Menu

Os porcelanatos que reproduzem textura de pedra natural

25/02/2022 - Portobello Shop


Os porcelanatos que recriam a textura de pedra natural trazem mais sofisticação à sua decoração, como esse exemplo com Bianco di Lucca (Projeto: Portobello S.A.)

O que é a textura de pedra natural e por que usá-la na decoração?

A textura de pedra natural nada mais é do que usar esses materiais como revestimento. E, como eles são versáteis, as possibilidades são inúmeras.

É possível aplicar essas matérias-primas em pisos, paredes, fachadas, tetos ambientes internos e externos etc.

São muitas as pedras naturais que podem ser usadas, como mármore, granito, pedra ferro, ardósia, quartzos e basaltos, entre outras.


Os porcelanatos que reproduzem a textura de pedra natural são muito fidedignos e podem reproduzir, inclusive, pedras nobres, como Bleu de Savoie (Projeto: Portobello S.A.)

Vantagens

Alguns benefícios de usar a textura de pedra natural na decoração são:

      coordenar com outros elementos naturais (como madeira) e com itens modernos (como vidro e aço);

      combinar com praticamente qualquer estilo, do clássico ao moderno, passando pelo rústico;

      oferecer mais aconchego e acolhimento aos ambientes;

      adicionar um toque de sofisticação a qualquer espaço.

Por que investir nos porcelanatos que reproduzem textura de pedra natural?

Atualmente, os porcelanatos que reproduzem textura de pedra natural são os mais usados nos projetos decorativos. Afinal, eles contam com uma série de atrativos. Vamos ver em detalhes?

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos principais atrativos que os porcelanatos oferecem. Para a sua produção, são necessárias jazidas de argila, que são exploradas superficialmente e podem ser recuperadas.

É diferente das jazidas de pedras naturais, que não podem ser recuperadas e, portanto, representam um grande impacto ambiental.

Praticidade de manutenção

Embora muito bonitas, as pedras naturais trazem mais dificuldades em relação à manutenção.

Algumas, como o mármore, são porosas. Por isso, precisam de tratamentos adicionais para usos em bancadas e outros locais que possam sofrer com manchas.

Outras podem exigir cuidados especiais com a higienização, como a aplicação de produtos específicos.

Os porcelanatos, por sua vez, são bem práticos. A limpeza diária pode ser feita apenas com pano umedecido com água e detergente neutro.

Além disso, o material é mais resistente a quebras e manchas do que as pedras naturais.


O porcelanato que interpreta mármore adiciona um toque de sofisticação a qualquer ambiente, como essa área gourmet com Or de Cacau (Projeto: Portobello S.A.)

Possibilidade de uso de pedras raras

Explorar as pedras raras na sua decoração pode ser difícil com a matéria-prima natural, principalmente devido à dificuldade em encontrá-las e ao preço mais alto.

Felizmente, é possível contar com porcelanatos que recriam uma grande variedade de pedras raras de maneira fidedigna.

Ou seja, o material garante o charme e a sofisticação desses elementos, mas por um valor bem mais acessível.

Diferentes formatos

O porcelanato está disponível em vários formatos, o que faz dele um produto extremamente versátil em termos de uso.

As versões em grandes formatos e lastras, por exemplo, são ótimas para revestir pisos e paredes. Elas exigem pouco rejunte, reproduzindo com fidelidade as pedras naturais e favorecendo a amplitude visual.

Quais são as novidades da Portobello que reproduzem pedras naturais?

Já está convencido a usar os porcelanatos que reproduzem textura de pedra natural? Então, conheça alguns produtos da Portobello!

Via Durini

Nessa linha, a pedra ganha ares cosmopolitas ao ser trabalhada com textura suave e tons neutros, equilibrando a delicadeza da superfície com a força do material.

Via Durini conta com quatro tonalidades que expressam a elegância das grandes cidades europeias: Grey, Fog, Dark Grey e Off White.

Quartzites

O Brasil é rico em formações de quartzitos — rochas duríssimas, com grande variedade de desenhos e altíssima resistência mecânica.

A linha Quartzites reproduz com elegância toda a beleza dos quartzitos brasileiros, por meio dos produtos Atlantico, Mont Blanc, Mont Blanc Caramel e Siena Chianti.

Unique

Unique é a linha da Portobello que reproduz mármores de personalidade de diversas regiões do mundo, trazendo as pedras mais nobres e exclusivas para a decoração da sua casa.

Os tons variam entre escuros e claros. Compõem a coleção: Black Supreme, Classic Marquinia, Nero Venato, Noce Savanna, Or de Cacau e Palissandro.


Moss traz formas orgânicas com harmonia cromática que cria ambientes únicos (Projeto: Fabio Amorosi)

Moss

Moss é a reprodução de um pórfiro, pedra formada pelo resfriamento de erupções vulcânicas de milhões de anos com marcas de musgos impressas.

A fusão entre a rocha e a vegetação é expressa pelas formas orgânicas de tons mais escuros que ocorrem pontualmente na superfície.

A linha equilibra rusticidade suave e harmonia cromática em nuances naturais. São três opções de cores: Greige, Grey e Snow.

Ms. Barcelona

A linha segue a máxima "menos é mais", de Mies van der Rohe. A inspiração foi o principal feito do arquiteto, o Pavilhão Alemão produzido para a Feira Mundial de Barcelona, reconhecido pela fusão de materiais e elementos diversos.

Ms. Barcelona nasce, portanto, a partir de uma proposta de design que une limestones, cimentos e balsatinas, criando superfícies marcantes, porém minimalistas. Fazem parte da coleção: Acero, Antracita e Cristal.


Combinar duas texturas de pedras traz imponência ao seu ambiente. Nesse quarto, Antracita (Ms. Barcelona) no piso e Nero Venato (Unique) no painel de parede (Projeto: Portobello S.A.)

Bleu de Savoie

Reprodução de uma das pedras mais raras do mundo, originária de uma cava em Aime, na região de Saboia, nos Alpes Franceses.

Bleu de Savoie encanta pela particular variação de tons de cinza-azulado sob veios claros, quase brancos, que garantem o toque contemporâneo do material.

Timeless

Recria a beleza atemporal dos clássicos. É a chance de levar para a sua casa todo o charme dos mármores mais usados na arquitetura, com cores neutras que permitem combinações incríveis.

Compõem a linha Timeless: Avorio di Brescia, Beige Versailles, Bianco Covelano, Bianco di Elba, Bianco di Lucca, Calacatta Puro Chain, Mare D'Autunno, Michelangelo e Onyx Unique.

Como usar os porcelanatos que reproduzem pedra na decoração?

Os porcelanatos que reproduzem pedra podem ser usados de diferentes maneiras na decoração. Veja algumas possibilidades.

Em painéis

Os painéis são excelentes para destacar seu porcelanato com textura de pedra natural. Nesse caso, prefira as versões em lastras. Essas opções podem ser usadas em salas, quartos, corredores, halls e diferentes ambientes.


Os painéis contam com toda a beleza das pedras naturais, como essa versão com Via Durini Dark Grey (Projeto: Portobello S.A.)

Em fachadas

As fachadas também ganham com a imponência das pedras, combinando e destacando as arquiteturas modernas e contemporâneas. Lembre-se que a fachada dá o tom da decoração interna. Por isso, uma casa com uma bela fachada fica mais convidativa e ajuda a afirmar o visual do interior.


As fachadas ficam ainda mais elegantes com as lastras que recriam mármores, como essa ideia com Nero Venato (Projeto: Portobello S.A.)

Em cabeceira de camas

Transforme a cabeceira da sua cama com detalhes em mármore e crie um quarto aconchegante e sofisticado. Como este é um ponto focal do ambiente, você consegue criar uma parede diferenciada, ousando com a aplicação do porcelanato.


Transforme a cabeceira da sua cama usando porcelanatos que reproduzem pedras, como nessa inspiração com Bianco di Lucca (Projeto: Portobello S.A.)

Em áreas externas

A textura mais rústica das pedras naturais combina perfeitamente com os espaços externos, deixando essas áreas elegantes. Inclusive, é possível usar esses porcelanatos para as bordas da piscina, trazendo um toque sofisticado e exclusivo.


As áreas externas ficam ainda mais charmosas com os detalhes rústicos das pedras naturais, como esse espaço com Bleu de Savoie (Projeto: Portobello S.A.)

Com madeira

Nada melhor do que combinar as pedras naturais com outros elementos orgânicos, como a madeira, criando ambientes acolhedores. As duas texturas naturais deixam os ambientes mais aquecidos e confortáveis. Você pode usar a ideia em diferentes ambientes, desde quartos até cozinhas.


Combinar madeira com pedras naturais reforça a sensação de aconchego, como nessa cozinha com detalhes em madeira e Mont Blanc Caramel em piso e bancada (Projeto: Portobello S.A.)

Viu só como os porcelanatos que reproduzem textura de pedra natural são versáteis? Encontre mais dicas e inspirações bacanas como essas no Archtrends

Comentários