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Uma transformação acelerada do mundo modifica de maneira inédita os hábitos do consumidor. Uma pandemia de coronavírus determinou um novo mundo com uma incorporação de novas maneiras de consumir e modificar ou estilo de vida. Neste contexto a WGSN, autoridade global em tendências de consumo e design, traz uma previsão do consumidor do futuro com dados e informações que indicam uma maneira de pensar, sentir e comportamento em 2022. “Na WGSN, estamos acostumados a ver as nossas ações de longo prazo ganhando vida depressa, mas nunca nessa velocidade. A pandemia do coronavírus é o maior propulsor global de mudanças dos últimos tempos, encontrado em novos hábitos do consumidor.As indústrias estão tendo que se adaptar a uma nova realidade, que exige flexibilidade, resiliência e, acima de tudo, criatividade ”, explica a diretora executiva da WGSN, Carla Buzasi. Diante este cenário, um WGSN prevê três perfis de consumidores que agrupam como macrotendências que definem os hábitos de consumo no próximo ano.

A equipe de pesquisa global da WGSN identificou quatro sentimentos-chave do consumidor que são: medo, dessincronização social, resiliência equitativa e otimismo radical. A partir da análise das reações surgem inovações e opções importantes para o mercado. “Embora as manifestações de medo sejam diferentes de geração para geração, há questões em comum que impactam todas as faixas etárias – como incertezas ambientais e financeiras são as mais importantes. Uma conferida rápida nas notícias do dia a dia (desafios políticos, crise climática, incertezas promoção e, mais recentemente, a pandemia da Covid-19) deixa claro porque a sensação de medo está crescendo em nível global ”, destaca o relatório. Além disso, um comportamento em que o ritmo individual determina cria uma desconexão entre as pessoas e determina a identificação do sentimento de dessincronização social. “Em tempos de incerteza, as pessoas anseiam por estabilidade e rotina, embora pareça que o inverso esteja ocorrendo. Os mesmos avanços tecnológicos que garantem à sociedade níveis recorde de informação (entrega de comida 24 horas e de pedidos on-line no mesmo dia) e de produtividade (equipes de trabalho integradas mundialmente e escritórios exíveis) fundamentais criando uma dessincronizada ”, aponta o estudo da WGSN. 

A partir das informações e também das vivências de cada um num mundo acelerado e com um tempo para a reflexão traz um novo sentimento bastante evidente e enfatizado em 2020. A capacidade de pensar positivo e situações de extremo estresse determina o sentimento de resiliência equitativa.  “No clima atual de incerteza e aceleração, não surpreende que a resiliência – a capacidade de resistir, absorver, se recuperar e se adaptar à adversidade ou à mudança – está rapidamente se transformando em uma prioridade emocional. Ela é tão importante que o tema da Organização Mundial da Saúde (OMS) para sua política de 2020 é o ‘fortalecimento da resiliência’ ”, reforça o relatório da WGSN. Diante das incertezas surge o quarto sentimento que vai nortear as decisões de compra: o otimismo radical. “Parece que, em 2020, temos mais motivos para chorar do que para celebrar. O noticiário insiste em trazer histórias desanimadoras. As redes sociais se transformam antissociais. Às vezes, parece que o mundo abandonou a esperança. Mas há mudanças ocorrendo, e em 2022, o otimismo radical deixará a negatividade para trás, trazendo uma sensação imensa de alegria e prazer ”, traduz o relatório. A partir deste mapeamento das principais alternativas aos diferentes tipos de consumidores surge uma previsão dos padrões que trazem mudanças no mercado e desafiar os modelos econômicos.

Perfis do consumidor:

 

Estabilizados –  
Pressionados pelo tempo · Sobrecarregados · Exaustos  
· Promotores de aceitação · Auto-aperfeiçoadores · Em busca de um estado zen · Incertos · Cansados ​​da otimização · Priorizam a estabilidade

Comunitários – Equilibrados · Solidários · Conscientes · Focados na carreira · Abandonaram centros urbanos · Trabalhadores · Interessados ​​na comunidade · Localistas · Ambientalistas

Novos otimistas – 
Multigeracionais · Ativistas · Hiperconectados Aventureiros · Alegres · Confiantes 
· Altamente sociáveis ​​· Práticos · Mentalidade coletiva. 

Os consumidores estabilizados são definidos pelos Millennials e X que priorizam o equilíbrio em todas as esferas da vida. Este mesmo perfil de consumidores essas gerações são os especializados que estão antenados na vida ao redor e no localismo, mas evitando o ritmo frenético de agendas. Os otimistas são definidos por consumidores de vários  grupos etários, da Geração Z aos Baby Boomers, priorizando a felicidade em detrimento de tudo.

Com a assimilação dos sentimentos e perfis de cada público, um WGSN sintetizou os caminhos para conquistar os consumidores e atender as demandas em 2022. Conheça os principais desafios e as oportunidades 


Desafios:

Pressionados pelo tempo e sobrecarregados, os estabilizadores sentem desanimados com a abundância de produtos, tanto nas lojas físicas quanto nas plataformas on-line. 

Os estabilizadores continuam priorizando as experiências zen nas lojas físicas, conforme em produtos que reduzam o estresse e a ansiedade;

Embora as empresas obtenham o foco no comércio unificado, elas também devem garantir essa mesma unificação nas comunicações. Para os estabilizadores, o envio constante de mensagens é cansativo e faz com que diminua o interesse em clicar;

Em vez de priorizar a novidade quando compram roupas, essas pessoas se interessam por lojas e iniciativas com um viés sustentável e sustentável;

Marcas tradicionais, institucionais e varejistas continuarão perdendo mercado para negócios locais e plataformas de compra voltadas à comunidade;

Na era Amazônia, diversos varejistas estão tendo dificuldades para lidar com as questões de logística e abastecimento fora dos centros urbanos tradicionais;

Saturado pela publicidade on-line, esse grupo está disposto a migrar para as transmissões ao vivo atrás de promoções e produtos em edição limitada;

Os novos otimistas encaram como compras em lojas físicas como um martírio, e não querem dedicar o seu valioso tempo nessa atividade;

Pedidos via app ainda não atraem os consumidores desse grupo, que prioridade uma experiência mais prática das plataformas móveis.

Oportunidades:

Crie um ambiente de loja que facilite a experiência de compra e foque em embalagens com etiquetas diretas e concisas. Não os leve em uma jornada. Economize o tempo deles;

A necessidade de um comércio calmo transcende os segmentos de moda e beleza, já que muitos consumidores desejam uma experiência tranquila mesmo em suas compras do dia a dia;

Aposte na anterior psicográfica;

Invista em canais de feedback;

Adote o conceito ‘menos é mais’;

À medida que o comércio P2P (ponto a ponto) continua roubando espaço do setor venda direta ao consumidor (D2C), marcas e varejistas podem se aliar a esse grupo;

Identifique plataformas de comércio social e invista nas parcerias estratégicas que melhor se alinhem aos seus produtos;

Marcas e varejistas grandes precisam investir em micro transportes para atrair os empresários, que preferem apoiar como lojas locais;

Para impulsionar como vendas, os varejistas devem apostar nas compras por livestream, patrocinadas por marcas;

Os recursos de realidade aumentados e possibilitam aos novos otimistas experimentarem produtos de acordo com a sua conveniência;

Simplifique a experiência do usuário nos aplicativos de compra – quanto menos etapas, mais vendas;

Em 2022, os varejistas e as marcas que se alinharem à mentalidade de presentear dos novos otimistas atrairão esse grupo.


Fonte: Relatório Consumidor do Futuro – WGSN

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