A multinacional espanhola Cosentino, líder global na produção de superfícies ultracompactas para arquitetura e design, marca presença na DW! – Design Week de São Paulo com uma instalação inovadora que redefine os limites entre arte, design e funcionalidade: UNTOLD.
Neste ano, a Cosentino convida o público a vivenciar uma experiência sensorial e visual, onde suas superfícies Dekton® e Silestone® ganham novas formas por meio da criatividade e da experimentação.
O encontro entre arquitetura e design se materializa na instalação UNTOLD.
O arquiteto e artista visual José Ricardo Basiches e o designer industrial, carioca, Brunno Jahara, do Jahara Studio exploram as pedras ultracompactadas de Cosentino como nunca antes, transformando Silestone® e Dekton® em formas inesperadas. A expografia, criada por ambos, revela como dois olhares distintos ressignificam materiais semelhantes, provando que inovação, forma e função são inseparáveis.
Eternas como Diamantes
Brunno escolheu Dekton® como matéria prima para UNTOLD e ressignificou o luxo, escolhendo dentre todas as opções de nossas pedras ultracompacta neutras em carbono, os retalhos para esta criação. A forma escolhida é quase uma provocação. Jahara trouxe o ícone máximo do luxo — uma pedra preciosa lapidada — para o centro de sua inspiração.
De acordo com Brunno, “o resultado são três mesas laterais versáteis, que podem ser usadas juntas, separadas, empilhadas ou da forma que a imaginação permitir. E uma coisa é certa: elas atravessarão gerações”.



Paixão à Segunda Vista
Basiches foi movido pela nostalgia. Revisitou seus desenhos da faculdade para trazer a 2025 uma antiga paixão: uma peça versátil, que pode ser cadeira ou mesa, ao gosto do cliente. Feita em Silestone® — nossa superfície mineral com baixo teor de sílica — na cor Arcilla Red (um tom rosado que causou fascínio no criador), a peça é meticulosamente filetada 16 vezes e montada lado a lado. “A grande surpresa está no ângulo. Basta mudar de posição ou tapar um olho para ver algo completamente diferente a cada novo olhar. É como se apaixonar à segunda, terceira, infinita vista”, afirma Basiches.
A exposição apresenta a arte através do olhar de dois artistas que são apaixonados pelo desenho, pela forma, função, pela marca e pelos materiais produzidos pela Cosentino.
“O nome UNTOLD é uma alusão àquilo que nunca foi dito. Um convite para explorar o invisível, dar voz ao que ainda não foi expresso e revelar narrativas que não foram exploradas. Convidamos Brunno e Basiches a desafiarem padrões colocando os materiais de Cosentino para além de bancadas. Eles ganham novas formas e significados aqui”, destaca Andreia Mariotto, gerente de marketing da marca.




A instalação estará aberta ao público a partir de 10 de março no Cosentino City São Paulo, localizado na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 596.