Menu

Tecnologia elimina ruídos e inclui sons na rotina de afastamento social

22/05/2020 - Equipe NCD

O barulho não tem barreira e facilmente o som que produzimos no dia-a-dia invade o espaço alheio. A vida na cidade é bastante ruidosa e a poluição sonora é potencializada pelo comportamento humano. 




Embora a pandemia do coronavirus tenha mudado muitos hábitos e até mesmo silenciando os sons latentes da rotina urbana, os ambientes ruidosos têm efeitos negativos para o organismo. Em tempos de Home Office, por exemplo, o vilão para a produtividade talvez esteja no barulho do vizinho ou até mesmo dentro de casa. Estas interferências podem, inclusive, atrapalhar durante as videoconferências, mas aí surge a tecnologia para trazer a solução. 




É isso, mesmo. O Krisp é um aplicativo que elimina os ruídos e constrangimentos durante as chamadas de vídeo. A tecnologia é eficaz para qualquer aplicativo de comunicação e útil para as reuniões em Home Office. Com o Krisp você some com o latido do cachorro, as vozes dos filhos em movimento pela casa e aquele aspirador do vizinho na potencia máxima. A tecnologia de aprendizado é que possibilita o app identificar cada tipo de ruído e depois eliminar o som indesejado. É simples: o Krisp analisa o volume e intensidade da voz. A partir desse diagnóstico adapta o sistema de captação para a voz e descarta os sons externos. 






O aplicativo capta apenas o que você fala e apertando o botão para eliminar os ruídos exclui aquele barulho desnecessário na conversa. Acha que acabou? A tecnologia também descarta os sons do outro lado da chamada, ou seja, de quem está falando com você. O Krisp é aliado para a gravação de podcasts e áudios de alta. 




No lado oposto do silêncio tem uma turma que faz questão dos barulhos cotidianos. Se você faz parte do time dos profissionais em Home Office com saudade de ir para o escritório, do escapamento da moto que atravessa a cidade, do colega que assiste um vídeo sem fone de ouvido ou esquece o celular que não para de tocar, existe uma boa notícia. A página chamada I miss the office, que significa saudades do escritório, reproduz os ruídos comuns dos nossos colegas de trabalho.  A agência alemã Kids criou um sistema que permite informar a quantidade de pessoas que trabalham com você no dia a dia. Essa é a informação básica para dar o play e ouvir os barulhos de ambientes de trabalho no seu fone de ouvido. Você vai escutar a conversa dos colegas, a impressora, o som do elevador chegando e se quiser até o barulho da chaleira fervendo para água do café. O designer da Kids, Valentin Cheli, declarou que esses ruídos trazem o conforto da presença de pessoas da nossa rotina que estão em casa e longe dos escritórios.



O valor dos ruídos.

A unidade de medida do som é decibéis. A escala é uma descoberta de Graham Bell e é percebida pelo ouvido em logarítmico. O ouvido humano suporta sem dor até 120 decibéis e no mínimo consegue ouvir entre 10 e 12, abaixo disso não conseguimos ouvir nada. A organização Mundial da Saúde utiliza 55 dB como o valor máximo ideal por um período de tempo mais longo. Um bate papo num nível normal tem em média 60 decibéis. A respiração normal tem 10db, o barulho da chuva tem 50 dB. Um tempo no trânsito congestionado equivale a uma exposição de 85 dB e o bebê chorando no teu colo tem um volume de 110 dB. 



Comentários