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2020 marca o início da década conectada

22/10/2021 - Schayla Jurk

Uma transformação acelerada do mundo modifica de maneira inédita os hábitos do consumidor. Uma pandemia de coronavírus determinou um novo mundo com uma incorporação de novas maneiras de consumir e modificar ou estilo de vida. Neste contexto a WGSN, autoridade global em tendências de consumo e design, traz uma previsão do consumidor do futuro com dados e informações que indicam uma maneira de pensar, sentir e comportamento em 2022. “Na WGSN, estamos acostumados a ver as nossas ações de longo prazo ganhando vida depressa, mas nunca nessa velocidade. A pandemia do coronavírus é o maior propulsor global de mudanças dos últimos tempos, encontrado em novos hábitos do consumidor.As indústrias estão tendo que se adaptar a uma nova realidade, que exige flexibilidade, resiliência e, acima de tudo, criatividade ”, explica a diretora executiva da WGSN, Carla Buzasi. Diante este cenário, um WGSN prevê três perfis de consumidores que agrupam como macrotendências que definem os hábitos de consumo no próximo ano.



A equipe de pesquisa global da WGSN identificou quatro sentimentos-chave do consumidor que são: medo, dessincronização social, resiliência equitativa e otimismo radical. A partir da análise das reações surgem inovações e opções importantes para o mercado. “Embora as manifestações de medo sejam diferentes de geração para geração, há questões em comum que impactam todas as faixas etárias - como incertezas ambientais e financeiras são as mais importantes. Uma conferida rápida nas notícias do dia a dia (desafios políticos, crise climática, incertezas promoção e, mais recentemente, a pandemia da Covid-19) deixa claro porque a sensação de medo está crescendo em nível global ”, destaca o relatório. Além disso, um comportamento em que o ritmo individual determina cria uma desconexão entre as pessoas e determina a identificação do sentimento de dessincronização social. “Em tempos de incerteza, as pessoas anseiam por estabilidade e rotina, embora pareça que o inverso esteja ocorrendo. Os mesmos avanços tecnológicos que garantem à sociedade níveis recorde de informação (entrega de comida 24 horas e de pedidos on-line no mesmo dia) e de produtividade (equipes de trabalho integradas mundialmente e escritórios exíveis) fundamentais criando uma dessincronizada ”, aponta o estudo da WGSN. 



A partir das informações e também das vivências de cada um num mundo acelerado e com um tempo para a reflexão traz um novo sentimento bastante evidente e enfatizado em 2020. A capacidade de pensar positivo e situações de extremo estresse determina o sentimento de resiliência equitativa.  “No clima atual de incerteza e aceleração, não surpreende que a resiliência - a capacidade de resistir, absorver, se recuperar e se adaptar à adversidade ou à mudança - está rapidamente se transformando em uma prioridade emocional. Ela é tão importante que o tema da Organização Mundial da Saúde (OMS) para sua política de 2020 é o 'fortalecimento da resiliência' ”, reforça o relatório da WGSN. Diante das incertezas surge o quarto sentimento que vai nortear as decisões de compra: o otimismo radical. “Parece que, em 2020, temos mais motivos para chorar do que para celebrar. O noticiário insiste em trazer histórias desanimadoras. As redes sociais se transformam antissociais. Às vezes, parece que o mundo abandonou a esperança. Mas há mudanças ocorrendo, e em 2022, o otimismo radical deixará a negatividade para trás, trazendo uma sensação imensa de alegria e prazer ”, traduz o relatório. A partir deste mapeamento das principais alternativas aos diferentes tipos de consumidores surge uma previsão dos padrões que trazem mudanças no mercado e desafiar os modelos econômicos.



Perfis do consumidor:

 

Estabilizados -   Pressionados pelo tempo · Sobrecarregados · Exaustos  · Promotores de aceitação · Auto-aperfeiçoadores · Em busca de um estado zen · Incertos · Cansados ​​da otimização · Priorizam a estabilidade


Comunitários - Equilibrados · Solidários · Conscientes · Focados na carreira · Abandonaram centros urbanos · Trabalhadores · Interessados ​​na comunidade · Localistas · Ambientalistas


Novos otimistas -  Multigeracionais · Ativistas · Hiperconectados Aventureiros · Alegres · Confiantes · Altamente sociáveis ​​· Práticos · Mentalidade coletiva. 


Os consumidores estabilizados são definidos pelos Millennials e X que priorizam o equilíbrio em todas as esferas da vida. Este mesmo perfil de consumidores essas gerações são os especializados que estão antenados na vida ao redor e no localismo, mas evitando o ritmo frenético de agendas. Os otimistas são definidos por consumidores de vários  grupos etários, da Geração Z aos Baby Boomers, priorizando a felicidade em detrimento de tudo.

Com a assimilação dos sentimentos e perfis de cada público, um WGSN sintetizou os caminhos para conquistar os consumidores e atender as demandas em 2022. Conheça os principais desafios e as oportunidades 


Desafios:

Pressionados pelo tempo e sobrecarregados, os estabilizadores sentem desanimados com a abundância de produtos, tanto nas lojas físicas quanto nas plataformas on-line. 

Os estabilizadores continuam priorizando as experiências zen nas lojas físicas, conforme em produtos que reduzam o estresse e a ansiedade;

Embora as empresas obtenham o foco no comércio unificado, elas também devem garantir essa mesma unificação nas comunicações. Para os estabilizadores, o envio constante de mensagens é cansativo e faz com que diminua o interesse em clicar;

Em vez de priorizar a novidade quando compram roupas, essas pessoas se interessam por lojas e iniciativas com um viés sustentável e sustentável;

Marcas tradicionais, institucionais e varejistas continuarão perdendo mercado para negócios locais e plataformas de compra voltadas à comunidade;

Na era Amazônia, diversos varejistas estão tendo dificuldades para lidar com as questões de logística e abastecimento fora dos centros urbanos tradicionais;

Saturado pela publicidade on-line, esse grupo está disposto a migrar para as transmissões ao vivo atrás de promoções e produtos em edição limitada;

Os novos otimistas encaram como compras em lojas físicas como um martírio, e não querem dedicar o seu valioso tempo nessa atividade;

Pedidos via app ainda não atraem os consumidores desse grupo, que prioridade uma experiência mais prática das plataformas móveis.

Oportunidades:

Crie um ambiente de loja que facilite a experiência de compra e foque em embalagens com etiquetas diretas e concisas. Não os leve em uma jornada. Economize o tempo deles;

A necessidade de um comércio calmo transcende os segmentos de moda e beleza, já que muitos consumidores desejam uma experiência tranquila mesmo em suas compras do dia a dia;

Aposte na anterior psicográfica;

Invista em canais de feedback;

Adote o conceito 'menos é mais';

À medida que o comércio P2P (ponto a ponto) continua roubando espaço do setor venda direta ao consumidor (D2C), marcas e varejistas podem se aliar a esse grupo;

Identifique plataformas de comércio social e invista nas parcerias estratégicas que melhor se alinhem aos seus produtos;

Marcas e varejistas grandes precisam investir em micro transportes para atrair os empresários, que preferem apoiar como lojas locais;

Para impulsionar como vendas, os varejistas devem apostar nas compras por livestream, patrocinadas por marcas;

Os recursos de realidade aumentados e possibilitam aos novos otimistas experimentarem produtos de acordo com a sua conveniência;

Simplifique a experiência do usuário nos aplicativos de compra - quanto menos etapas, mais vendas;

Em 2022, os varejistas e as marcas que se alinharem à mentalidade de presentear dos novos otimistas atrairão esse grupo.


Fonte: Relatório Consumidor do Futuro - WGSN

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