Todas as ações do NCD visam qualificar a cadeia de arquitetura e decoração de Santa Catarina. As experiências têm como objetivo inspirar, trazer conhecimento e marcar a vida de todos os que estão presentes, e através do conteúdo que é divulgado em nossas redes sociais, contribuir também com aqueles que não puderam participar.

A forma de selecionar os profissionais convidados é feita através de uma pesquisa qualitativa com todas as 160 lojas associadas do núcleo. A pesquisa leva em consideração a participação do profissional nas ações do NCD, participação em mostras de decoração, qualidade de projetos, retrabalho, satisfação final dos clientes, entre outros.

São convidados 30 profissionais no estado por experiência, sendo que o número de vagas por regional é definido de acordo com o número de lojas e representatividade de cada regional em relação ao NCD como um todo.

Os convites são individuais, sendo um por escritório/profissionais, portanto pessoais e intransferíveis, só podendo usufruir da experiência os profissionais de arquitetura, design e decoração atuantes no mercado, cadastrados junto ao NCD e, no caso dos escritórios, apenas seus sócios, que estejam igualmente cadastrados.

A viagem é de caráter profissional, portanto, não será permitido acompanhante, exceto aqueles que sejam sócios do escritório convidado, o qual, neste caso deverá arcar com os custos da viagem.

Caso não haja manifestação positiva do escritório/profissional no prazo de 10 dias, considerar-se-á que não houve interesse na participação, caracterizando assim sua expressa desistência, sem direito a qualquer indenização ou ressarcimento, e neste caso, o NCD poderá realizar convite a outro escritório/profissional.

O NCD possui um conselho deliberativo que tem poder de decisão sobre qualquer caso omisso.