Menu

Apps para arquitetos

23/07/2021 - Schayla Jurk

A tecnologia constantemente traz novas possibilidades. No segmento da arquitetura e design de interiores a inovação é uma importante ferramenta e aliada para desenvolver recursos que facilitam a rotina de criação. Os profissionais desdobram o calendário e as horas para atender clientes, supervisionar obras, cumprir prazos de entrega e desenvolver uma proposta com qualidade e soluções que atraem também pela estética.  Não ter tempo a perder pode ser sinônimo de usar aplicativos que agilizam do esboço ao gerenciamento da obra.  Aqui no blog NCD criamos uma seleção com aplicativos desenvolvidos para celulares e tablets que contribuem para a execução de tarefas, elaboração dos desenhos e até auxiliam em determinados cálculos. 






1. AutoDesk FormIt

Este aplicativo é gratuito com suporte para Android e IOS. A principal funcionalidade é otimizar o tempo e transformar os projetos em 3D. 



O AutoDEsk Formlt possibilita modelar construções em 3D e aplicar num espaço por meio de mapas via satélite, algo como o Google Street View.  O aplicativo também está integrado com softwares que permitem um aperfeiçoamento e é encaixado no fluxo BIM, o Building Information Modeling. Em 2020, surgiu  a atualização FormIt 2021.3, um grande lançamento, conhecido internamente como v20, com melhorias de desempenho incríveis e uma série de novos recursos e aprimoramentos. O principal foco dessa atualização é melhorar o desempenho e a capacidade de resposta do FormIt em todas as áreas, especialmente para modelos com maior detalhamento. O melhoramento nas grandes operações evita que o FormIt trave por vários minutos. Essas operações agora levam segundos com um desempenho 100 vezes melhor em vários cenários. A plataforma  tem novos dados de localização do terreno que é importado como uma malha, mas pode ser convertido em um sólido para operações de corte.  Usar subgrupos como contêineres de geometria desbloqueia um fluxo de trabalho crítico. Com estas modificações os  fluxos de trabalho FormIt + Dynamo permitem que a saída geométrica de um gráfico seja usada como entrada de seleção para outro gráfico. Dessa forma, o aplicativo cria um rico contexto de um modelador conceitual poderoso.






2. Keynote

Aquele aplicativo que vai revolucionar as apresentações de projeto. O Keynote é cheio de ferramentas poderosas e efeitos surpreendentes para criar apresentações e já vem incluído na maioria dos aparelhos Apple. O aplicativo permite reproduzir vídeos e filmes sem interrupção entre os slides da apresentação, mudar a posição, tamanho ou sentido e o vídeo continua passando normalmente. O áudio pode diminuir entre slides ou ser ajustado durante um diálogo ou narração. O modo esboço para iPhone e iPad é uma nova maneira de ver a apresentação. Anotar ideias, reestruturar o raciocínio e mover conceitos de um slide para outro. O Keynote para Mac agora proporciona uma experiência nas videoconferências com a apresentação de slides dentro de uma janela, não em tela cheia, e acesso aos outros apps e arquivos durante a apresentação.




O Keynote substitui o Microsoft Power Point no iPad, trazendo simplicidade, elementos gráficos e transições animadas. O Keynote permite criar descrições de acessibilidade, gravar, editar e reproduzir áudio facilmente em um slide, adicionar texto a imagens, vídeos e formas, adicionar cor, degradê ou imagem como plano de fundo de uma apresentação, texto ou forma. O app cria temas para usar como modelo em novas apresentações e acessar em qualquer aparelho usando o iCloud, exportar a apresentação como um filme ou GIF animado para ser compartilhada online, usar anotações do LaTeX ou MathML para refinar as equações matemáticas.





3. Archisketch


O Archisketch é essencialmente simples e muito eficiente. A ferramenta traz noções iniciais para criar a decoração do ambiente, excluindo a necessidade de modelos exatos de peças do mobiliário. Adicionar símbolos, cores, texto e linhas de dimensão. Importar imagens ou planos para definir a escala. Ampliar sem perder qualidade e girar uma forma, uma camada ou todo o desenho para tentar diferentes possibilidades são as funcionalidades deste aplicativo para visualizar as ideias em 3D. Usando esta ferramenta é possível verificar perspectivas de um e dois pontos e ajustar uma grade e ponto de vista. O app permite imprimir o desenho para dimensionar até o tamanho A1 ou exportar esboços para usar em um Aplicativo CAD ou Adobe Creative Cloud. 







O app é intuitivo e estimula a imaginação dos espaços criando um panorama da posição e personalização. Archisketch é um programa de desenho com escala ideal com os seguintes recursos:

 

* Suporte para Apple Pencil

 

* Perspectivas inteligentes de um e dois pontos

 

* Grades em escala, incluindo grades isométricas e axonométricas

 

* Linhas guias, que podem ser subdivididas igualmente ou em distâncias específicas

 

* Tamanho infinito da tela com zoom infinito

 

* Ampliar e afastar sem perder qualidade

 

* Importar e exportar PDFs

 

* Construir novos desenhos sobrepostos a desenhos de arquivo

 

* Álbum de recortes para gerenciamento de ativos de imagem

 

* "Extensão de compartilhamento" adiciona imagens e PDFs de outros aplicativos

 

* Cortar e colar mantém o reconhecimento de escala

 

* Linhas dimensionais

 

* Adicionar símbolos personalizados ao conjunto de símbolos incluídos

 

* Exportar esboços para aplicativos CAD

 

* Adicionar texto e logotipo da empresa às exportações

 

* Suporte da Adobe Creative Cloud para importação e exportação

 

Novidades:

 

-Agora é possível definir um nome personalizado ao salvar um arquivo PDF - (salvar PDFs requer o iCloud Plus-Pack);

 

-Corrigir o problema ao nomear documentos que incluem o caractere "/";

 

- Pequenas correções de bugs;

 






4. Carpet & Floors Calculators


Uma verdadeira bússola das contas e cálculos. O app calcula, por exemplo, a quantidades de piso que será utilizado na área e traz uma estimativa de custo. 






Os cálculos são enviados para o e-mail cadastrado, com a possibilidade de refazer as contas. Esse aplicativo tem cálculos bem realistas e inclui as variáveis que podem alterar a conta: a cor do produto, a qualidade e o material. Além disso, a ferramenta inclui na contagem o resultado de vários fatores como mão-de-obra e as medidas são padronizadas, sendo alteradas de centímetros para polegadas e de pés para metros. O Carpet & Floor Calculator é grátis e compatível com iPhone, iPod touch e iPad.





5. Morpholio Trace 

Premiado como "Melhor aplicativo", Trace é o software dos sonhos dos designers e arquitetos. Trace combina a beleza e a velocidade do desenho com a inteligência e a precisão do CAD” 





O aplicativo tem uma ferramenta de desenho exclusiva que traz fluidez em todo o processo de projeto. A plataforma cria esboços simples e desenhos com precisão em arquivos PDF.  Canetas bonitas, controles de camada perfeitos e réguas inteligentes estão na lista de possibilidades do app. Possibilita criar stencils personalizados, criando as  próprias figuras, paisagens e gráficos. A smart fill é pura facilidade permitindo calcular áreas e preencher enquanto desenha. Com o Morpholio é possível ‘andar’ pelo projeto e definir automaticamente as grades de perspectiva.






6. ArchiSnapper


“Aplicativo fácil para relatórios de campo e colaboração em construção. Economiza horas em inspeções, relatórios de sites e listas de pendências”.







O ArchiSnapper é um aplicativo que registra as visitas de campo, com relatório criados em smarphone e tablet. As ferramentas permitem registrar fotos, rascunhar e inserir comentários. O aplicativo traz relatórios de campo com economia de até 70% do tempo, listas de perfurações com registro de problemas diretamente no local e criação de um documento  de pendências automaticamente compartilhado com a equipe e listas de verificação que são convertidas em documentos em papel em formulários de inspeção digital que podem ser revisados no campo e arquivado em relatórios.





Fontes: Archtrends e Archdaily 

Comentários