementares. Ele gera um relatório final com serviços pesquisados e um resumo para compra que pode ser enviado em forma de planilha para o e-mail de clientes e outros envolvidos na reforma. O Reforma Simples utiliza como referência os dados oferecidos pelo SINAPI para cada estado do Brasil.



Comentários