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Marketing Digital: 10 dicas de Instagram para Arquitetos

14/06/2019 -

Se você chegou até aqui é porque está preocupado com o seu perfil profissional no Instagram, e você está certíssimo! No mundo da arquitetura é preciso se preocupar com a imagem que o seu escritório transmite ao público e construir sua autoridade para que seus seguidores deixem de apenas curtir seus posts e se tornem seus clientes.


Mesmo estando atrás do Facebook em número de usuários, hoje o Instagram domina o engajamento das redes sociais com um número 11 vezes maior que o do Facebook. Que seu público está na rede social, isso você já deve saber, mas sabe se eles notam sua presença nela? Mais do que um passo a passo ou uma receita de bolo de como fazer sucesso no Instagram, queremos te mostrar ações que trarão mais visibilidade e relevância para a sua página.


1. Tenha personalidade

Antes de postar qualquer conteúdo, saiba com que linguagem você quer abordá-lo. Como você vai conversar com seus seguidores? O Instagram do arquiteto precisa ter o estilo do seu “dono”, mesmo que seja um escritório com diferentes profissionais.


Por mais clichê que pareça, pessoas gostam de falar com pessoas, por isso utilize foto de pessoas no avatar. Ter uma logo é importante para o seu negócio, mas mostrar que por trás dessa marca existem pessoas de verdade é essencial.


Personalidade diferencia e é o que fará as pessoas dizerem: só ele é assim! [no caso, você]


2. Crie sua própria hashtag

Isso também faz parte da personalidade, mas traz um valor diferenciado. Quantas pessoas ou marcas você conhece que utilizam uma hashtag personalizada? Não estamos falando de hashtags que identificam o post, essas também são importantes, mas não são únicas.


Pode ser uma hashtag que identifique certo tipo de conteúdo postado no seu perfil, para projetos especiais, para projetos marcantes, para projetos super incomuns… Una a sua personalidade, seu trabalho e sua criatividade para criá-la. Um bom brainstorming é a melhor maneira para descobri-la.


3. Perfil pessoal ≠ perfil profissional

Usar seu perfil pessoal como perfil profissional pode diminuir sua credibilidade. Não quer dizer que você não pode ser uma pessoa business na vida pessoal, mas separe isso nas suas redes sociais.


Além disso, ao usar a configuração de conta comercial no Instagram você tem mais recursos para promover seus conteúdos e interagir com os seguidores, como: inserir uma loja, botão para ligação, botão para enviar e-mails, visualizar métricas de impressões no seu perfil e publicações.



4. Produza conteúdo de qualidade

Mostre o seu trabalho! No mesmo projeto você pode produzir conteúdo sobre o planejamento, a obra e o resultado. Esse ciclo gera uma expectativa nos seguidores para saber como aquele projeto em 3D ficará na realidade.


Se a sua demanda de trabalho ainda não for o suficiente para manter uma boa frequência de conteúdo no Instagram, use inspirações de terceiros. Mas lembre-se: não esqueça de creditar os autores e fotógrafos responsáveis.


Para manter um feed bem organizado você pode planejá-lo harmonizando cores e conteúdos. Existem aplicativos para smartphone onde você pode logar com a sua conta do Instagram e inserir a prévia de publicação de novas fotos para visualizar como ficarão no seu feed (Ex: Unum).


5. Publique fotos de alta qualidade

O Instagram é como a vitrine do seu negócio e as fotos influenciam diretamente nisso. Fotos mal produzidas podem transmitir uma impressão de trabalho mal feito, e você não quer isso.


Dicas práticas para uma boa foto:

  • Mantenha o horizonte alinhado;

  • Fotografe em ambientes bem iluminados;

  • Deixe os elementos nítidos e visíveis;

  • Faça ajustes de cor, brilho, contraste e cortes quando necessário.


Para os ajustes você pode usar aplicativos gratuitos para o seu smartphone, como o Lightroom e Photoshop Express, que possuem recursos satisfatórios de edição.


6. Use a legenda a seu favor

A legenda é um espaço que precisa ser usado! Evite colocar apenas frases inspiradores ou desconexas com o conteúdo. Fale sobre aquilo que você está postando! Se for a foto de um projeto em 3D, fale sobre o que foi levado em consideração no projeto, os gostos do cliente e em quanto tempo ficará pronto.


Evite usar muitas hashtags. Selecione de 3 a 5 hashtags que possam atrair o público certo para o seu perfil. Hashtags demais podem poluir sua publicação e deixá-la menos atrativa.


7. Use os stories!

Além das publicações no feed, não se esqueça de usar os stories! Essa é a ferramenta ideal para mostrar conteúdo de rotina, novidades, postar um conteúdo de suspense…


Use as enquetes, caixa de perguntas e quiz para que seus seguidores interajam com o perfil! Você pode explorar diversos temas com essas ferramentas.


8. Interaja com os seguidores

Procure responder todas as mensagens que receber via direct message. Ninguém gosta de ficar esperando muito tempo para ser respondido, por isso fique atento e estabeleça uma rotina para checar a caixa de entrada.


Responder comentários é uma ótima maneira de mostrar que você está presente para sanar as dúvidas dos seus seguidores e mostrar que você se importa com eles. Além disso, aumenta a prova social da sua publicação, ou seja, o número de comentários feitos nela.


9. Monitore seu perfil e publicações

Não quer dizer que você precisa conferir os likes e comentários das suas postagens todos os dias. A cada 1 ou 2 meses confira os resultados que você obteve postando os conteúdos. Dessa forma você pode corrigir o que deu errado, traçar novas metas, planejar testes, medir o ROI e otimizar aquilo que mais deu resultado!


O que você pode listar em um breve relatório:

  • Crescimento do número de seguidores;

  • Engajamento do público com suas postagens;

  • Melhor horário para publicar;

  • Formatos de postagem com mais engajamento (foto ou vídeo);

  • Quantos atuais clientes conheceram seu trabalho pelo Instagram.


10. Ferramentas úteis

Manter seu Instagram atualizado e bem cuidado é um trabalho a mais, mas algumas ferramentas podem te ajudar nesse trajeto. Como o Instagram não permite agendamento de postagens direto da plataforma, listamos algumas terceiras que podem te ajudar com isso:

  • mLabs: agendamento de posts, gerenciamento de direct messages, acompanhamento de métricas e relatórios (pago);

  • Later: agendamento de posts (gratuito até 30 posts no mês);

  • Postgrain: agendamento de posts, gerenciamento de direct messages e relatórios (pago).

  • VSCO: edição de fotos através de filtros (gratuito);

  • Unfold: montagem de stories (gratuito);

  • Canva: ferramentas rápidas de design em diversos formatos (gratuito);

  • Afterlight: edição de imagem (pago);

  • Photoshop Express: edição de imagem (gratuito);

  • Unum: planejamento de feed (gratuito).


Bônus

Continue aprendendo! Mapas antigos não levam a caminhos novos. Aprenda mais sobre como usar o marketing digital a favor do seu escritório no nosso eBook gratuito!


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