Menu

Porcelanato no banheiro: entenda as possibilidades decorativas

14/01/2022 - Portobello

Aprenda a escolher o porcelanato ideal para o banheiro e veja dicas para usá-lo no piso, na parede e até na bancada. 






A escolha dos revestimentos faz diferença nos ambientes. Para quem quer ter sensação de aconchego e ar de sofisticação, o porcelanato no banheiro pode ser uma ótima opção.

No entanto, por se tratar de um local que fica molhado com frequência, a compra desse produto requer alguns cuidados.

Por isso, neste artigo vamos apresentar as principais vantagens do porcelanato no banheiro, ensinar a escolher do jeito certo e dar dicas de aplicação. Confira!


Por que usar porcelanato no banheiro?

Que o porcelanato é bonito todo mundo sabe. Mas os benefícios desse tipo de revestimento cerâmico vão muito além da estética.

Confira, a seguir, as vantagens desse material para banheiros:

      grandes formatos requerem pouco rejunte, o que dá sensação de continuidade e amplia visualmente os espaços. Isso é bom, principalmente para ambientes pequenos;

      tem baixa absorção de água, ou seja, são menores as chances de manchar ou trincar, em comparação com outros materiais;

      é considerado um material bacteriostático, o que quer dizer que não permite a proliferação de bactérias;

      há vários tipos para escolher, com diferentes formatos, tamanhos, cores, estampas e texturas;

      é versátil, pois pode ser usado em pisos, paredes, nichos, bancadas, cubas e por aí vai;

      oferece alta resistência e durabilidade;

      é fácil de limpar.

Qual porcelanato escolher para o banheiro?


Existem diversos tipos de porcelanato disponíveis no mercado.

Para ajudar, já vamos dar a dica: para o piso do banheiro, prefira que ele seja esmaltado, com acabamento natural (mate) e borda retificada.

Agora, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto para você entender o porquê dessas escolhas. Afinal, há diferentes especificações para ficar de olho na hora de comprar porcelanato.

Por exemplo, ele pode ser esmaltado ou técnico. Ambas são opções interessantes para o banheiro, porque têm baixa absorção de água.

Como a primeira conta com uma camada de esmalte, o acabamento fica bem bonito, o que é uma boa escolha para quem quer caprichar na decoração.

O porcelanato técnico, por sua vez, também é uma opção interessante para quem quer sofisticação. No entanto, ele é mais indicado para ambientes com muito tráfego, como corredores.



Variedade de porcelanatos no mercado permite escolher o modelo ideal para áreas molhadas (Projeto: Portobello S.A.)


Já o acabamento do porcelanato pode ser polido, natural ou externo.

O ideal para o piso do banheiro é o natural, porque tem mais aderência e, assim, ajuda a evitar escorregões quando estiver molhado.

O polido pode ser usado nas paredes do banheiro. Ele também é ótimo para salas e quartos, por exemplo, que não molham com frequência. Isso porque a sua superfície é bem lisinha e, portanto, precisa estar sempre seca para evitar acidentes.

Tem ainda o porcelanato externo (EXT), que é pensado para áreas ao ar livre, como quintais e varandas. Ele é bastante aderente e resistente, mas isso também o torna mais difícil de limpar.

Outro ponto para considerar na hora de optar pelo porcelanato no banheiro são as bordas. Elas podem ser bold ou retificadas, ou seja, arredondadas ou retas.

Com a borda curva, é preciso usar mais rejunte, o que impacta no acabamento. Por isso, se você quer ter a sensação de continuidade, prefira o porcelanato retificado.

 

Como utilizar porcelanato no banheiro?

Agora que você já conhece as vantagens de usar porcelanato no banheiro e aprendeu a escolher o tipo certo para esse ambiente, inspire-se com as nossas dicas de aplicação!

Prefira cores claras para banheiros pequenos

Quem tem pouco espaço precisa redobrar a atenção na hora de comprar o porcelanato do banheiro. Afinal, a escolha errada pode fazer com que o ambiente pareça ainda menor.

Mas é possível garantir a sensação de amplitude com alguns truques.

Para começar, anote a dica de usar porcelanato retificado no banheiro, para ter menos rejunte e reforçar a continuidade.

Além disso, dê preferência a cores claras. Isso também ajuda a dar amplitude visual, fazendo com que o espaço pareça maior.



Porcelanato retificado e claro é ideal para banheiros pequenos (Projeto: Portobello S.A.)

Decore a parede do banheiro com porcelanato

Além do piso, você pode apostar em diferentes tipos de porcelanato para a parede do banheiro.

O interessante é que há muitas alternativas para você escolher aquela que mais combina com o estilo de decoração do seu ambiente.

O porcelanato que recria madeira pode ser a melhor opção para quem quer aconchego. Já o que reproduz mármore é indicado para quem busca elegância.

Você pode usar produtos diferentes para destacar algum ponto específico do banheiro, como o box ou a bancada.

Outra ideia é optar por uma paginação diferenciada, como diagonal, espinha de peixe ou escama de peixe. São várias as possibilidades!


Diferentes formatos e texturas de porcelanato permitem criar paredes personalizadas (Projeto: Portobello S.A.)

Crie nichos com porcelanato no banheiro

Os nichos são boas opções de decoração para o banheiro, além de serem muito úteis, pois funcionam como prateleiras.

Aliás, são escolhas interessantes para ambientes pequenos, já que o nicho de porcelanato pode ser embutido na parede.

Dá para usar o mesmo produto na parede e no nicho ou apostar em materiais diferentes para personalizar o seu banheiro.



Com porcelanato, é possível criar nichos e até mobiliário, como bancadas (Projeto: Portobello S.A.)

Substitua pedra por porcelanato no banheiro

Você sabia que pode usar porcelanato na bancada do banheiro em vez de pedra? Ainda dá para ter a tão sonhada pia esculpida com esse revestimento cerâmico!

Com a evolução dos materiais, é possível encontrar o produto ideal para uma bancada personalizada. Uma dica é dar preferência às lastras, que são grandes superfícies de porcelanato.

O interessante é que há opções que reproduzem mármore e outras pedras. Assim, você mantém o aspecto natural, só que com um material mais prático, durável e sustentável.



Porcelanato que reproduz mármore é opção para bancadas (Projeto: Portobello S.A.)

Além de conferir mais dicas para construir ou reformar o seu banheiro, você pode ficar por dentro das últimas tendências de arquitetura e se inspirar com diferentes projetos. Acesse o Archtrends e veja todas as novidades!

Comentários